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5 dicas para fidelizar os novos clientes

Fazer clientes pode ser fácil para muitas pessoas; é mantê-los que muitas vezes pode ser difícil. 

Na verdade, manter qualquer tipo de relacionamento exige trabalho.

Portanto, não é de surpreender que você tenha que criar maneiras criativas de fazer com que seus clientes novos retornem ao seu salão regularmente. 

A retenção de clientes está na mente de todos os proprietários e gerentes de salões de beleza. 

Com o aumento do custo de aquisição de clientes, as empresas devem ser inovadoras e proativas, adotando táticas efetivas para manter aquele cliente que entrou no estabelecimento a primeira vez ou por poucas vezes.

Geralmente o processo de aquisição de um novo cliente pode custar de cinco a sete vezes mais do que apenas reter os clientes atuais. 

Esse número deve comunicar diretamente com a importância da nova retenção para você.

Quanto mais tempo você mantiver um cliente, mais rentável ele se tornará para o seu negócio ao longo do tempo. 

Clientes fiéis certamente tendem a gastar mais dinheiro.

Se você acabou de chegar a um novo cliente, não deixe que ele simplesmente saia do seu negócio.

Fique atento, pois:

  • Aproximadamente 9% decidem usar um concorrente (várias razões específicas).
  • Aproximadamente 14% podem estar insatisfeitos com o produto ou serviço.
  • Aproximadamente 68% estão simplesmente descontentes com o serviço que recebem.

Essas informações genuínas devem fornecer informações e a vontade de prosseguir e melhorar imediatamente a taxa de retenção de clientes. 

Então, como o seu salão de beleza pode lidar com o processo de preservação do cliente? 

Vamos ver 5 dicas que vão te ajudar nesse quesito:

1)Tenha um programa fidelidade

Como você garante que seus clientes sejam leais a você? 

Iniciando e mantendo um programa de fidelidade ou recompensas.

O que é ótimo em programas de fidelidade é que os clientes são recompensados ​​por seus agendamentos contínuos.

Seja um simples cartão personalizado – em que os clientes recebem seu 10º serviço gratuitamente – ou um sistema de pontos mais complexo, os programas fidelidade valem a pena.

E o melhor é que você pode automatizar isso utilizando um programa para salão de beleza.

 

2)Crie uma atmosfera convidativa no seu salão de beleza 

Seja oferecendo aos seus clientes e seus convidados uma xícara de café ou uma garrafa de água, ou colocando alguns lanches e outras guloseimas, oferecendo esses mimos extras realmente faz maravilhas. 

Tocar boa música e oferecer aos clientes o wi-fi enquanto estão na cadeira de espera também são ótimas ideias.

Criar uma atmosfera confortável e convidativa mostra-lhe a preocupação de tornar agradável a experiência dos seus clientes.

Ofereça o melhor e o mais recente.

Você quer se destacar da multidão, certo? 

A verdade é que há muita concorrência na área da beleza.

 Portanto, certifique-se de que você e sua equipe estejam preparados com as últimas dicas e tendências, e garanta que você armazene produtos de qualidade com alta demanda. 

 

3)Dê uma atenção especial 

Mostre aos seus clientes que você se importa com as necessidades deles – e o que eles têm a dizer. 

Muitas mulheres estão ansiosas para fazer o cabelo não só pelo cabelo, mas também por desabafar com o cabelereiro. 

É quase como uma sessão de terapia onde se pode apenas relaxar e conversar.

 Conheça seus clientes e mostre que você está ouvindo o que eles têm a dizer. 

 

4)Alicie os novos clientes 

Que melhor maneira de garantir que um cliente de primeira viagem retorne para outro serviço do que oferecer um acordo que ele ou ela não possa recusar? 

Ofereça aos novos clientes um serviço complementar junto com a próxima visita. 

Que tal um corte de cabelo gratuito com a próxima de coloração de cabelo?

Tente ser maleável com os agendamentos sempre que possível, pois algumas vezes seus clientes têm uma emergência de última hora, ou talvez eles tenham um evento para o qual foram convidados e queiram que seu cabelo pareça ótimo.

Embora você não possa garantir que pode reservar tempo para todas as solicitações de última hora, tente ser o mais flexível possível. 

Seus clientes não vão esquecer como você fez um grande esforço por eles, apesar de sua agenda ocupada.

 

5)Criar alguns eventos

Ir ao salão pode ser uma experiência social; os clientes têm a chance de conversar com seu cabelereiro, manicure, etc.

Torne a experiência ainda mais social realizando eventos divertidos a cada poucos meses, onde os clientes podem experimentar novos produtos, fazer reformas e participar de sorteios e brindes.

A retenção de clientes pode literalmente fazer ou quebrar seu negócio. 

Pode determinar se você tem sucesso ou falha completamente.

 Com 68% dos clientes deixando o seu negócio porque eles podem não gostar do seu produto ou serviço, você deve fazer um trabalho melhor de refinar o que você oferece.

Custa muito dinheiro e energia encontrar novos clientes, por isso, você deve tomar as medidas necessárias para manter o máximo possível.

Com algumas medidas você pode criar pontos de referência que permitam aos clientes que confiam em você indicar outros clientes. 

Mude suas prioridades para remarcação, construindo relacionamentos e sendo o especialista em bom atendimento, qualidade e funcionalidade. 

Defina as expectativas corretas do cliente enquanto você desenvolve uma abordagem sólida para o seu atendimento. 

Um cliente feliz levará a uma melhor taxa de retenção de clientes e mais sucesso para você.

 

Como você pôde ver, a maioria das dicas que demos é bastante simples, enquanto outras levarão um pouco mais de tempo e criatividade. 

Implemente todas as opções ou apenas as que funcionam melhor para você e seu salão. 

De qualquer maneira, você pode esperar ver novos clientes se transformando em regulares em pouco tempo.

E aí, gostou das nossas dicas?

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