5 maneiras de causar uma primeira impressão fantástica no seu salão

Como diz o ditado, você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão. Se você não fizer uma primeira impressão fantástica e positiva em um novo cliente, é provável que você não o veja novamente e a primeira impressão deles talvez seja a última. E com certeza não é isso que você quer, não é mesmo?

Aqui estão nossas 5 principais sugestões sobre como garantir que a primeira impressão seja a primeira de muitas:

Ofereça uma recepção calorosa

Não é preciso dizer que todos os clientes devem ser recebidos com um “olá” caloroso e amigável, acompanhado por um sorriso. Além disso, é importante que você diga o nome do seu clientes sempre que possível, assim ele se sentirá especial.

Se você estiver atrasado com algum serviço, reconheça isso para o cliente – de preferência pessoalmente e busque gerenciar suas expectativas – se você demorar mais 15 minutos, informe-os e ofereça-lhes uma bebida enquanto esperam. Se você não puder fazer isso, a sugestão é de faça contato visual e sorria com um olhar de desculpas! Este é um gesto simples que garante que você sabe que eles estão esperando. Melhor ainda, se puder, envie uma mensagem de texto antes que eles cheguem ao salão.

Aliás, você sabia que é possível automatizar esse processo? Alguns sistemas de gestão específicos para salões e negócios na área da beleza – como o da Belasis – oferecem um módulo de marketing que faz isso automaticamente. Acredite, o cliente pode ficar frustrado caso precise esperar 15 ou 20 minutos para um serviço que ele agendou com antecedência..

recurso de agendamento online

Ofereça-lhes uma bebida. 

Não apenas um ‘chá’ ou ‘café’, mas ofereça algo que realmente chame a atenção do seu cliente! Olhe para o tempo lá fora, por exemplo. Está quente? Ofereça água com infusão ou suco de frutas frescas. Se estiver frio, ofereça-lhes um chocolate quente. Além disso, procure saber do que eles gostam, e anote essas observações no cadastro que você mantém deles (o sistema da Belasis, que falamos lá em cima também tem essa função 😉 ) para que você esteja pronto na próxima visita.

Interaja com eles durante o serviço

Pergunte a eles sobre suas experiências anteriores, quais foram as melhores e as piores. Peça ainda algumas fotos do que eles consideram o “estilo ideal”, caso ele tenha algum,  e pergunte se há algum famoso ou artista que ele considere estiloso e goste do corte de cabelo, por exemplo (e quais ele não faria de jeito nenhum).

Dedique atenção exclusivamente a ele durante o serviço

Durante o procedimento, se possível, mantenha contato visual regular com o cliente. O espelho está lá para o cliente, então procure não se olhar muito. Esse é o momento dele, por isso, seu foco também deve ser. Além do que, não prestar atenção no que ele está falando pode dar a impressão de que ele não é tão importante assim para seu salão. 

Preste bastante atenção para saber se ele está se sentindo mal-humorado ou não. Afinal, o fato de você estar saindo de férias e animado com isso, por exemplo, não quer dizer que eles querem ouvir isso. Fique atento aos sinais, respostas curtas e falta de contato visual, isso diz tudo o que você precisa saber!

Peça feedbacks sinceros

No final do atendimento, pergunte como foi e se é isso que eles esperavam. Além disso, pergunte se há têm algum comentário ou dúvida. É possível ainda encaminhar avaliações para eles depois do procedimento para saber o nível de satisfação com o atendimento que eles receberam através de SMS ou WhatsApp.

Se um cliente estiver insatisfeito, é provável que você não o veja novamente, então é melhor pedir um feedback antecipadamente e corrigir qualquer coisa no momento. Os clientes mais fiéis vêm de situações de recuperação de serviço, portanto, fique confortável para que o cliente possa compartilhar qualquer preocupação com você – isso inclui depois que eles saem!

Lembre-se de ser cordial e avise o seu cliente de que se ele tiver alguma dúvida ou ficar insatisfeito com o resultado do seu serviço, que retorno ao seu salão para analisar uma forma de ajustar esses desagrados. Algo como: “se você acha que deseja tirar mais alguns centímetros, apenas me avise e você poderá voltar”.

DICA EXTRA

Utilize a tecnologia a seu favor

Já falamos no decorrer desse artigo sobre algumas ferramentas que podem ajudar você causar uma ótima primeira impressão. Mas muito além do que enviar lembretes de SMS ou mensagens solicitando avaliação, ter um sistema para gerir o seu negócio vai fazer com que tudo fique em ordem, e você tenha mais tempo para atender seus clientes. E como consequência causar uma boa primeira impressão.

Com o Sistema da Belasis, por exemplo, você tem controle totalmente online da sua agenda, seu estoque, seu financeiro (com um painel completo), além de conseguir emitir relatórios e notas fiscais de tudo isso e muito mais!

Depois de seguir estas 5 etapas simples com o seu cliente, lembre-se de perguntar se ele gostaria de marcar seu próximo agendamento. Informe-o antecipadamente sobre os períodos de maior movimento para que eles possam contorna-lo.

As pessoas estão operando no piloto automático e ao ouvirem que você terá o espaço disponível, vão agradecer por lembrá-lo.Geralmente venham uma vez a cada 6 semanas, daqui a 6 semanas você estará de férias (lembre-se, você estava desesperado para falar mais cedo ?!), então peça para que eles marquem a próxima visita para 5 ou 7 semanas, por exemplo.

Portanto, como você pode ver, essas cinco etapas fáceis podem garantir que suas primeiras impressões sejam memoráveis ​​e diferenciá-lo. 

Se por acaso você tem ótimas ideias ou viu algo que transformou uma experiência em algo incrível, compartilhe conosco nos comentários. Nós adoraríamos ouvir!

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