Quando você decide que precisa de um sistema de agendamento no seu salão de beleza, é muito provável que já tenha uma ideia do que você quer para se adequar ao seu negócio. No entanto, você sabe tudo o que o sistema do seu salão de beleza precisa ter para satisfazer todas as necessidades de negócio? 

Então, aqui eu vou falar sobre as coisas que você precisa para o seu sistema de agendamento, e algumas outras coisas que seria bem interessante também ter. 

O sistema de agendamento do seu salão de beleza deve ter:

1. Calendário

Você não pode ter um sistema de agendamento sem um cronograma. Se for assim, ele simplesmente não funciona. É necessário um calendário onde você possa verificar tudo que acontece no seu negócio, e alterar de acordo com que sua empresa precisa. No entanto, você também precisa de um cronograma que possa mostrar para seus clientes, assim eles conseguem ver quando você ou seus profissionais estão disponíveis para o serviço que deseja realizar. Se você trabalha sozinho, só precisa de um calendário. No entanto, se você gerencia uma equipe de prestadores de serviços, cada profissional precisa de um calendário separado para agendar seus serviços.

 2. Em tempo real

Se um cliente deseja agendar um serviço online, é porque eles querem naquele momento. Já foram os dias em que os agendamentos precisam ser marcados através de ligações telefônicas ou mensagens de texto. Agora, os clientes querem saber que quando marcar um agendamento às 11 horas, eles não têm de esperar por alguém para confirmá-la.  

3. Envie notificações automáticas com um sistema no seu salão de beleza

Na sequência do agendamento em tempo real, seus clientes também querem a confirmação de seus compromissos, certo? Quantos horários você já perdeu pelo simples fato de o cliente esquecer que havia agendado um compromisso com você? Pois é …

Quando você tem um sistema no seu salão de beleza que encaminha mensagens automatizadas para o cliente, você economiza tempo e se mostra realmente preocupado com o cliente.

Automatizar lembretes para lembrá-los sobre seus horários é fundamental. Aliás, é uma coisa a menos que você tem de se preocupar em seu dia. Para uma salão de beleza que tem um dia corrido, automatizar mensagens é muito mais uma necessidade do que um luxo.

 4. Gestão omnicanal

Omnicanal é o termo do momento. As pessoas encontram o seu negócio através de muitos canais diferentes, e você precisa ter certeza de que todos eles direcionam para o mesmo lugar. Caso contrário, você vai acabar com reservas duplas e com um cliente com uma experiência não muito agradável. E você não quer isso, certo?

Se seus clientes agendarem um horário via Facebook (que é possível com o sistema certo no seu salão de beleza), você não vai querer que ele se atrapalhe e agende novamente no seu site. E se eles encontrá-lo através de seu site, você gostaria de incorporar a ele a opção de reservar na sua página web. Da mesma forma, se os usuários encontrá-lo através do Google, você quer dar a opção de reservar lá.

Ou seja, cada canal tem de direcionar para o mesmo sistema de agendamento para garantir que cada compromisso seja marcado no mesmo calendário.

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5. Multi-dispositivo

Ter um aplicativo é ótimo se você só quiser acessar o sistema do seu salão de beleza através de seu smartphone ou tablet (seja Android ou IOS), mas contar apenas com isso pode não ser muito conveniente caso queira ver essas informações do computador. Da mesma forma, se o sistema estiver alocado apenas no computador acaba não se tornando muito portátil para verificar as coisas na corrida, por exemplo.

Você quer um sistema de software que possa ser executado em todos os seus dispositivos, dependendo de suas necessidades imediatas, certo? E ter um sistema online como o da Belasis, por exemplo, pode contribuir para que essa experiência seja positiva. Afinal, com seus dados atrelados na nuvem é possível acessá-los de qualquer lugar que tenha uma rede de internet funcionando.

 Além disso, os agendamentos feitos pelos profissionais em sua agenda individual também estão atrelados a sua agenda de controle. Assim fica muito mais fácil ter um panorama geral de todos os agendamentos realizados, independentemente de quem tenha feito.

6. Imagens

Você precisa de fotos. Qualquer que seja o serviço que você está oferecendo, as pessoas querem saber o que eles estão recebendo. Se você fornece tratamentos de beleza, tais como tratamentos faciais, modelagem de sobrancelha ou cera, uma aparência impecável, apresentar imagens destes serviços é fundamental e um ótimo recurso de marketing para seu salão. Faça fotos irresistíveis para publicar na galeria do seu site e até mesmo nas suas páginas das redes sociais. Você precisa mostrar o que fornece.

7. Tenha um sistema no seu salão de beleza que ofereça opções de relatório

É sempre importante lembrar que você está gerenciando uma empresa e você precisa saber como ela está todos os dias. Por isso, relatórios são essenciais para você manter o controle de seu negócio. Você precisa entender quais serviços está realizando mais, quantos clientes você tem, quando são os seus momentos de menor movimento e a lista continua. Além é claro, de informações financeiras como valores de entradas e saídas.

8. Flexibilidade

É muito improvável que as necessidades do seu salão de beleza sejam as mesmas do seu concorrente. Então, você precisa de um sistema para seu salão de beleza que seja flexível o suficiente para se adaptar às suas necessidades de negócios, que refletem a essência da sua empresa e olhar profissional. 

É uma decisão difícil, mas é a flexibilidade que vai manter o mesmo sistema de agendamento, mesmo quando você passe por períodos de ajuste, expansão ou mesmo uma mudança de direção. Se você quiser remover qualquer marca de terceiros e têm apenas a sua marca visível, você pode gostar de um sistema que tem uma opção como essa.

Dicas bônus

Crescimento

Se você quiser crescer o seu negócio, com franquias ou redes de salões de beleza, você precisa de um sistema de agendamento que cresça com o seu salão de beleza. Se você quer expandir para novas áreas e ramos, a capacidade de acessar todos as informações a partir de um único painel é uma ferramenta útil.

Defina vários níveis de acesso com um sistema no seu salão de beleza

Se você tem um negócio com muitos profissionais, com diferentes níveis ou áreas de especialização ou mesmo diferentes níveis de autoridade, você quer dar o acesso adequado ao sistema. Sim, você quer que eles tenham acesso aos seus calendários e clientes. Mas talvez você não quer que eles tenham acessos a outras informações sobre sua empresa. A capacidade de definir quais profissionais têm acesso a informações específicas e/ou complexas é uma das configurações possíveis em alguns sistemas, como o da Belasis.

Funções de Marketing

Ter a possibilidade de criar campanhas de SMS ou até mesmo um site que seja integrado ao seu sistema também são pontos importantes  para o seu salão de beleza. Opte por um software que permita essas funções e que, preferencialmente, ofereça outros recursos para divulgar seu salão.

Site Lançamento

Muitos empresários começar usando uma plataforma de mídia social, para ter visibilidade online. E se você pudesse ter um sistema de agendamento online que também funciona como seu site de negócios?

Descontos e pacotes 

Se você gosta da ideia de oferecer descontos nos seus serviços ou não, em algum ponto, isso acontece. Pode ser um desconto para um cliente fiel ou ainda um programa de recompensa para novas indicações. No entanto, a capacidade oferecer desconto diretamente no sistema ou ofertar um pacote de serviços é uma ferramenta útil para ter.

Tenha uma recepcionista virtual com sistema para seu salão de beleza

Se o agendamento online não é suficiente para você, você pode querer adicionar telefone e messenger texto bots de conversação. Um sistema que pode oferecer tanto, e efetivamente agir como sua recepcionista virtual seria incrível, assim, sua recepcionista real tem mais tempo para atender os clientes que já estão na recepção do seu salão de beleza.

Se você sabe o que você precisa do seu sistema de agendamento, talvez você precise de alguns extras para realmente fazer seu negócio crescer. Olhar para um sistema completo como o Belasis com mais atenção, e avaliar todas as ferramentas que ele oferece é uma ótima opção tanto para seus agendamentos, quanto para a gestão do seu salão de beleza.

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