A melhor maneira de gerenciar a equipe do seu salão de beleza de forma eficiente

O trabalho de um dono de salão não é nada fácil. Além de ser responsável por proteger o crescimento e o desenvolvimento de seus negócios, também é necessário prestar atenção aos seus clientes e funcionários. A maneira como você gerencia a equipe do seu salão de beleza fala muito sobre seus negócios.

Você pode ter as melhores instalações de ambiente e o melhor salão de beleza da cidade, mas qual é o objetivo disso tudo se estiver enfrentando dificuldades para gerenciar sua equipe? O sucesso do seu salão depende quase inteiramente da firmeza da sua equipe. Portanto, como proprietário de um salão, você deve dedicar um tempo para nutrir seus objetivos pessoais e, ao mesmo tempo, gerenciá-los de maneira eficaz. O uso de um sistema para salão de beleza é o primeiro passo para um gerenciamento eficaz e eficiente da equipe.

Quando se trata de gerenciamento de equipe, os proprietários de salões e spas destacaram os seguintes pontos negativos:

  • Ensinar aos funcionários do salão beleza a arte de vender mais
  • Mantê-los felizes e motivados
  • Garantir alta qualidade e trabalho consistente
  • Lidar com o absenteísmo

Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis para gerenciar a equipe do seu salão:

O poder da educação

Se seus profissionais não são treinados adequadamente, torna-se muito difícil para eles atender às suas expectativas. Todo salão tem seus próprios objetivos. Assim, ao contratar um novo funcionário, você precisa garantir que seus objetivos estejam alinhados aos seus. Isso só é possível investindo na educação correta. Portanto, eduque sua equipe o mais rápido possível. 

Ensine a eles o básico do profissionalismo e diga a eles por que o comportamento deles é importante para o crescimento do seu negócio. Só então eles provavelmente terão um desempenho mais alto e darão os resultados que você está procurando. Ensine-os a proteger a imagem do seu salão e atender às suas expectativas. Você também pode obter profissionais experientes para treiná-los em aspectos importantes, vendas por exemplo.

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Formação de equipes

Como dizem por aí ‘unidos vencemos e divididos, caímos’. Isso também se aplica ao seu salão. Para que seu salão atinja o teto e supere a si próprio, é extremamente importante que sua equipe trabalhe em conjunto. O proprietário de um salão deve dedicar tempo à construção da equipe. Ele ou ela deve realizar atividades de construção de equipe todos os meses. 

Durante essas reuniões, os valores e objetivos do salão devem ser comunicados à equipe de maneira eficaz. É muito importante que todos os funcionários estejam na mesma sintonia. A formação de equipes nem sempre é sobre a realização de atividades e envolve apenas os membros da equipe. 

Envolva-os em reuniões, planejamento a longo prazo e peça sugestões para promoções e eventos. Aliás, quando eles se sentem desejados e envolvidos, isso também reflete automaticamente no desempenho deles. Durante as reuniões da equipe, você também pode apresentar os relatórios do sistema do seu salão de beleza para avaliar o desempenho passado e definir metas para os próximos meses.

Recompensar a equipe

É muito mais provável que os profissionais do seu salão se esforcem para atender às suas expectativas quando souberem que serão incentivados por isso. É uma ótima maneira de aumentar o moral e levá-los a trabalhar mais. Há momentos em que determinados membros da sua equipe vão além para atender às necessidades de um cliente

Quem se destaca com uma incrível dedicação deve ser recompensado. As recompensas nem sempre precisam ser monetárias. Também pode assumir a forma de apreciação verbal. Apenas dizer a um profissional que ele fez um ótimo trabalho no corte ou na cor do cabelo do cliente pode fazê-lo se sentir bem consigo mesmo, por exemplo. Isso pode ajudar bastante a reforçar positivamente o valor deles nos seus negócios. 

Caso você incorpore um modelo de comissão ao seu negócio, você pode atribuir e criar perfis de comissão no sistema do seu salão de beleza. Nos perfis dos seus profissionais dentro do sistema, você pode estabelecer uma porcentagem de comissão por atingerem uma meta pré-estabelecida. Fazer isso pode definitivamente motivá-los a se esforçarem mais.

Revisões mensais de desempenho

As revisões da equipe são importantes para o seu negócio e devem ser realizadas regularmente. O dono ou gerente do salão de beleza deve conversar com cada um de seus profissionais e revisar seu desempenho. Os pontos fortes, bem como os pontos fracos devem ser apontados para eles. Aqui, as avaliações dos clientes desempenham um papel fundamental. Um bom sistema para seu salão de beleza pode fornecer uma visão geral detalhada do que seus clientes estão dizendo sobre sua equipe. Contudo, se mais de um cliente tiver um problema com um profissional específico, comunique o mesmo a eles e diga onde eles podem melhorar.

Política de porta aberta 

Mantenha sempre todas as linhas de comunicação abertas. Um membro de sua equipe nunca deve ficar hesitante ou desconfortável em pedir ajuda a você. Como proprietário ou gerente de um salão, você deve saber que deverá estar sempre disponível para eles, caso precisem de ajuda. Ao conversar com sua equipe sobre disputas, é sempre melhor ser neutro e positivo em sua abordagem. Nunca tome partido. Se as linhas de comunicação estiverem abertas, será mais fácil para os profissionais desde o primeiro dia.

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Padrões escritos

Além de comunicar verbalmente sua visão e objetivos aos membros da equipe, coloque suas expectativas por escrito à equipe do salão. Este é um excelente reforço de sua cultura geral. Decida sobre um conjunto específico de padrões e principalmente: cumpra-os. Depois de definir seus padrões por escrito, peça a todos os profissionais que leiam, concordem e assinem. Ter padrões claros e transparentes eliminará qualquer tipo de percalços e mal-entendidos. Também o ajudará a administrar seu salão sem nenhum problema.

Uma cópia dos padrões também pode ser arquivada no sistema utilizado pelo salão, para que, no caso de um novo funcionário, eles possam examiná-lo e executar o melhor possível.

Como proprietário de um salão, se você estiver enfrentando algum tipo de desafio no gerenciamento, as dicas acima ajudarão a superá-los. Lembre-se de que todos os profissionais desempenham um papel crucial para impactar os resultados gerais do seu negócio. O gerenciamento e a motivação da equipe do salão acabarão aumentando a satisfação e a retenção do cliente, o que pode moldar ainda mais o crescimento e a sobrevivência geral da sua empresa.

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