Acompanhe dados relevantes do seu salão de beleza

O gerenciamento de um salão de beleza era difícil, mesmo antes do COVID-19, muitos gerentes de salões de beleza, barbearias e clínicas que  se destacam em criatividade são menos propensos a lidar com tarefas que envolvem números e métricas. Isso pode dificultar o monitoramento dos principais dados que contribuem para o progresso do seu salão, barbearia ou clínica.

Acompanhar o desempenho da sua equipe pode parecer assustador e demorado, mas avaliar as estatísticas dos seus clientes e profissionais é vital para definir e atingir metas alcançáveis. Basear as metas do seu salão em dados indicadores de crescimento, em vez de números de receita, garante que você estruture seu negócio adequadamente para obter sucesso a longo prazo.

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Gerenciando um negócio de beleza com base em indicadores-chave de crescimento

Novos clientes por mês

A informação de quantos novos clientes você conquistou em um determinado período de tempo, ajudará você a determinar quais esforços de marketing e publicidade são os mais lucrativos. Mensagens de SMS ou WhatsApp e mídias sociais podem ofuscar os anúncios de jornais e páginas amarelas, por exemplo. Invista nos meios mais eficazes estrategicamente para atrair e reter clientes em potencial.

Retenção de novos clientes

Embora a média de retenção de um novo cliente na área da beleza seja de 35%, procure uma taxa de retenção de 50% ou mais. Quando eles entram no seu salão, barbearia ou clínica pela primeira vez, ofereça experiências incríveis! Você vai ver que monitorando os dados de retorno dos clientes no seu salão, barbearia ou clínica, é possível saber quantos voltaram para fazer outros serviços, tornando-se clientes recorrentes. Para aumentar ainda mais a taxa de retenção, uma dica é oferecer promoções de boas-vindas para seus próximos agendamentos. Isso ajudará a converter os clientes iniciantes em convidados que retornam.

Aumento de clientes fiéis

A média de clientes fiéis ao seu negócio é de aproximadamente 75%. Supervisione os dados e relatórios para descobrir quais profissionais estão mantendo o cliente e quais estão perdendo eles. Verifique as estatísticas de todos os profissionais rotineiramente. Investigue quaisquer variações dentro de sua equipe. Como o custo de conseguir um novo cliente é cinco vezes maior do que ficar com o atual, é fundamental recompensar seus clientes regulares. A Belasis tornará seu programa de fidelidade muito mais prático, para que seus clientes fiéis possam receber serviços e produtos gratuitos e com desconto como recompensa. Os esforços bem-sucedidos de retenção aumentarão potencialmente seu crescimento e lucro.

Frequência de visita

Essa métrica representa a frequência com que cada cliente realiza serviços no seu salão, barbearia ou clínica. Acompanhe quais serviços recebem mais agendamentos, pois os clientes podem retornar com mais frequência para manicures do que para massagens. Os serviços agendados com a agenda online da Belasis simplificam o processo de agendamento para clientes ocupados. Esse recurso fácil permite que os clientes reservem horários disponíveis abertas em seu site ou redes sociais, conforme sua conveniência, independentemente da hora do dia.

Serviços mais realizados

Os dados das compras de serviços vão além da observação de quais profissionais vendem mais itens para os clientes, revelando outras informações valiosas. Alguns dos seus profissionais têm vendas muito mais altas para um serviço específico? Embora lucrativo, esse padrão pode mascarar um problema. O pessoal adotou rotinas obsoletas de uso e recomendação repetida dos serviços ou produtos que você oferece no seu espaço? Suas escolhas limitadas serão adequadas a todos os clientes? Os profissionais não se sentem à vontade para usar outras opções? As respostas a essas perguntas ajudarão você a decidir quem precisa de treinamento em quais áreas específicas.

Ticket médio

Para aumentar o valor médio que cada cliente gasta por visita, maximize as situações de venda mais alta, itens que possibilitem venda cruzada, serviços  adicionais e vendas de produtos de varejo, por exemplo, podem aumentar o ticket médio de venda.

Produtividade

Qual dos seus profissionais têm mais clientes clientes agendados e contribui para sua receita? Quão difícil é garantir horários abertos para clientes? Idealmente, sua produtividade deve ser de 75 a 80% para deixar espaço para compromissos de última hora. No painel da plataforma Belasis você consegue acompanhar diariamente qual deles tem a agenda mais cheia e a partir disso, buscar entender porque isso acontece.

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Tenha relatórios poderosos 

A Belasis  agiliza o processo de gestão do seu negócio, medindo seu o progresso. Ele mostra os serviços mais realizados por seus profissionais, criando relatórios cheios de informações para orientar as melhorias internas. No painel você consegue visualizar foram uma lista de tickets médios para cada profissional, além de conseguir filtrar os clientes pela média dos valores gastos por cada um,  especificado pela data escolhida, além de executar relatórios em tempo real para ver todos os tickets que foram marcados como cancelados ou como  não comparecimento.

Verifique o desempenho de cada membro da equipe comparando números, porcentagens e diferenças de vendas, serviços e produtos em vários intervalos, como períodos trimestrais e durante ofertas promocionais de curto prazo, por exemplo. Usar uma plataforma que oferece agendamento online e que mantenha todos os seus dados em um único local é essencial para gerenciar um salão corretamente.

Resultados para maior sucesso

Os dados valiosos da Belasis permitirão identificar rapidamente os padrões de comportamento de profissionais de forma individual, para que você possa basear seu feedback construtivo em fatos documentados. Formule metas e planos de ação personalizados para lidar com qualquer área que exija atualizações imediatas, para que todos possam ajudar a otimizar o desempenho de sua equipe.

O pessoal trabalhará mais para melhorar se você fornecer conselhos profissionais de maneiras positivas. Evite repreensões e feedbacks de forma negativa. Em vez disso, adote uma atitude encorajadora como um treinador motivacional. Utilize palavras e declarações cuidadosamente, capacitando funcionários para avançar em direção ao progresso. Sua atitude inspiradora nutrirá os ajustes necessários sem causar sentimentos oprimidos entre os que precisam melhorar.

Organize competições divertidas como estimuladores entusiastas. Reconhecer e homenagear os vencedores fortalecerá toda a sua equipe. Implemente iniciativas com os melhores desempenhos orientando e treinando outros jogadores da equipe. Uma equipe feliz e motivada serve melhor aos clientes e aumenta a satisfação de todos. Juntos, esses dois grupos podem expandir o tamanho da empresa, os lucros, o sucesso e tornar o gerenciamento de um salão mais agradável.

Além disso, temos alguns links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza, barbearia ou clínica.

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