As 5 características essenciais para ser um bom gerente de salão

Todos nós fomos direcionados ou conversamos com um gerente em algum momento de nossas carreiras. Aposto que você consegue se lembrar de mais gerentes ruins do que bons, certo?

Definitivamente, existe uma verdade no velho ditado: “as pessoas não deixam empresas, as pessoas deixam pessoas”. Isso porque um bom gerente irá inspirar e elevar sua equipe, motivando-os a trabalhar duro e a serem satisfeitos em seus empregos. Um mau gerente pressiona, dita e microgerencia, deixando sua equipe se sentindo inútil, indigna e insatisfeita.

Eu não sei sobre você, mas eu preferiria ser conhecido como uma ótima gerente, e é por isso que compilei as cinco características a seguir de um ótimo gerente.

1. Grandes gerentes inspiram sua equipe

Tenha uma visão e compartilhe-a! Uma das coisas mais importantes para gerenciar bem uma equipe é sempre comunicar o seu “porquê”. Ao fazer isso, você conseguirá inspirar e construir uma cultura e uma equipe de pessoas que têm a mesma opinião e são motivadas pelo “porquê” e não apenas pelo dinheiro.

Uma ótima pergunta a alguém que você está pensando em contratar é: “Se você recebesse um milhão de reais hoje, o que faria?” Se eles responderem que ainda farão o que estão fazendo, é claro que eles amam o que fazem, e provavelmente seria uma ótima profissional para o seu time.

Compartilhar sua crença em sua marca e o motivo pelo qual você foi atraído para criá-la, pode ajudar outras pessoas a acreditar nela e em você também. Quando as pessoas te procuram dizendo que adorariam trabalhar para você porque amam o que é a sua marca e a cultura que você criou, convém dar uma chance a elas, pois elas já estão claramente inspiradas e apaixonadas por sua equipe e cultura.

2. Grandes gerentes se comunicam com eficiência. E ouvem

A comunicação é vital se você deseja criar uma equipe harmoniosa que trabalhe bem em conjunto e atenda às metas do seu salão de beleza ou barbearia. De certa forma, porém, ouvir é a parte mais importante da comunicação. Ter a capacidade de ouvir ajudará os profissionais da sua equipe a se sentirem confortáveis conversando com você. Eles confiarão que podem chegar até você com qualquer problema, porque sabem que você ouvirá o que eles dizem e implementará estratégias para resolver o problema.

Um grande erro que vejo proprietários e gerentes de salões de beleza ou outras empresas da área da beleza cometem é varrer questões para debaixo do tapete. Aí eu entendi! A comunicação direta é assustadora. Mas se você ouvir sobre um problema ou preocupação, é importante que dedique algum tempo para ter essa conversa imediatamente (sem envolver o resto da equipe) e tome medidas para corrigir o problema.

O mesmo vale para elogios e reconhecimento. Se você perceber que um membro da equipe fez algo muito bem, reserve um tempo para comunicar isso a eles. Muitas vezes pensamos que contaremos a eles na próxima reunião ou na próxima avaliação, mas por que esperar? Seus elogios terão um impacto imediato no dia deles e ajudarão a motivá-los e inspirá-los.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, wesite

3. Grandes gerentes não intimidam

Você realmente quer ser um bom gerente, então inspire e incentive sua equipe, assim como os pais fazem com os filhos. Certamente, você não é o pai e nem a mãe deles, mas vai encorajar muito mais com incentivos do que com a repreensão deles. Quando sua seus profissionais estão aprendendo a fazer algo novo, você precisa incentivá-los e aprimorá-los.

Para ser um bom gerente, nunca menospreze, prejudique ou impeça sua equipe de fazer o que queiram. Em vez disso, dê um exemplo da ética de trabalho que deseja ver em sua equipe,de modo que eles não tenham medo de serem repreendidos.

Quando você lidera sua equipe do salão de beleza ou barbearia, por exemplo, dedique um tempo para incentivar os membros da equipe quando eles estão trabalhando e os elogie quando conseguirem fazer algo anovo, sua equipe ficará mais motivada a trabalhar duro por você, resolver problemas e tomar iniciativas, porque eles se sentem incentivados, valorizados e importantes.

4. Bons gerentes capacitam sua equipe

Capacitar sua equipe tem tudo a ver com fornecer as ferramentas, responsabilidades e prestação de contas para concluir seus deveres. É claro que todos queremos ter certeza de que as coisas estão sendo feitas corretamente e de acordo com nossos padrões, mas é importante inspirar e capacitar sua equipe a trabalhar duro, confiar neles para fazer o trabalho e nunca pressioná-los a fazer seu trabalho. Microgerenciamento é o oposto de empoderamento. Nada desmotiva um funcionário mais do que ter alguém olhando por cima do ombro constantemente verificando seu trabalho.

Uma das minhas melhores dicas neste novo mundo digital é ter um aplicativo onde seus profissionais tenham acesso as próprias agendas, sem precisar depender de você ou de alguém da sua recepção, por exemplo. Assim você dá mais autonomia à sua equipe. Esses aplicativos permitem que você efetue login para ver quais os agendamentos que foram realizados com aquele profissional, em qual horário e quais serviços foram feitos. Isso ajuda a criar uma cultura de responsabilidade e dá à sua equipe um sentimento de satisfação ao concluir as tarefas. 

É muito melhor do que dizer verbalmente à sua equipe para fazer as coisas e depois ter que verificá-las o tempo todo. Sugiro para isso o sistema da Belasis. Aliás, ele não serve só para isso. É possível fazer a gestão completa do seu salão ou barbearia com apenas alguns cliques. Isso inclui profissionais, financeiro, estoque, além de comandas e um agenda online. É fácil de usar, oferece grande visibilidade e permite que seus clientes agendem online seus horários.

Você pode fazer um teste gratuito desta ferramenta por sete dias clicando aqui

5. Grandes gerentes são consistentes

É muito importante liderar uma equipe para fazer o que você diz que fará, e principalmente, quando diz que fará! Como podemos esperar que nossa equipe tenha uma cultura de prestação de contas se nós mesmos não estamos sendo responsáveis ​​e consistentes?

Quando você diz que fará algo, faça. Se você estiver implementando um programa ou reuniões regulares da equipe, apareça, esteja presente, tenha uma agenda, cumpra o cronograma e siga seu plano.

Entendo, todos nós temos algo importante para fazer diariamente, não é apenas a nossa equipe que estamos gerenciando, temos uma lista gigante de tarefas também. Mas para ser um bom gerente, é imprescindível liderar pelo exemplo. Portanto, seja consistente e responsável e sua equipe começará a fazer o mesmo.

Então, como você se torna um bom gerente? Dê uma boa olhada em si mesmo e faça uma autoavaliação honesta. Provavelmente, você já está realizando algumas algumas dessas dicas, então encontre suas lacunas e comece a trabalhar lá. Lembre-se, os grandes gerentes ouvem; portanto, não tenha medo de pedir à sua equipe um feedback sobre como você está. Compartilhar sua jornada de bom gerente para ótimo gerente com sua equipe irá inspirá-los a continuar a melhorar, fortalecendo toda a sua equipe.

Além dos aplicativos, veja o que o sistema da Belasis pode fazer para auxiliar na sua gestão

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza

   

Você gostaria de
aumentar sua LUCRATIVIDADE
e ter sua AGENDA SEMPRE LOTADA?

Então CADASTRE-SE
e veja como podemos ajudar você!





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *