Como atrair novos clientes para seu salão de beleza em 2020

Procurando atrair novos clientes para seu salão de beleza?

Talvez você tenha até buscado por alguns vídeos no Youtube sobre como encontrar novos clientes ou está acompanhando blogs populares sobre salão … Mas é difícil saber por onde começar, não é mesmo?  E você está se sentindo sobrecarregado.

Bom, queremos ajudar você executar um plano que realmente faça com que os clientes venham até seu salão de beleza. Por isso, vamos explicar como você pode conseguir isso!

Vamos lá!?

Atrair novos clientes para salão de beleza é um tópico enorme e não queremos que sua cabeça fique confusa com muita informação. Por isso, separamos 7 ideias que podem facilitar o processo. 

Os salões que conseguem atrair um fluxo constante de novos clientes fazem essas 7 coisas muito bem:

  1. Segmentam os novos clientes certos.
  2. Criam reconhecimento da marca com o Instagram.
  3. São encontrados no Google por novos clientes.
  4. As críticas online convencem os novos clientes a agendar um horário
  5. Fazem parcerias com empresas locais
  6. Segmentam e atraem novos clientes com publicidade no Facebook
  7. Pedem referências a familiares e amigos

Algo que não é segredo para ninguém: toda empresa precisa atrair um fluxo constante de novos clientes para sobreviver e principalmente crescer. Aqui está o porquê:

Um salão de beleza médio pode perder entre 10 e 25% de seus clientes a cada ano.

Em outras palavras, em aproximadamente três anos você poderá perder cerca de metade da sua base de clientes do salão. Portanto, é vital para o sucesso do seu negócio:

  • ATRAIR  novos negócios
  • CONSTRUIR  sua base de clientes
  • CRESCER  seu salão

Parece bom, não é mesmo? Para fazer isso, vamos as nossas dicas:

Segmente os novos clientes certos para seu salão de beleza

É muito comum (em todas as áreas e não somente na da beleza) que se gaste um grande esforço de tempo, dinheiro e recursos, atraindo um tipo de cliente que não vai retornar o investimento. 

É preciso entender que o seu cliente ideal não é aquele que simplesmente entra pela sua porta preparado unicamente para lhe entregar dinheiro.

Absolutamente não.

Seu cliente ideal é:

A pessoa que é tem a mesma personalidade do seu negócio, ou seja que busca por:

  • Tratamentos de beleza ou serviços de cabelo que você realiza
  • As instalações do seu salão de beleza 
  • Sua localização
  • O tipo de experiência do cliente que você oferece
  • Os talentos e pontos fortes de sua equipe

Se você deseja ver o seu salão de beleza crescer de maneira lucrativa, então foque em atingir esses clientes ideais.

E  apenas esses clientes.

Por quê?

Ele é seu ‘cliente ideal’ pois é o encaixe perfeito para o seu negócio, eles:

  • Gostam dos tratamentos que você oferece
  • Agendam horário regularmente (e frequentemente)
  • São fáceis e agradáveis ​​de atender
  • Indicam seu negócio para os amigos, oferecendo a você um fluxo de novos clientes

E, por isso, são altamente rentáveis.

Portanto, concentre seu esforço de marketing para atingir seus clientes ideais. Eles certamente se tornarão clientes fiéis e que gastam mais. E é isso que você quer, não é mesmo?

Construção da marca com o Instagram

O Instagram é uma maneira amigável e autêntica de falar sobre a marca, a cultura e as habilidades do seu salão para um novo público-alvo, sem a venda forçada.

Utilize estas 4 dicas práticas para garantir que que vai atrair novos clientes em potencial:

 1. Noções básicas de negócios no Instagram 

Não use seu perfil pessoal no Instagram (mesmo que você esteja trabalhando como freelancer). Sempre configure um perfil de negócios porque:

  • Você obtém estatísticas detalhadas sobre o que está funcionando para atrair novos seguidores.
  • Você pode criar anúncios na sua conta comercial e alcançar um novo público.
  • Facilita o contato com novos clientes em potencial.

Crie seu perfil comercial no Instagram com bastante atenção, pois os novos seguidores em potencial precisam, antes de tudo, clicar no seu perfil para aí então começarem a seguir sua empresa. Um perfil interessante e útil (que não força a venda de produtos) ajuda a convencê-los a dar o último passo para segui-lo.

2. Direcione clientes potencial para o seu site

Se o seu salão de beleza tem um site, não esqueça de incluí-lo em sua biografia. Este é o único lugar no Instagram em que o link do seu site é clicável e pode direcionar o tráfego potencial de novos clientes para o seu site.

3. Deixe as imagens do seu trabalho fazerem o discurso de vendas

O Instagram é a ferramenta certa para mostrar aos potenciais novos clientes como são seus negócios, a experiência e o atendimento ao cliente. Ele permite que eles ‘conheçam você’.

A publicação de recursos visuais fortes é essencial para o marketing nessa plataforma, pois o layout simples do Instagram concentra a atenção das pessoas na qualidade do seu conteúdo, não na quantidade. Fotografias atraentes são essenciais para atrair novos seguidores, envolvê-los e finalmente convencê-los a agendar um horário com você.

Use suas postagens no Instagram para mostrar a experiência que você oferece no seu salão de beleza, a personalidade da marca e cultura de maneira discreta e suave. Isso permite que os clientes em potencial tomem suas próprias decisões sobre seu salão sem se sentir pressionados.

Nessa área as imagens antes e depois são sempre populares, mas evite encher sua conta do Instagram com infinitas fotos nesse estilo.

Em vez disso, mostre o lado humano da sua empresa a esse novo público-alvo com imagens de clientes satisfeitos, fotos divertidas da equipe e espiadas nos bastidores, misturadas com fotos de antes e depois.

4. Transforme seguidores em clientes

Ok, então você está aumentando seus seguidores no Instagram, mas o que fazer para que eles se convertam em clientes fiéis?

Se envolver com eles.

O engajamento no Instagram é muito maior que no Facebook. É isso que o torna tão eficaz para criar sua marca, tornar seu perfil conhecido e atrair um novo público.

Para melhorar o seu envolvimento aposte nessas dicas:

  • Além de imagens bonitas, você precisa escrever posts interessantes que contenham uma história sobre o seu negócio, assim os seguidores começam a sentir uma conexão com você.
  • Use hashtags para que suas postagens apareçam nas pesquisas e sua empresa seja vista por um público maior. Você pode usar até 30 hashtags no Instagram, mas pode parecer spam. Muito melhor escolher cuidadosamente cinco hashtags específicas que sejam relevantes, direcionadas e concisas.
  • Faça perguntas, responda aos comentários e participe de conversas para criar ‘confiança’ e persuadir as pessoas a marcarem esse primeiro agendamento, que é crucial.
recurso de agendamento online

Seja encontrado no Google para atrair novos clientes ao salão

Apesar de crescer freneticamente, as redes sociais ainda não dominaram o mundo digital. O Google ainda está vivo e ativo!

Então, você precisa ‘ser visto e encontrado’ no Google por novos clientes em potencial. Imagine que se eles não estiverem vendo  você, estarão vendo seus concorrentes. É simples assim.

Existem três maneiras principais de aumentar suas chances de ser visto no Google:

  • Verifique conta no Google Meu Negócio.
  • Classifique com muita naturalidade usando SEO orgânico.

Vamos nos aprofundar:

Google Meu Negócio

O Google Meu negócio é uma ferramenta de marketing inestimável e fácil de usar.

Ainda não reivindicou sua conta comercial gratuita? É uma das melhores maneiras de ser encontrada por novos clientes de salão. Vá fazê-lo!

REIVINDIQUE SUA CONTA COMERCIAL AGORA

Depois de se inscrever com sua conta, não deixe por isso mesmo. Você precisa otimizar a conta para que o Google e os clientes em potencial possam ver instantaneamente. Indique para o Google:

  • quais tratamentos você oferece
  • seu horário de funcionamento
  • sua localização
  • seu número de telefone
  • seu site

Depois é só escolher sua categoria. Atualmente, as opções disponíveis para nossa área de atuação são:

  • salão de beleza
  • clínica de cuidados com a pele
  • spa
  • cabeleireiro
  • barbearia
  • manicure
  • maquiador

Além disso, adicione algumas fotos atraentes, mostrando suas instalações, serviços e equipe do seu salão de beleza, para que novos clientes em potencial possam ver o que esperar.

E não se esqueça de atualizar essas informações e imagens regularmente.

Por fim, incentive seus clientes a deixar avaliações no Google e responder publicamente a elas no quando fizerem, pois isso mostra que você valoriza seus clientes e seus comentários, o que ajuda a criar confiança. 

Classifique-se altamente nos mecanismos de pesquisa

Sua empresa é invisível para novos clientes online?

Veja:

33% de nós clicam no primeiro resultado de pesquisa mostrado pelo Google. Apenas 18% visitam o segundo resultado. E o tráfego só reduz a partir daí.

Alguns empresários de salão parecem pensar que SEO (Search Engine Optimization) é uma solução rápida e suja que pode ser feita rapidamente. Mas classificar-se altamente no Google, Bing e YouTube não é fácil e precisa de trabalho constante.

É necessário investir tempo, esforço e orçamento consideráveis ​​todos os meses, todas as semanas e a maioria dos dias para garantir que a maioria dos grandes sites permaneçam no topo das classificações do Google.

Se você deseja ser o primeiro site em potencial que os novos clientes veem quando pesquisam um novo salão de beleza, você também precisa investir continuamente. Do contrário, isso não vai acontecer.

O site do seu salão precisa ter um design, conteúdo e ser otimizados adequadamente para os mecanismos de pesquisa. 

Você provavelmente já ouviu falar que o marketing de conteúdo é o rei hoje em dia. Um blog de salão bem escrito, repleto de informações úteis, ajudará você a subir na classificação do Google. E seus clientes vão adorar também.

Seu site converte visitantes em agendamentos?

O site do seu salão está bomp ara atrair novos clientes? Os novos clientes em potencial retornam do seu site ou nunca mais voltam?

Aqui está a grande questão:

O papel principal do seu site é persuadir os clientes em potencial a marcar o primeiro e importante agendamento com seu salão de beleza.

Se isso não está acontecendo, aqui estão os fundamentos do meu site para se conectar com esses novos clientes:

Compatível com dispositivos móveis

O seu site é compatível com dispositivos móveis? Os novos clientes podem visualizá-lo claramente no telefone? Isso é fundamental para despertar o interesse deles no seu negócio.

Design e conteúdo

Mantenha o design atraente, simples e fácil de navegar para visitantes iniciantes. A desordem é confusa. E menos geralmente é mais quando se trata de design.

Cause uma boa primeira impressão ao verificar se há erros de redação, erros ortográficos e gramaticais – eles não passam uma boa primeira impressão, fazendo com que você pareça insensível a novos clientes em potencial.

E, finalmente, por que não começar um blog mensal com dicas, tendências e conselhos sobre cabelos e beleza? Isso ajudará você a ter uma classificação mais alta no Google e a atrair clientes em potencial para visitar seu site.

Faça seus clientes sentirem vontade  de agendar

Quando se trata de atrair novos clientes, dar um desconto em seus serviços, geralmente funciona bem. Então é uma boa ideia colocar essa oferta em destaque em sua página de destino no site e direcione os cliques para ela usando as mídias sociais. O Facebook pode ser uma ótima ferramenta para encontrar novos clientes. Durante o texto falaremos mais sobre isso, portanto continue lendo.

Em todo o site, coloque ações em ação para incentivar as pessoas a escolher  você. ‘ Ligue agora’, agende online’ são chamadas de ação úteis para convencer novos clientes.

E por falar em agendamento online, a maioria dos sistemas para salão de beleza oferece essa opção e facilita a reserva de novos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. O agendamento online pode ser um pouco impessoal, por isso verifique quem agenda online pelo menos duas vezes por dia, e se houver novos clientes, ligue para eles o mais rápido possível. Fazer isso:

  • Dá uma impressão amigável e acolhedora da sua empresa.
  • Geralmente, ajuda a diminuir o não comparecimento e cancelamentos tardios de novos clientes, pois eles se sentem mais comprometidos em falar com você.
  • É uma oportunidade útil para verificar se o agendamento foi realizado o horário correto e também conferir os serviços agendados. 

As críticas online convencem os novos clientes a agendar

Os dois grandes motivos pelos quais você precisa boas avaliações no Google e em outras plataformas são:

  • construir confiança e prova social
  • aumentar sua classificação no Google localmente

1. Avaliações online criam confiança em novos clientes em potencial

Estatísticas de 2018, de um levantamento realizado pela BrightLocal mostram o papel crucial das avaliações para conquistar a confiança de novos clientes:

  • 86% dos consumidores leem comentários de empresas locais 
  • 57% dos consumidores só usarão uma empresa se ela tiver 4 ou mais estrelas

A confiança na publicidade está diminuindo rapidamente, com as pessoas confiando cada vez mais nas críticas, mesmo quando são de terceiros que não conhecem. A pesquisa BrightLocal 2018 revelou que, surpreendentes 9,1 % dos consumidores entre 18 e 34 anos confiam nas avaliações online e nas recomendações pessoais.

Uma das maiores questões na mente de novos clientes em potencial ao avaliar um novo salão é “posso confiar que eles não irão fazer nada errado?”.

Mesmo que o amigo o recomende, ou eles passem pelo salão todos os dias, as chances são de que verifiquem as opiniões online antes de decidir se desejam de fato agendar. 

2. Avaliações online aumentam seu ranking local de SEO

Simplificando, o Google prefere mostrar os resultados de alta qualidade para as pesquisas. Portanto, quando o algorítmo dele lê uma empresa com uma avaliação forte e críticas positivas, isso é uma prova de uma base de clientes está feliz e satisfeita. Como recompensa, sobem o nome da empresa nos resultados de busca. Também existem muitos outros fatores, mas as boas avaliações são uma das melhores maneiras de aumentar seu ranking e perfil local.

Faça parceria com empresas locais para atrair novos clientes

1. Escolha os parceiros certos para o máximo de novos clientes

Parece óbvio, mas procure empresas que atinjam o mesmo público-alvo que você: lojas de roupas, restaurantes, lojas de vestidos de noiva, academias, floristas, etc.

As parcerias comerciais podem não ser uma tática de marketing rápida, pois você precisa criar confiança e fortes relacionamentos. Mas eles podem oferecer novos clientes de boa qualidade a médio prazo, que possivelmente se tornarão fiéis ao seu salão de beleza. E certamente isso vale bem a pena o esforço.

2. Persuadir novos clientes com uma oferta sedutora

Antes de aplicar essa dica, pense em todas as etapas práticas e nos termos e condições da oferta com antecedência. Dessa forma, você fica no controle desde o primeiro contato.

Sua oferta não precisa ser necessariamente um brinde. Na maioria das vezes, uma promoção que oferece uma quantia de desconto funciona muito bem.

3. Explique como as duas empresas estão conquistando novos clientes

Ok, você já decidiu a oferta que fará no salão. O próximo passo é abordar os proprietários das empresas locais e explicar como uma parceria pode agradar e recompensar seus clientes, enquanto abre novos mercados para vocês dois.

Não é preciso dizer que você vai oferecer um serviço de alta qualidade em seu salão. Certamente as empresas parceiras não vão ofertar uma ‘promoção’ para seus clientes leais que não esteja à altura. Para tranquilizar seu potencial parceiro de negócios, convide-o para conhecer o seu salão, para realizar um serviço como experimento. Deixe-os sentir o quão impressionante é o seu salão de beleza e acabar com qualquer dúvida incômoda

4. As ferramentas de marketing certas para o trabalho

Promova-se para seus parceiros. E vice versa.

  • Divulgue sua oferta no site deles
  • Dê folhetos seus para seus parceiros 
  • Publique sua oferta em todas as redes sociais do salão
  • Cole cartazes sobre a promoção no seu ambiente
  • Promova sua oferta através de mensagens de WhatsApp ou SMS
mensagens de retorno para cliente whatsapp

Encontre novos clientes de salão com o Facebook

No início deste artigo, vimos como o Instagram cria reconhecimento de marca para o seu negócio. Agora, estamos analisando como você pode usar o Facebook para atingir  o público certo e convertê-los no primeiro agendamento.

Por que o Facebook?

O Facebook é de longe a maior rede social: 2,4 bilhões de usuários mensais, em comparação aos 1 bilhão de usuários por mês do Instagram. Portanto, o Facebook é um ótimo lugar para atrair novos clientes. Ele pode dar acesso a um novo mercado local inexplorado, ou seja, os clientes de seus concorrentes.

A grande quantidade de dados que estão dispostos na plataforma, mostra que como proprietário de uma empresa, você pode criar um público-alvo muito preciso para anunciar, o que é mais eficaz e mais barato.

Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo o Facebook ao procurar novos clientes:

1. Faça uma primeira impressão forte

Verifique se a sua página causa a melhor primeira impressão. Dados como endereço, telefone e horário de funcionamento precisam estar corretos. Além disso, você ainda pode oferecer para os possíveis novos clientes a opção de agendamento pelo próprio Facebook. Algumas ferramentas de gestão e agendamento online como a Belasis oferecem isso.

Depois de conferir se está tudo certinho com os dados da sua página, é necessário criar publicações que atinjam exatamente o público que você deseja. Seja criativo! 

2. Faça postagens que chamem a atenção deles

Use postagens de depoimentos de quem já é seu cliente para tranquilizar os novos e incentivá-los a agendar um horário com você.Peça para que seus clientes postem comentários positivos na sua página do Facebook.

Acima de tudo, evite mensagens de venda constantes. Você deseja que novos clientes em potencial o conheçam e, em seguida, confie em você, certo? Portanto, dê dicas e informações úteis nas postagens para começar a construir um relacionamento com elas. Dê um passo adiante e crie um link para seus blogs, que novamente precisam estar relacionados com conselhos úteis especialmente sobre a área da beleza.

Também é possível mostrar sua experiência com fotos de antes e depois, postagens sobre membros da equipe, sessões de treinamento e prêmios conquistados. É tudo sobre como criar confiança, para que os seguidores se sintam confiantes em pegar o telefone ou ficar online para agendar um horário com você. 

Permita que eles conheçam você, sua equipe e seus negócios melhor. Para que possam ver você e seu negócio como autênticos e genuínos, com paixão e conhecimento técnico pelo que você oferece e atendimento ao cliente.

Outra coisa que o Facebook gosta muito são os vídeos e recompensa você sempre que posta um, mostrando-os a um público maior. Então pegue o telefone e comece a filmar. Ninguém espera um sucesso de bilheteria em Hollywood, acredite.

3. É social. Converse.

É difícil quando você está ocupado, mas sempre responda a comentários e interações, pois, novamente, isso está construindo confiança na sua marca e em um relacionamento.

4. Segmente novos clientes em potencial no Facebook

Realizar concursos é boa tática para atrair a atenção e fazer com que você seja visto por um novo público local. Mas lembre-se: não exagere. Realizar dois ou três concursos por ano, que duram em média um mês cada já é o suficiente.

Sobre os prêmios

Ofereça seus vales-presente como o prêmio para que o vencedor tenha um serviço / tratamento com você, assim você terá a chance de impressioná-los. Já aproveite para agendar um retorno em breve.

A melhor maneira de encontrar um novo público local no Facebook, sem dúvidas, é anunciar. Mas é preciso conhecer muito bem seu público-alvo para que você não desperdice rapidamente seu orçamento. Quanto mais certeira for a segmentação do seu público, mais bons resultados você poderá colher! 

Peça recomendações a familiares e amigos

Por que tantos proprietários consideram os sistemas de recomendação de amigos como marketing antiquado.

Eu acredito que eles são uma das formas, se não a melhor, de atrair novos clientes para o seu salão de beleza.

A Associação Britânica de Terapia de Beleza e Cosmetologia (BABTAC em inglês) aponta que os clientes têm duas vezes mais chances de tentar um novo tratamento se amigos ou familiares o recomendam. Quando perguntados sobre o que os inspirou a tentar um novo tratamento de beleza…

  • 24% disseram que foram influenciados por seus amigos
  • 15% disseram que sua família teve parte na decisão
  • 12% disseram profissionais de beleza indicaram os tratamentos

1. Faça com que se sintam bem para que eles apresentem seus amigos

Então, o que faz um cliente fiel querer recomendar o seu salão aos amigos e familiares mais próximos e queridos?

A resposta é bem simples, na verdade: as pessoas podem facilmente esquecer o que você disse, o que você fez, mas as pessoas dificilmente esquecerão como você as fez se sentir.

Você precisa fazê-los se sentirem fabulosos consigo mesmos. Isso inspira um senso de confiança em seus clientes.

Este último, confiança, é muitas vezes esquecido.

2. Confiança é fundamental para obter novas recomendações de clientes

Seus clientes devem sentir-se confiantes de que, se o recomendarem, seus amigos terão a mesma ótima experiência.

É senso comum, realmente.Quando alguém pede que você recomende um bom restaurante, por exemplo, provavelmente você vai sugerir um que, com certeza, sirva comida deliciosa com excelente serviço – em todas as visitas, certo?

Por quê? Porque ninguém quer seus amigos sentados em um restaurante ruim, imaginando que você os recomendou que fossem até ele.

3. Um formato de referência de salão bem-sucedido

Aproveite esse poderoso marketing boca a boca e faça com que seus clientes encontrem novos clientes para seu salão de beleza. Pode parecer óbvio, mas muitos salões de beleza ignoram isso. Mesmo na era online, as pessoas gostam de ter referências. Isso é fundamental para que seu cliente tenha algo a transmitir aos amigos.

Também é importante ser generoso. 10% de desconto dificilmente tentará alguém a espalhar a notícia. Quando você calcula quanto um novo cliente vale ao longo do período de um ano, não faz sentido economizar com seus incentivos de marketing.

Diga a eles! Ou seja, promova isso no site do seu  salão, nas mídias sociais, mensagens de WhatsApp ou SMS e até mesmo com indicações dentro do seu estabelecimento.

E, finalmente, não se esqueça de medir o número de novos clientes que recebem recomendações do seu salão de beleza. Se eles não estiverem sendo encaminhados, você saberá que tem um grande problema com seu serviço, preços ou conhecimento técnico. É simples assim.

4. Tenha clientes que voltem depois do primeiro agendamento

O grande dia chegou. Depois de todo esse esforço de marketing, seu novo cliente chega para o primeiro atendimento. Não estrague esta oportunidade de ouro pela qual você trabalhou tanto. Certifique-se de que eles se sintam super especiais e remarque seu próximo horário ainda na hora de pagar.

Com esse guia você já sabe como atrair novos clientes para seu salão de beleza! Com a combinação de todos esses fatos que indicamos neste guia, você vai perceber o quanto pode ser fácil conquistar novos clientes, se trabalhar do jeito certo.

Veja ainda alguns links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza

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