Como crescer mudando apenas os processos administrativos do salão de beleza

A falta de preparo e problemas administrativos são as principais causas de fechamento de estabelecimentos comerciais, como salão de beleza e barbearia.

O ambiente é competitivo e só oferecer bons serviços e atendimento nem sempre é suficiente.

Não há negócio que resista à falta de gestão. Por isso reunimos alguns conselhos que vão lhe ajudar a organizar o setor para crescer com mais facilidade e efetividade

Organize-se

Manter um controle rígido de todos os processos do salão de beleza é um grande primeiro passo rumo ao sucesso.

Estabeleça procedimentos padrão para todas as atividades, de forma que, mesmo trocando os profissionais, o serviço permaneça minimamente igual.

Dessa forma, não perderá os clientes que já estavam acostumados com a forma de trabalhar de uma manicure ou colorista.

Afinal, quem dá a cara e a identidade do seu salão é você, e não os profissionais que nele trabalham. Assim, eles devem seguir um padrão definido por você, de atendimento, fluxo de serviços e produtos.

O santo benchmarking

Fazer benchmarking é conhecer a fundo as práticas, preços, estratégias e procedimentos dos principais concorrentes para assim adequar o próprio estabelecimento à região e ao tipo de clientela.

A partir do estudo da concorrência também é possível pensar em serviços inovadores, diferenciados e que preencham os gargalos percebidos na região.

Tenha regras no salão de beleza

Estabeleça regras de funcionamento e deixe-as claras para os clientes. Ninguém gosta de chegar em um salão e ser atendida com atraso porque a cliente anterior atrasou em excesso e praticamente pegou o seu horário.

Muito menos de pagar a mais por uma escova porque entende que seu cabelo é curto, mas o cabeleireiro avaliou como médio após o procedimento.

A transparência é a melhor arma para manter a clientela. Tenha regras de atendimento e compartilhe-as com as clientes. É uma ação barata que pode evitar muita chateação e mal-entendidos.

Invista em atualização

As coisas mudam muito rápido e qualquer profissional precisa acompanhar a evolução da sua área. Em um salão de beleza não é diferente.

Novos produtos são lançados todos os dias, novas técnicas entram na moda e você não pode e nem deve ficar para trás.

Busque especializações para seus profissionais e qualificações na área de gestão para você, dono do negócio, também.

Certamente isso irá contribuir para melhorar (e muito!) os processos dentro do seu salão.  

Faça a gestão do desperdício no seu salão de beleza

Crie fluxos junto a seus funcionários para todos os procedimentos do salão. Assim como uma receita de bolo determina a quantidade a ser usada de cada ingrediente, o uso dos seus produtos também deve ser padronizado.

Se cada procedimento já tiver a quantidade de produto pré-determinada, não haverá desperdício de shampoos, esmaltes e afins.

Pode parecer pouco, mas no fim do mês faz toda a diferença. Fique atento também aos gastos com energia elétrica (prefira equipamentos que consumam menos) e água.

Se todos esses processos pesarem para uma só gestora, invista em um sistema para salão de beleza capaz de auxiliar em toda a organização do negócio, como a Belasis.

É uma forma rápida e segura de manter os processos administrativos em dia e poder se ocupar com outras atividades importantes de um salão de beleza, como por exemplo divulgação e marketing.

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