Como criar a melhor experiência do cliente com o agendamento online

Sua experiência com o cliente não começa com o atendimento, ela começa antes mesmo dos clientes chegarem à sua porta. Seu marketing é incrível, seus programas de referência estão funcionando e seus canais de mídia social são lindos. Tudo está se unindo para incentivar novos clientes agendem seus horários, e cada vez mais os clientes querem agendar online. Portanto, ao considerar sua experiência com o cliente, observe atentamente suas opções de agendamento online e siga estas etapas para garantir a mesma experiência fantástica que você cria em seu salão, barbearia ou clínica para ajudar a gerar ainda mais agendamentos online.

Etapa 1. Decida quais serviços podem ser agendados online

Nem todos os serviços precisam estar disponíveis para serem agendados online. De fato, ter todos os serviços listados pode ser confuso e esmagador para os clientes. Isso pode levá-los a agendar o serviço errado, decidindo que precisam ligar para reservar ou, pior ainda, não fazer a reserva do horário. Pense em um restaurante e se depara com um menu de 10 páginas – é muito mais fácil tomar uma decisão quando você tem menos opções.

Uma boa maneira de decidir é identificar quais serviços devem ser agendados pelos próprios clientes online, com base nos mais vendidos no salão ou no momento da reserva. Se for algo que possa deixar seu cliente confuso, indique em seu site ou nas mensagens que você encaminha quais os serviços que devem ser agendados através do telefone. Para serviços que requerem uma avaliação inicial, remova a possibilidade de fazer a o agendamento do horário online e considere adicionar um serviço de consulta gratuito.

Os pacotes também podem ser uma ferramenta útil para combinações de serviços comuns. Por exemplo, um pacote de corte e cor para cabelos longos que inclui serviços de corte, cor, secagem e tratamento. Disponibilize esses pacotes prontos para que seus clientes possam agendar online no lugar dos serviços individuais, eliminando a capacidade de os clientes reservarem um serviço de coloração sem tempo para secar, por exemplo.

Etapa 2. Defina seu preço

A verificação da precisão dos preços garantirá que os clientes não fiquem surpresos na hora de pagar. Isso se torna ainda mais importante se você precisar de um depósito ou pagamento integral para confirmar uma reserva. Certos serviços podem ter preços diferentes, dependendo do profissional que está realizando o serviço, portanto, verifique se você configurou preços especiais de acordo com o a pessoa da equipe que vai atender (e garanta que os valores cobrados por cada membro da equipe também esteja correto) ou por definir um preço especial para funcionários específicos.

recurso de agendamento online

Etapa 3. Nomeie seus serviços

Você sabe o quão frustrante pode ser quando seu contador fala com você em um idioma que você não entende? Os serviços de cabelo e beleza podem ser assim para os clientes. Você pode saber exatamente o que é um “Protocell facial”, mas seus clientes podem não ter a menor ideia do que isso significa. Nomeie seus serviços de uma maneira que as pessoas comuns entenderão, por exemplo, “Protocell anti-envelhecimento facial”  pode diferenciar mais claramente o serviço, o que nos leva ao próximo ponto, a descrição dos serviços.

Etapa 4. Descreva seus serviços

Use o campo de descrição, ou mesmo o nome seguidos de mais informações, para fornecer uma explicação clara do que cada serviço implica. Assim você ajuda os clientes a entender qual serviço eles devem contratar para atender às suas necessidades. Isso pode incluir detalhes de quanto tempo leva o procedimento em cabelos é curto ou de um que vá até a cintura. Se você possui serviços que requerem uma consulta separada, configure um serviço para essa consulta a um preço de R$0 e inclua uma explicação do que é coberto na nesse primeiro atendimento, por que é necessário e quais serão as próximas etapas.                                                              

Etapa 5. Definir detalhes da equipe

A opção de agendamento online oferece aos clientes a opção de escolher qual membro da equipe eles gostariam de escolher para fazer seus serviços. Lembre-se de garantir que os profissionais esteja nomeados da maneira correta nos serviços disponibilizados. 

Evite que os clientes reservem serviços com profissionais que não são capazes de executá-los, verificando as capacidades de sua equipe. Ou seja, você define quais serviços cada membro da equipe pode realizar dentro do software do seu salão.

Também é provável que você tenha alguns profissionais que executem os serviços mais rápidos do que outros. Use configurações variáveis ​​de tempo para cada um deles, assim você garante que a quantidade correta de tempo seja alocada quando o serviço é agendado online, independentemente de quem o executa.

Etapa 6. Mantenha sua agenda atualizada

Se um membro da equipe estiver ausente, seja de férias ou em um treinamento planejado, ou ainda se ele não conseguir concluir compromissos pessoais e precisar se ausentar por algumas horas ou dias, verifique se sua agenda sofrerá alterações por conta disso. Para evitar incidentes, utilize seu sistema de gerenciamento para bloquear esse horário ou modificando seu horário de funcionamento. Isso impedirá que os clientes façam reservas nesses horários e fiquem desapontados por precisar de mudanças em seu compromisso.

Então, aí estão, seis etapas para garantir que a experiência do seu cliente seja absolutamente excelente, desde o momento em que o agendamento é feito. O agendamento online é uma ferramenta poderosa e pode ser usada para maximizar realmente o sucesso do seu negócio, especialmente quando um pouco de tempo e esforço são investidos para fazer a coisa certa e manter as alterações na sua empresa atualizadas no seu software.

Mas lembre-se, se necessário, você sempre pode modificar um agendamento online quando for necessário,ou então entrar em contato com seu cliente para verificar novamente os detalhes – o poder está em suas mãos!

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