Como criar um bom plano de marketing para o seu salão de beleza

Você sabe a importância de ter um bom plano de marketing para o seu salão de beleza, barbearia ou esmalteria? Passar algumas horas criando um plano de marketing para o seu salão causará um impacto significativo na lucratividade de seu negócio, na capacidade de atrair novos clientes e aumentar a retenção .

Não sabe por onde começar? Nós vamos ajudar você! Existem alguns passos que geralmente são usados para uma boa propaganda do segmento de salões de beleza.

Primeiramente, não fique tentado a mergulhar direto no planejamento detalhado. Em vez disso, olhe para o quadro geral, avalie o que você alcançou e aonde você quer ir. Só então decida as porcas e parafusos de como você vai chegar lá com sua atividade mensal de marketing digital.

Passo 1 – Avalie e audite o seu negócio

Se por acaso você é como a grande maioria das pessoas e costuma ficar impaciente para começar a por em prática as ideias de marketing, este primeiro passo é fundamental se quiser extrair o máximo benefício do seu plano de marketing de salão de beleza.

Etapa 1:

Comece olhando para trás. A princípio, avalie o que funcionou no ano anterior, o que não foi tão bom, onde estão as lacunas e quais áreas você precisa investir mais energia ou orçamento no ano vigente para ter mais sucesso.

Acima de tudo, não fique tentado a pular este passo. Responda estas perguntas para você começar:

  • Sua empresa atingiu seus objetivos financeiros no último ano comercial?
  • Você pagou a si mesmo o que vale?
  • Havia lucro suficiente para pagar um salário adequado?
  • A maior parte de sua receita veio de clientes antigos ou de clientes novos?
  • Qual porcentagem de clientes visitou apenas uma vez para nunca mais voltar?
  • Quais são os seus serviços mais rentáveis ​​para cabelos, beleza ou estética?
  • Seu site de salão de beleza está te decepcionando? 
  • Como isso se compara aos sites de seus concorrentes locais? 
  • Você está usando todos os canais / ferramentas de marketing disponíveis ou apenas confiando em um, como as mídias sociais? 
  • Você cresceu seu banco de dados de WhatsApp nos últimos 12 meses? –  Esse é um dos seus ativos de marketing mais valiosos. Você é o dono e você o controla.
  • Você tem sistemas de marketing de salão para remarcar, reter e recompensar os clientes? Eles são documentados e seguidos por toda sua equipe?  

Um ponto que também é bem importante é fazer a analise de seus três principais concorrentes. Revise o site do salão, as redes sociais, faça uma visita misteriosa, procure no jornal local e leia as resenhas online. Tudo isso, a fim de saber como eles se comparam ao seu negócio. Seja honesto.

Além disso, analise os materiais de marketing do seu salão… anúncios, folhetos, gráficos de salões, guias de preço e tratamento, quadros de afixação, etc. e se pergunte: 

  • Eles estão datados? 
  • Precisam de atualização? 
  • Você acha que precisa investir tempo para melhorá-las? 
  • Quais atividades promocionais de salão e campanhas de marketing funcionaram? 
  • Qual não funcionaram? E porque não?

Quanto ao atendimento no salão de beleza:

  • Como o atendimento ao cliente se compara à sua concorrência?
  • O que seus clientes acham do seu cabelo ou salão de beleza? (Olhe para reclamações e feedback).
  • Que mensagem a aparência do seu salão e da sua equipe envia aos seus clientes?

Certo, feitas essas perguntas agora você deve ter uma maior compreensão das lacunas em seu salão de beleza ou barbearia, portanto, já pode ir para o passo 2 do seu plano de marketing de salão.

Passo 2 – Estabelecimento de metas no plano de marketing do seu salão de beleza

Viver sem objetivos pode ser possível a curto prazo. No entanto, todas as pessoas que fazem acontecer, que lideram, que progridem na vida têm objetivos.

Feche os olhos e imagine uma imagem de como você gostaria que seu estabelecimento estivesse daqui a determinado espaço de tempo. Trabalhe em cima disso para definir seus objetivos.

Pense sobre:

  • Quantos novos clientes terão ido ao seu salão?
  • Quanto a minha fatura média de serviços aumentou?
  • Por qual porcentagem dos lucros aumentaram?

Agora pense no que atualmente está impedindo você de perceber sua visão de salão:

  • O que você precisa fazer para atingir suas metas de negócios?
  • Um novo site de salão de beleza neste ano?
  • Mais suporte de marketing para você ou seu gerente?
  • Mais treinamento para sua equipe?
  • Ou talvez um novo visual e uma nova marca?

Passo 3 –Sua estratégia de negócios

Estratégia de marketing é apenas um termo chique para “os tipos de abordagem” para os vários elementos do seu negócio.

Por exemplo:

1. Sua estratégia de gestão da marca: Uma estratégia clara de branding de salões de beleza para sua empresa certamente irá distinguir você da concorrência local, dizendo aos clientes o que você oferece e por que você é diferente.

Quando bem feito, permite cobrar mais pelo seu serviço de beleza, aumentar a fidelidade e atrair novos clientes. Isso o diferencia de seus concorrentes.

2. Sua estratégia de serviços de salão de beleza: Serviços adicionais, como aplicação de mega hair ou tratamentos estéticos, podem agregar valor ao seu salão.

3. Sua estratégia de preços: você é barateiro em seus serviços ou costuma cobrar preços mais altos? Com que frequência você oferece descontos aos seus clientes? Tudo isso precisa ser levado em consideração.

4. Sua estratégia promocional: a parte que a maioria das pessoas considera “marketing”. Sua abordagem aqui é reunir várias ferramentas – publicidade, online, mídias sociais, parcerias locais, blogs – da maneira mais eficaz de atrair e fidelizar clientes para assim aumentar a lucratividade. 

Passo 4 – Medição e avaliação

Pense no que você precisa colocar em prática para verificar seu progresso ao longo do ano: delegar tarefas onde você pode e marcar reuniões regulares para avaliar o progresso. 

E se uma atividade de marketing não estiver obtendo os resultados, não tenha medo de mudá-la. Um plano de marketing para salão de beleza precisa ser flexível – não se sinta comprometido com uma atividade e tenha que “se manter firme” .

Agora você analisou todas as questões e decidiu sobre sua abordagem (estratégia), vamos para a segunda parte do seu plano de marketing.  

Passo 5 – Um plano de marketing “agregado”

Um erro de marketing, frequentemente cometido pelos empresários de salão de beleza é se concentrar em apenas um canal de comunicação, por exemplo. As mídias sociais costumam ser as únicas rotas promocionais, ignorando todas as outras ferramentas promocionais e canais abertos a elas.

Porém, é possível entregar sua mensagem usando vários canais (como seu website, material no salão, parceiros locais e mídias sociais). Certamente fazendo isso, você aumentará a probabilidade de atingir seu público-alvo.

Por quê? Porque nem todo mundo tem o hábito de ler os jornais, está no Facebook ou já é frequentador do seu salão. Mas, com essa combinação de ferramentas de marketing, é possível aumentar drasticamente suas chances de ser visto por potenciais novos clientes.

Uma palavra de cautela: cuidado ao ir para o extremo oposto e adotar uma abordagem dispersa de marketing para o seu salão, barbearia ou esmalteria. A melhor forma é decidir sobre como montar uma boa combinação de canais de marketing para divulgar sua mensagem promocional em seus recursos limitados.

mensagens de retorno para cliente whatsapp

Passo 6 – Fazer o calendário de marketing funcionar para o seu negócio

Concentre-se nos principais eventos ao longo do ano no calendário de marketing – por exemplo, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal, etc., afinal, essas são as melhores datas para começar.

No entanto, é interessante deixar espaço todos os meses para adicionar os eventos do seu próprio salão. Você pode ter um aniversário, ou talvez um grande evento de caridade ou ainda uma oportunidade de relações públicas. Há um prêmio local ou nacional que você queira entrar? Coloque-o no seu calendário para garantir que isso aconteça. Assim, fica mais fácil planejar qual mistura de ferramentas de marketing você usará.

O marketing dos salões não é apenas sobre eventos. Também é importante pensar na lealdade do cliente, aumentando a retenção e o gasto médio do salão por visita. Tudo isso pode (e deve!) ser adicionado ao seu calendário.

Passo 7 – Não fique muito ambicioso com o plano de marketing do seu negócio

É fácil se deixar levar e preencher inúmeras atividades de marketing nos próximos meses. Mas, não faça isso sem ter um bom planejamento.

Se você tentar demais, as chances são de não conseguir tudo. Imagine que a qualidade vai sofrer e ainda, se tornará muito desmotivador para você e sua equipe. Primeiramente, seja realista e tenha os pés firmes no chão. Não é bom criar um calendário fantástico de eventos de marketing, se você sabe que vai ter falta de pessoal devido a imprevistos.

Passo 8 – Faça uma declaração pública

Compartilhar seu plano de marketing com sua equipe (e parceiros também!) é uma ótima maneira de ajudá-lo a continuar no curso. É muito fácil. Apenas prenda na parede. Na sala de reuniões ou na cozinha, talvez?

Apenas certifique-se de que você e sua equipe vejam o número de horas por dia que devem ser dedicados a isso. Além disso, você será mais propenso a ter sucesso no seu feito.

Passo 9 – Mantenha-se em curso

Você administra um negócio na área da beleza. Por isso, tem muitas chamadas conflitantes no seu tempo e, obviamente, tem de resolver todas.

A coisa mais difícil é fazer, é encontrar tempo para investir no seu negócio. Não desista mesmo que veja o quão difícil é. Seguindo todos esses passos pode ter certeza de que o crescimento do seu salão de beleza ou barbearia será seguirá os sonhos que você sempre teve para ele.

Passo 10 – Conte com a tecnologia

Como já mencionamos lá em cima, utilizar as redes sociais para divulgar seu negócio é uma das opções. Mas, existem outras formas de utilizar a tecnologia a seu favor, e elas devem estar dentro do plano de marketing do seu salão de beleza ou barbearia.

Como ter um sistema completo que ajude não apenas a fazer o marketing, mas também a gerenciar todo seu negócio, por exemplo. Imagine que você terá muito mais tempo para pensar em estratégias de divulgação se não precisar “quebrar a cabeça” com outros processos gerenciais.

Já que está aqui, que tal conhecer os recursos do Aplicativo da Belasis? Então dá uma olhada:

Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos

Recursos específicos da agenda você encontra aqui.

Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.

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