A melhor estratégia para o salão de beleza e o passo mais importante no marketing é descobrir quem é seu público-alvo.

Dessa forma, é possível determinar porque eles escolheriam visitar seu estabelecimento ao invés do concorrente.

Não só é mais eficiente e econômico para atingir um nicho de público,

 mas você também estará mais preparado para falar diretamente com quem interessa se restringir seu foco a um determinado grupo de pessoas. 

Logo, concentrar seus esforços em algo específico não significa que você esteja excluindo aqueles que não encaixam em seu mercado-alvo. 

Você está simplesmente criando uma mensagem que agrada aos clientes que visitam seu salão de beleza frequentemente e trazem mais lucratividade.

Comece com sua clientela existente

Ao pensar sobre o público-alvo, um lugar fácil para começar é com sua clientela existente. 

Quem são seus clientes atuais e por que eles escolhem ir ao seu salão? 

Se você tem uma clientela diversificada, que tipos de pessoas trazem a maior quantidade e rentabilidade aos negócios? 

Procure por características comuns entre seus clientes atuais – especialmente aqueles que trazem lucro.

Dessa forma, você terá uma compreensão muito melhor dos tipos de pessoas que você quer ver mais em seu estabelecimento.

Determine o que torna seu salão exclusivo

Agora que você tem uma boa ideia de seus atuais clientes, pense em seu salão de beleza e no que o diferencia. 

Como mencionado anteriormente, não há problema em tentar alcançar vários tipos de pessoas, mas seu estabelecimento não deve se projetar para todos. 

Qual é a experiência que você oferece e quem provavelmente será atraído por essa experiência? 

Que problemas você resolve para as pessoas e quem pode estar procurando seu salão de beleza como a resposta? 

Por que o seu estabelecimento é diferente dos outros? 

É um desafio vender a sua marca se você não sabe o que faz você diferente! 

Escolha dados demográficos para segmentar

Aqui está uma lista de perguntas para ajudar você a avaliar seu público-alvo.

 Ao responder a essas perguntas, você terá uma compreensão maior sobre os tipos de pessoas que está tentando alcançar.

  • Qual a idade do seu público-alvo?
  • Eles são homens ou mulheres?
  • Qual é o nível de renda?
  • Qual é o nível de escolaridade?
  • Eles têm uma origem étnica comum?

Além da demografia do seu público, considere as características mais pessoais, como:

  • Atitudes;
  • Valores;
  • Estilo de vida;
  • Interesses.

Pergunte a si próprio: “Como o meu salão se encaixa no estilo de vida de alguém?”

Eles estão ao ar livre e preferem produtos orgânicos ou apreciam uma experiência mais glamourosa? 

Os dados demográficos e as características pessoais podem ajudar a determinar coisas como os tipos de produtos de varejo que você oferece, como definir seus preços e qual linguagem usar para se conectar.

Conte sua história

Depois de identificar o seu público-alvo e determinar o que eles querem e precisam, você está pronto para a parte divertida. 

Agora é hora de contar sua história.

À medida que seu salão de beleza evolui e você cresce ao longo do tempo, seu público-alvo pode mudar. 

Então faça o seu melhor para chegar à frente, sempre pensando em quem você quer ver mais em seu estabelecimento.

Encontrar o seu mercado-alvo de salões de beleza é um passo importante na formulação de um plano adequado para o seu negócio.

Cada salão foca em um determinado grupo demográfico, seja baseado em gênero, preço ou tipo de estilo de cabelo.

Somente identificando quem são seus clientes em potencial e concentrando-se em suas necessidades e exigências, seu salão pode ter sucesso.

Existem três grupos de definição de mercado alvo:

  • Posicionamento;
  • Alvo;
  • Segmentação.

Simplesmente configurar seu negócio e esperar atrair clientes sem esse tipo de planejamento não é uma estratégia positiva e é improvável que funcione.

Depois de ter criado o seu mercado-alvo de salões de beleza, deve-se direcionar tanto a estratégia, quanto o marketing, incluindo a experiência do cliente com produtos ou serviços.

Formular um plano de marketing de salão adequado para identificar e atender a um determinado grupo demográfico ajudará você a estabelecer melhor seu negócio. 

Ele pode ajudá-lo a afastar seus concorrentes no que geralmente é um mercado lotado e estabelecer uma marca, junto a uma identidade para o seu estabelecimento.

Aqui podemos ver como se pode identificar os possíveis dados demográficos do seu salão e refinar o mercado-alvo.

Principais elementos que definem o seus clientes:

  • Localização;
  • Renda;
  • Gênero;
  • Sensibilidade ao preço;
  • Educação;
  • Estilo de vida;
  • Valores;
  • Benefícios procurados;
  • Comportamento;
  • Motivação.

Sua localização geográfica

É importante para qualquer empresa entender a região em que está baseada.

Então, quando se trata de definir uma estratégia de marketing para o salão de cabeleireiro, barbearia ou esmalteria é vital que você realize a pesquisa correta para ajudá-lo a realizar uma análise de mercado profunda.

Como parte da pesquisa, você precisa entender quem são seus clientes e a melhor maneira de atender às necessidades deles. 

Um passo importante para fazer isso é avaliar a área em que seu salão se baseia.

Certificar-se de escolher o local certo para o seu negócio é a coisa mais importante, em vez de tentar encaixar seu mercado-alvo em torno do local errado.

Dê uma olhada no tipo de moradia na área e qual é a faixa de preço para comprar ou alugar um imóvel na área.

Isso lhe dará uma ideia razoável do tipo de demografia e quais são os níveis de rendimento de sua disposição.

Também é uma boa ideia visitar outros estabelecimentos locais para avaliar os pontos de vista e os hábitos dos clientes em potencial. 

Tudo isso irá ajudá-lo a formular um plano de negócios que dará ao seu salão o ponto de partida para o sucesso.

Se sua empresa estiver localizada em uma importante rota de transporte usada por pedestres e outros, você poderá se beneficiar de uma presença visível.

Por exemplo, um mercado-alvo interessante seria profissionais que trabalham por perto.

Então, se o seu salão de beleza está localizado em um ambiente no centro da cidade, pode-se esperar que muitos desse tipo de cliente passem por lá e, potencialmente, se sintam tentados a visita-lo.

Por outro lado, se a sua empresa estiver localizada em um bairro tranquilo, você não poderá contar com grandes volumes de comércio de passagem e precisará adotar outras estratégias de marketing.

Segmentação

Segmentar o gênero certo para o seu salão de beleza é outro passo em ser bem sucedido.

Embora a maioria dos salões e esmalterias provavelmente se considerem uma fonte de serviços para as mulheres, há uma parcela significativa de mercado a ser conquistada apelando aos homens também, além, é claro, das barbearias.

Além disso, os salões de beleza unissex se saem muito bem em muitos lugares, em grande parte porque seus proprietários entendem como responder às necessidades de seus clientes.

Identificar qual gênero ou sexo você deseja atender é uma parte importante de determinar o seu mercado-alvo. 

Isso afetará tudo, desde a configuração de orçamentos, o tipo de equipe que você emprega, até o equipamento adicional de estoque e estilo que você precisará.

É claro que há sempre potencial para tentar apelar para mais de um mercado-alvo relacionado a gênero.

No entanto, no início, é uma boa ideia concentrar-se em um grupo demográfico e na prestação de serviços para atender às suas necessidades.

Estilo e faixa etária

Outra parte importante da realização de uma análise de mercado é decidir sobre que estilo de cabelo você vai oferecer.

Isso pode ser baseado nos dados demográficos da área em que você está configurando.

Por exemplo, se houver uma grande população de indivíduos com cabelo afro, isso pode significar que você deva pensar em oferecer serviços com base nos nesse tipo de cabelo, como hidratações específicas, alisamento e tranças.

Se a idade média dos indivíduos da área estiver na faixa sênior, será necessária uma abordagem mais “madura” do estilo.

Da mesma forma, se a demografia local é dominada por jovens com abundância de renda disponível, então é necessária uma abordagem mais consciente da moda.

Faixa de preço para o seu salão

Existem três tipos diferentes de classificação de modelos de preço que você deve direcionar ao seu salão para:

  • Prêmio;
  • Baixo custo;
  • Valor.

Os preços que você cobra são centrais para todo o serviço que você fornece como um negócio. 

Então, os preços precisam ser definidos de acordo com a região, sexo e estilos preferidos de seus clientes.

Dessa forma, eles precisam ser estabelecidos em um nível apropriado para que seus clientes possam pagar por eles.

Isso também ajuda a equilibrar suas necessidades orçamentárias e suas margens de lucro.

Além disso, o preço é geralmente uma das primeiras coisas que um cliente em potencial não conhece.

Áreas de baixa renda exigirão preços mais baixos, caso contrário, os clientes simplesmente evitarão seu salão.

Da mesma forma, em áreas mais prósperas, os clientes em potencial precisam sentir que estão recebendo algo que agrega valor ao dinheiro que estão gastando.

A maneira como você define seus preços dependerá da precisão com que você mediu seu mercado-alvo. 

Certamente, também será um fator central na forma como os clientes em potencial visualizam seu salão.

Além disso, é o que determinará se eles se tornarão regulares ou não. 

Pode ser difícil mudar a percepção dos clientes depois de definido um conceito sobre seu estabelecimento.

A tecnologia a seu favor

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