Como fazer postagens para o seu salão de beleza e barbearia no Instagram

Usar mídias visuais é um excelente método para fazer com que seu trabalho seja conhecido. Elas interligam o estabelecimento aos clientes, mostrando às pessoas algo que as interesse e com os quais tenham identificação. Uma dessas redes é o Instagram.

Porém em um mundo bombardeado por informações pode ser difícil escolher qual a mais viável para expor seu salão de beleza e barbearia.

A internet fornece diversas opções, mas aqui abordaremos especificamente o aplicativo Instagram, porque ele requer pouco tempo de administração, baixo custo e tem um bom retorno do público.

O Instagram é uma rede social que vem apresentando grande potencial de crescimento. Seus números de usuários têm aumentado consideravelmente a cada ano, sendo incentivados a constantemente publicar mídias de seus cotidianos.

Com o uso de hashtags em suas legendas, tornou prático o ato de buscar por assuntos preferidos. Isso favorece imensamente os negócios (principalmente os que envolvem estética), que as usam para alcançar mais pessoas.

Como tornar eficaz sua página no Instagram

O Instagram pode ter um efeito de marketing ótimo, sendo um diferencial muito favorável a seu negócio. Mas para que tenha o efeito desejado, há algumas instruções que podem ajudá-lo.

Para que sua divulgação seja eficaz, vamos exemplificar métodos e formas de alcançar de forma abrangente o público-alvo, gerando maior engajamento e repercussão sobre seu salão.

Crie um perfil para o salão

Pode parecer uma dica simplória, mas na realidade escolher bem o nome de usuário, sua descrição e a foto de perfil, é essencial para o início de uma boa página.

Seja cauteloso para que os campos citados não fujam de seu objetivo, se estendam, ou tragam informações divergentes. É importante que sejam objetivos, atraentes e criativos. Afinal, é a partir deles que novos indivíduos poderão conhecer seu estabelecimento e seus clientes poderão encontrar e se atualizarem sobre seus serviços.

Crie conteúdos educativos para seus clientes

Isto funciona bem como um diferencial para destacar seu negócio, pense em conteúdos que ajudem seus clientes, desta forma gera-se credibilidade para o salão. Além de criar um vínculo que faz com que seu perfil sempre receba visitações em busca de novas informações, que podem ser dicas úteis de cuidados, produtos de beleza e saúde. Além disso você pode fornecer estatísticas relacionadas ao setor de beleza.

Promova seu perfil e faça impulsionamento

Utilize de outras redes sociais para divulgar o seu perfil, como Facebook e Twitter. Além de anunciar nelas, é possível vinculá-las às suas publicações, atingindo vários públicos em uma só postagem.

Fale com os clientes que frequentam o salão e espalhe por ele, seja com adesivos ou panfletos, as informações de seu perfil no Instagram, assim seu público saberá como encontrá-lo.

Para divulgar a página virtualmente faça impulsionamento. Essa ferramenta do aplicativo permite que com um baixo investimento financeiro na plataforma seja possível fazer com que suas publicações atinjam um maior número de usuários.

Envolva seu cotidiano

No perfil, promova seu trabalho, divulgando todos os serviços que você presta, mas também seja interativo. Use a rede para contar a história do seu negócio e como é o cotidiano do estabelecimento. Mostre os eventos dos quais participam e os serviços sendo executados. Busque com tudo isso humanizar a marca e torná-la mais atrativa.

Também é importante criar um ambiente de comunidade para maior identificação com seus seguidores. Integre todo corpo de funcionários e clientes – com muito respeito e descontração – nas suas publicações.

Para isso, divulgue seus colaboradores, mostrando os serviços que eles realizam de forma positiva. Ao mesmo tempo, envolva sua freguesia, respostando eventos (com autorização) que eles frequentarão após a realização dos serviços. Você pode utilizar seus depoimentos sobre a experiência de frequentar seu espaço e a satisfação com as funções prestadas.

Mostre aos espectadores os produtos usados no estabelecimento, quais benefícios eles trazem e como são aplicados, mas se atente para não tornar a propaganda excessiva.

Utilize imagens com qualidade

Primeiramente, só use imagens verídicas. A melhor forma de cativar novos clientes é sendo honesto sobre o que pode oferecer. Em suas publicações sempre tente extrair uma boa qualidade de imagem, tendo iluminação e filtros favoráveis.

Ao montar o contexto em que elas aparecem seja criativo e emotivo. Envolva seus seguidores, com cenários e imagens inusitadas, que tragam emoção e espontaneidade, tente sair do senso comum, porém sem fugir do objetivo central.

Um tipo de publicação que costuma atrair muitos seguidores são as conhecidas como “antes e depois”, onde se pode mostrar como seu trabalho possui um diferencial.

Utilize legendas atrativas e hashtags eficientes

As legendas ambientalizam as imagens, portanto é importante que sejam criativas e curtas possibilitando que os usuários leiam enquanto passam a imagem.

Elas podem conter a descrição da imagem, uma enquete, incentivos, explicações sucintas, conteúdo humorístico, hashtags, entre outras funções que você considerar mais apropriadas.

As hashtags são de suma importância nas legendas, elas representam filtros, marcadores que ajudam as pessoas a encontrar um dado conteúdo.

Para saber quais usar pesquise e analise as que obtiveram maior engajamento (curtidas e comentários). Se possível, crie uma específica (evite um grande número de palavras para não confundir os usuários) e divulgue para seus clientes, para que haja uma interação única referente ao seu salão.

No geral, em suas legendas use poucas hashtags, que sejam claras, objetivas e, principalmente, condizentes com a imagem. Em cada mídia postada é importante pensar como será possível gerar interação com seu público.

Tenha cuidado com o conteúdo

Atente-se para excessos, evite ser propagandista demais ou exagerar em legendas ou publicações. Tudo precisa ter um bom equilíbrio para ser um perfil convidativo.

Não partilhe conteúdos que possam representar algum tipo de estereótipos ou preconceitos. Os posts de interação, sejam eles humorísticos ou para conhecimento, devem apresentar essencialmente como você pretende que seus clientes vejam sua marca.

Realize promoções

Conteúdos promocionais são ótimos para atrair clientes e aumentar a visibilidade. Busque criar promoções, sorteios e outras formas de interação que chamem a atenção e conquistem novos públicos, premiando quem participar com serviços ou produtos.

Lembre-se de ter como regra que sigam seu perfil, curtam a publicação e interajam nos comentários, assim seu engajamento será maior e haverá mais destaque.

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Interaja com seus clientes

Faça reposts de imagens postadas com seu trabalho – para isso existe alguns aplicativos especializados. Crie legendas que gere interesse e interatividade, fazendo perguntas e respondendo a comentários.

Certifique-se que seu salão fornece atenção a seus seguidores, valorizando-os e fornecendo conteúdos exclusivos. Monitore as fotos que seu negócio é mencionado, interagindo com elas sempre.

Por fim, como já citamos, convide e incentive seus seguidores a usarem suas hashtags.

Crie conteúdos com humor

Imagens que alegrem seus seguidores são uma boa maneira de mostrar que seu negócio tem um ar descontraído e relaxante, além de gerar boa interatividade no seu perfil e serem umas das mais preferidas pelos usuários do Instagram, podendo, portanto, atingir um número de público muito abrangente.

Varie a mídia utilizada

Utilizar sempre o mesmo estilo de mídia pode tornar seu perfil, desinteressante. Para evitar isto, varie entre publicações com fotos, vídeos, usando o recurso Stories, faça lives, salve vídeos no IGTV. Enfim, tente usufruir ao máximo de todo potencial que o Instagram oferta aos seus usuários.

Use cores chamativas

Segundo algumas pesquisas, cores chamativas podem gerar mais curtidas e interação, do que tons pastéis. Então procure ousar nas cores e buscar alternativas diferentes do tradicional em suas imagens, com o cuidado de ainda assim ter uma estética bonita e que seja condizente.

Atualize o conteúdo com frequência

É de extrema importância que sua página tenha postagens com uma certa frequência, tendo conteúdo envolvente e recente.

Use citações de personagens influentes (celebridades ou experts) com quem seu público tenha identificação. Para despertar interesse, faça recomendações e comentários positivos aos seus clientes, informe sobre eventos, crie notas sobre os horários de funcionamento. Enfim, há uma diversidade bem extensa de conteúdos a serem gerados, procure utilizar todos que lhe for favorável.

Adicione localização

Com a localização do seu salão, além das pessoas admirarem a foto e o trabalho, elas podem saber onde se encontra o salão, facilitando assim que novos clientes cheguem até você.

Mostre o diferencial do seu negócio

Se o salão tem algo incomum, explore isso. Por exemplo, se o ambiente permite a entrada de animais de estimação, divulgue a ideia. Se você oferece cursos, exponha o que as pessoas aprenderão nele. Desta forma é possível que pessoas que buscam por particularidades enxerguem maior potencial em seu salão.

Conteúdo

Como vimos é possível ter diversos tipos de conteúdo em sua página. Mas por diversas vezes ser dono de um negócio e gerenciar uma página pode ser extremamente desgastante.

Para auxiliar a gerar assuntos a serem publicados existem diversas plataformas no mercado com uma série de produtos deste segmento disponíveis para uso imediato. Entre eles, a ferramenta da Belasis, que pode tornar esse processo mais eficaz e ágil.

É possível conhecer o funcionamento do site experimentando-o gratuitamente  clicando aqui. Assim poderá testar se os benefícios oferecidos por ele condizem com sua necessidade.

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