Como ter uma recepção eficiente no meu salão de beleza?

O caos na recepção do salão de beleza ou barbearia acaba com a vibração relaxante e acolhedora que você deseja para o seu salão. E a ineficiência pode prejudicar seus negócios e perder dinheiro.

A recepção é o primeiro ponto de contato, que define a conversa com seus clientes. Com mais de 63 mil de empreendimentos na área da beleza no Brasil, os clientes têm muitas opções para encontrar seus serviços de cabeleireiro. Por isso, proporcionar a todos os clientes uma experiência positiva é importante para manter os negócios e aumentar o fluxo de pessoas no seu salão.

Interações positivas com a equipe da recepção durante a visita podem inspirar os clientes a comprar mais produtos e marcar agendamentos de acompanhamento, o que aumenta seus resultados.

Se você precisa de uma recepção eficiente, considere estas maneiras de melhorar a eficiência e aprimorar a experiência do cliente para que eles voltem e obtenham mais serviços.

Escolha a pessoa certa

A contratação de funcionários do salão com fortes habilidades interpessoais e um comportamento calmo ajuda a sua recepção a funcionar sem problemas. Como a recepcionista é a primeira pessoa com quem seus clientes interagem, você quer que seja uma experiência acolhedora, certo? Alguém que se cansa facilmente quando seu salão está movimentado pode fazer com que seus clientes se sintam apressados.

Você também quer alguém que possa fazer várias tarefas ao mesmo tempo, não é mesmo? Se sua recepcionista consegue atender o telefone, fazer o check-in dos clientes, atender os clientes que estão prontos para pagar e ainda responder aos profissionais com perguntas sobre a agenda, tudo ao mesmo, acredite, você encontrou a recepcionista ideal! Por isso, a importância de lidar com essas pessoas com calma e eficiência, assim melhora a experiência do cliente e mantém as coisas em movimento.

Crie procedimentos consistentes

Faça listas de verificação que descrevam os procedimentos dos diferentes serviços para os funcionários da recepção. Falar com consistência oferece a seus clientes a mesma experiência cada vez que eles chegam, o que melhora o  atendimento ao cliente .

Essas rotinas definidas também garantem que sua equipe conclua as tarefas completamente. Perder etapas ou ignorar parte do processo de vendas ou check-in custa mais tempo, pois será necessário corrigir os erros depois. Uma lista de verificação por escrito fornece uma referência para os profissionais, para que eles não precisem parar e pedir ajuda..

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Treine quem estará na recepção do seu salão de beleza

Em vez de lançar suas recepcionistas no trabalho, desenvolva um programa de treinamento completo, assim você garante que eles entendam seus deveres. Treine-os nos procedimentos passo a passo para lidar com todos os deveres que eles têm.

O treinamento também é um bom momento para enfatizar a importância de interações positivas com os clientes. Trabalhe na promoção  de serviços complementares sem parecer muito agressivo. Pratique o tratamento de situações difíceis, como clientes insatisfeitos ou ainda um ambiente de recepção ocupado, com várias situações que exigem atenção.

Um treinamento eficaz prepara quem está na sua recepção para o trabalho. Ou seja, é possível ter certeza que eles estão mais aptos a lidar com diversas situações de forma eficiente e profissional para incentivar os clientes a voltar.

Invista em software para o seu salão de recepção

Um software eficaz para o salão de beleza permite que sua recepcionista reserve facilmente agendamentos, faça check-in e processe pagamentos . O melhor software de recepção de salão integra-se a sua agenda online e lembretes automáticos.

Ter um sistema que lida com tudo e se integra sem problemas, como o da Belasis, economiza tempo da equipe. Assim eles não precisam alternar entre programas ou lidar com as coisas manualmente. Ele também cria uma experiência perfeita para os clientes e permite que a equipe da recepção forneça uma experiência positiva.

Organize seu salão de beleza

O uso eficiente do espaço e o fácil acesso às ferramentas ajudam a equipe da recepção a trabalham de maneira otimizada. Tenha um balcão ou mesa organizada na sua recepção do salão de beleza para melhorar a eficiência. Mantenha os materiais de referência e as listas de verificação longe da visão do cliente, mas facilmente visíveis ou acessíveis à sua recepcionista.

Guarde facilmente os produtos de estoque, material de escritório e outros itens necessários para a sua recepcionista. Gavetas ou prateleiras abaixo da mesa funcionam bem para facilitar a acessibilidade com a organização.

Dê atenção a todos os clientes 

Criar uma conexão pessoal assim que um cliente entra pela porta, eleva a experiência do salão. Os clientes querem uma experiência relaxante quando chegam ao seu estabelecimento. Ser ignorado ou ver uma recepcionista frenética tentar equilibrar várias tarefas não cria essa sensação relaxante.

Treine sua recepcionista para cumprimentar cada cliente com um sorriso, atitude positiva e tom de voz agradável. É tentador atender telefonemas quando eles chegam, mas atender clientes no salão primeiro melhora a experiência e mostra a eles que eles são sua prioridade.

Focar as pessoas à sua frente também melhora a eficiência. A interrupção do check-in no meio para atender uma ligação interrompe o fluxo. Isso pode fazer com que o processo demore mais tempo do que o necessário.

recurso de agendamento online

Tenha a opção de agendamento online e confirmação automática

O agendamento online  permite que seus clientes marquem seus horários por conta própria, de acordo com  necessidade. Muitos apreciam esta opção. Isso também economiza o tempo da equipe que está na recepção do seu salão de beleza, porque eles não precisam atender tantas chamadas para agendar compromissos, o que pode afastá-los dos clientes em seu salão.

Tenha também a confirmação de agendamentos de maneira automatizadas, através de mensagens de SMS ou WhatsApp. Assim sua recepcionista pode se concentrar nas tarefas do salão e nos clientes que fazem check-in, em vez de encontrar tempo para ligar e confirmar manualmente os próximos compromissos.

Tenha alguém para as tarefas administrativas

O telefone tocando interrompe as interações pessoais que os clientes mantêm com sua equipe. Mas, ignorar as chamadas telefônicas para interagir com os clientes no salão pode recusar compromissos em potencial.

Uma solução é ter um assistente administrativo em outro espaço para atender telefonemas e lidar com outras tarefas administrativas. Para facilitar esse processo, voltamos a ideia de ter um sistema que ajude a gerenciar seu negócio. Essa pessoa pode gerir tudo através alguns cliques, incluindo relatórios financeiros, estoque ou em outras tarefas.

Logo, sua recepcionista pode se concentrar em ter interações pessoais positivas com os clientes. Essa opção também elimina o frustrante toque sem parar quando a recepcionista está ocupada.

Simplifique o seu salão de cabeleireiro

Avalie sua situação e procedimentos atuais da recepção para então ver quais alterações você precisa fazer. Pequenas alterações em seu treinamento, organização, software e procedimentos podem melhorar a eficiência operacional e criar uma melhor experiência para o cliente.

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