Conheça sobre marketing pessoal e aumente a relevância do seu negócio

Você já deve ter ouvido falar muito sobre brand, branding e a importância da marca. Mas afinal o que são eles e como se relacionam com o marketing pessoal dos profissionais do seu salão de beleza?

Confere aqui porque vamos explicar tudinho para você e dar dicas super simples de como melhorar seu marketing pessoal e até mesmo aumentar a relevância da marca do seu salão através dessas dicas.      

O que é a marca ou brand

Certamente você ouviu falar sobre brand, marca e tantos outros termos relacionados ao marketing. Brand ou marca é o nome do seu negócio, assim como Samsung, Gucci e tantas outras. Sendo assim, você também tem uma marca e deve cuidar dela, já que tornar uma marca popular e bem-vista não é uma tarefa fácil.

Não importa se você é a Barbearia do João ou o Salão da Ana, essa é sua marca e você seus profissionais precisam “se vender” como ela. Por isso a importância de trabalhar o marketing pessoal de cada um.

A criação da marca 

Muitas vezes logos são constituídos de duas partes, o logotipo, ou seja a parte escrita e a logomarca, que é o símbolo ou desenho da marca. Mas fique atento, não é necessário que existam os dois elementos. Se seu salão tem apenas um logotipo, com uma fonte tipográfica escolhida por você, essa já é sua marca.

Muito embora pouco se mencione a respeito disso, ele é o primeiro item de seu patrimônio, e todo o investimento feito em publicidade recai então sobre ele aumentando seu valor. Portanto, se você tem uma marca, valorize-a e faça-a ser vista, seja através de cartões de visita (você pode contribuir com o meio-ambiente através de cartões digitais interativos enviando a seus clientes através do WhatsApp), ou utilizando imagens em panfletos e flyers promocionais e quem sabe até em folders, se você fizer procedimentos inéditos em sua região.

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Os diferenciais da marca

A verdade é que atualmente, devido à grande concorrência entre as marcas é necessário ao profissional estar atento à todo e qualquer detalhe que possa fazer diferença, e nessa parte entram os chamados “diferenciais competitivos”.

Gerar diferenciais não é uma tarefa fácil, você deve estar atento à concorrência e novas tendências para assim implementar diferenciais. Um pequeno exemplo disso são os chamados atendimentos VIPs. Os diferenciais podem ser cobrados, ou não, e visam chamar a atenção de um público para uma determinada marca, atingindo até mesmo nichos diferentes.

Sendo assim, se você tem uma certa competitividade em sua região, incluindo a área de atendimento. Por isso, busque conhecer mais sobre a concorrência e criar diferenciais. Que tal um agendamento online por exemplo?

 A “cara” da marca 

Qual é a “cara” de uma marca? Se em marcas de alta moda são selecionadas “caras” de marca anualmente, como Kristen Stewart, Henry Cavill e outros artistas, no seu salão ou estabelecimento de beleza, você é a “cara” da marca.

O sucesso de um negócio está diretamente ligado à capacidade de colocar-se no lugar do cliente, portanto você deve ter em mente que você deve estar sempre alinhado em relação ao que você vende, caso contrário, os potenciais clientes poderão pensar que em seu estabelecimento não encontrarão o atendimento desejado por eles, e é aí que entra o marketing pessoal.

O marketing pessoal é constituído por vários critérios que, atuando em conjunto, constituirão por si só um de seus maiores diferenciais.

Sendo assim, a primeira coisa a ser observada é sua imagem. Você está vendendo um produto ligado à beleza e às tendências, logo você deve estar em consonância com os produtos que vende, ainda que isso possa parecer insignificante.

Mas só a imagem basta? JAMAIS. A imagem é só a primeira impressão, ela atrai o seu cliente mas ela não o torna fiel. Existem pessoas que vão ao salão toda semana apenas pelo convívio com os funcionários do salão, já que afirmam que é uma terapia para elas.

Temos então a segunda qualidade essencial no marketing pessoal, a forma de tratar os clientes e dentro dessa encontram-se várias outras…

Discrição 

Muitas vezes ouvimos pessoas falarem que estabelecimentos de beleza são locais de fofoca, mas afinal, são mesmo? A diferença aqui reside na ética profissional.

É importante que o profissional saiba que quando um cliente vai até lá e fala sobre sua vida particular, ele não quer ser alvo de fofocas. Clientes em sua maioria consideram os profissionais de beleza como confidentes, e falam ali sobre seus problemas e sua vida pessoal. Isso ocorre porque sentem-se tão à vontade devido ao relaxamento que os procedimentos relacionados à beleza proporcionam que eles sentem-se em casa.

Existem pessoas que seu melhor amigo é o cabeleireiro, a manicure e a massagista. Sendo assim, mantenha-se alheio à qualquer tipo de fofoca que possa surgir. O sucesso de  um estabelecimento que lida com o público está em ouvir mais e falar menos, o que nos leva à:

Capacidade de Comunicação

Saber expressar-se é fundamental para o marketing pessoal. Muitas pessoas têm dificuldade em falar mas não é somente relacionada à isso a capacidade de comunicação.

A capacidade de comunicação está relacionada ao compreender a mensagem que escutamos e emitir uma mensagem ao outro, comunicar na verdade significa partilhar, tornar comum. Durante o processo de comunicação não hesite em perguntar quando não souber ou não compreender algo.

É melhor perguntar do que cometer erros posteriores por não compreender corretamente o que foi comunicado. A simples atitude de perguntar te leva à mais uma qualidade necessária ao marketing pessoal:

Humildade

Ser humilde é imprescindível no tratamento com os clientes, isso na verdade faz com que você se aproxime do cliente e conquiste sua confiança.

Por último, mas não menos importante temos a 

Criatividade e Simpatia

Discutir sobre ideias e ser criativo na resolução de problemas e conflitos é uma característica importante. Isso fará com que os clientes interajam com você e tornará seu estabelecimento um ambiente agradável e divertido. E quem não quer ficar bonito, se divertir e relaxar ao mesmo tempo? Todos esses aspectos são importantes para o seu marketing pessoal.

Mas, se lembre de que todos eles compõem uma

POSTURA PROFISSIONAL ADEQUADA

Essa é a principal parte do seu marketing pessoal. Sendo ético e profissional seus clientes encontrarão em seu estabelecimento o ambiente ideal para desfrutar de momentos de valorização da beleza e relaxamento.

Já que agora você já sabe e tudo isso, que tal criar diferenciais no seu estabelecimento? Se não sabe por onde começar, passa no site da Belasis e conheça o agendamento online. Aproveita e dá uma olhada nos outros benefícios do sistema nessa matéria aqui.

Você já conhece os recursos do Aplicativo da Belasis? Se ainda não, então dá uma olhada:

Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos

Recursos específicos da agenda você encontra aqui.

Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.

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