Conhecendo seu cliente – o segredo para aumentar as vendas

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Conhecer as necessidades, preferências e hábitos de seus clientes é o ingrediente secreto para aumentar as vendas na área da beleza. No entanto, como exatamente um cabeleireiro pode usar esse conhecimento para incentivar novos clientes a agendar novos horários no salão?

Conheça seus clientes habituais e clientes em potencial e aprenda como utilizar esse conhecimento para aumentar as vendas como nunca antes!

Por que vale a pena conhecer seu cliente?

Uma análise minuciosa das necessidades e comportamentos dos clientes oferece muitos conhecimentos valiosos que você pode usar de várias maneiras . Esta informação vai ajudar você:

  • Descobrir qual grupo de clientes aproveita seus serviços com mais frequência, quais tratamentos eles provavelmente escolherão;
  • Alcançar pessoas semelhantes aos seus clientes fiéis, com base nas preferências deles;
  • Aumentar as vendas entre os clientes atuais;
  • Reduzir significativamente o custo da publicidade alcançando seu público-alvo, potencialmente interessado em seus serviços;

Cada uma dessas áreas requer o uso de técnicas e ferramentas individuais, que serão explicadas mais adiante.

O que você deve saber sobre seus clientes? Onde você pode obter essas informações?

1. Dados contidos nos cartões do cliente

Uma das fontes mais óbvias de informações sobre seus clientes é o banco de dados de clientes, no entanto, não se concentre apenas no histórico de reservas – concentre-se em informações como:

  • como eles chegaram a sua empresa – isso ajudará você a saber quais tipos de anúncios funcionam melhor para você;
  • com o que o cliente trabalha – isso ajudará você a escolher os tratamentos certos, mas também fornecerá informações valiosas sobre o estilo de vida do cliente;
  • histórico de tratamentos – você saberá quais serviços mais lhes interessam e quais você pode recomendar;
  • compras de produtos – saber quais produtos seus clientes compram ajudarão a identificar outros produtos similares que você pode recomendar.

2. Informações adquiridas de uma conversa ou do comportamento de um cliente

A visita inicial do seu cliente ao salão é a oportunidade perfeita para conhecê-lo – faça perguntas relevantes durante o atendimento, durante toda a execução do procedimento e ao se despedir. É importante aproveitar cada uma dessas oportunidades para aprender o máximo possível sobre o cliente. Obviamente, isso deve ser feito de maneira sutil, portanto, não os bombardeie com perguntas. Nessas discussões, você pode reunir dois tipos de informações:

Sobre o cliente, seu estilo de vida e preferências

Geralmente é possível ler nas entrelinhas de conversas soltas que ocorrem durante uma visita ao seu salão, como quando um cliente:

  • informa sobre compras malucas, viagens exóticas etc. – há uma chance de que essa pessoa esteja interessada em um tratamento sofisticado,
  • descobriu o seu salão na academia ao lado – isso pode inspirá-lo a formar uma parceria com a outra empresa,
  • tem um trabalho estressante – eles podem estar interessados ​​em uma massagem relaxante ou qualquer outro tratamento relaxante,
  • tem um evento importante próximo, como um casamento – isso cria a oportunidade perfeita para oferecer um pacote especial de tratamentos pré-casamento, etc.

Em relação ao seu salão

Pergunte ao cliente:

  • Como eles descobriram sobre o seu negócio?
  • Eles viram suas postagens nas mídias sociais?
  • O que eles gostariam de ver no seu menu?
  • Eles tiveram problemas para encontrar o salão, agendar um horário online etc.?

Lembre-se de que o cliente visita sua empresa para buscar por um serviço, mas também para relaxar. Não exagere com uma infinidade de perguntas – conheça-as gradualmente!

No entanto, as chances são de que esses mesmos clientes possam ser atendidas por outro membro da equipe no futuro e qualquer nova informação deve ser salva imediatamente após a visita do cliente. A maneira mais conveniente de fazer isso é acrescentando essas informações ao seu sistema de gestão (que deve conter uma guia específica sobre seus clientes, é claro!), como o da Belasis, que guarda todas as informações sobre seus clientes online, para que você possa acessar de onde estiver.

Certifique-se de marcar até as informações mais minuciosas, como seu chá ou programa favorito. Na próxima vez que o cliente visitar sua empresa, prepare a bebida e pergunte sobre o episódio mais recente – eles apreciarão o fato de você ouvir o que eles dizem e, por sua vez, se tornarem seus clientes fiéis. E como consequência disso, você conseguirá aumentar suas vendas.

recurso de agendamento online

3. Estatísticas de mídia social

Sua experiência em trabalhar com clientes permite que você entenda e possa se familiarizar melhor com eles e suas necessidades – mas você sabia que o mesmo é possível através da mídia social? Obter informações durante o contato direto com o cliente é relativamente fácil, no entanto, quando se trata de mídias sociais, as coisas ficam técnicas.

É provável que você ou sua equipe publiquem fotos, ofertas, eventos e novos serviços do salão em várias plataformas de mídia social – mas como exatamente você sabe em que clientes estão interessados ? Em sites como o Facebook e o Instagram, é possível gerar informações analíticas em suas postagens – desde visualizações a atividades e comentários. Usando esses dados, você pode:

  • aprender o que interessa aos clientes – sem curtidas ou comentários significa que sua postagem teve pouco valor para eles;
  • lançar campanhas de marketing eficazes – uma postagem sobre um novo tratamento oferecido em seu salão que recebeu muitos “likes” ou comentários significa que os clientes acham isso desejável – então, comece a promovê-lo!

Se você estiver confiante, tente o recurso Audience Insights do Facebook, que fornece informações detalhadas sobre seus fãs, como sexo, idade, local, status do relacionamento e tipo de trabalho que eles fazem. Essas informações são extremamente valiosas, pois permitem criar anúncios mais baratos e combinar melhor o conteúdo com as preferências de seus destinatários.

4. Revendo o histórico de tratamento do cliente e a eficácia da campanha de marketing

Para obter uma imagem completa da popularidade de tratamentos individuais e da eficácia de campanhas promocionais selecionadas, vale a pena combinar os dados da Internet com as informações do seu sistema Belasis. Você pode verificar quais promoções têm mais interesse e quais tratamentos os clientes reservaram no passado.

Ao analisar esses dados, forme grupos de clientes com base neles. No seu sistema Belasis, crie grupos de clientes e, usando o recurso de mensagens, envie a eles ofertas de produtos ou serviços semelhantes aos adquiridos no passado, utilizando o recurso de campanhas. Conhecendo suas preferências e qual oferta funciona melhor para eles, você pode aumentar a eficácia de suas campanhas promocionais e sua receita.

Para clientes individuais que não se enquadram em nenhum grupo específico, seria recomendável criar ofertas personalizadas. Eles serão muito mais eficazes do que as mensagens em massa enviadas a todos.

Como a maioria dos especialistas, você provavelmente terá pouco tempo para examinar o registro de cada cliente, portanto, defina um limite para analisar pelo menos 2 a 3 clientes por dia.

Se você observar certos padrões entre grupos de clientes, considere usar a função Automação de Marketing – que envia mensagens de texto aos clientes com base nos últimos serviços realizados.

5. Feedback do cliente

A maioria dos funcionários do salão não leva em consideração que o feedback do cliente é uma fonte importante de informação. Qualquer opinião negativa é um sinal de que algo em sua empresa pode precisar de melhorias. Por sua vez, cada nota positiva incentiva outras pessoas a comprar seus produtos e serviços.

É importante reagir rapidamente aos comentários no seu salão, especialmente se for negativo. Você pode receber feedback dos clientes através de:

  • conversas diretas – embora nem sempre seja 100% verdade;
  • pesquisas anônimas no salão ou online;
  • monitorar opiniões publicadas em mídias sociais e fóruns da Internet – observe que as críticas negativas devem ser tratadas imediatamente, pois são visíveis para um grande número de clientes em potencial.

O sistema Belasis oferece um módulo de avaliações, onde cada cliente responde um questionário sobre o atendimentos dos seus profissionais e execução do seu serviço. Assim você consegue ter uma métrica muito mais acertiva na realização de campanhas para cada cliente.

O bom conhecimento de seus clientes ajuda a identificar quais ofertas, serviços e produtos seriam de interesse para eles , permitindo que você identifique efetivamente seus públicos-alvo com campanhas de marketing, que, por sua vez, aumentam as vendas. Os clientes gostam de se sentir bem e evitam perder tempo com coisas que não lhes interessam. Quanto melhor você conhecer seus clientes, mais chances de aumentar as vendas!

Links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza e aumentar suas vendas

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