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Instagram x Facebook: qual é a melhor publicidade?

Instagram x Facebook: qual é a melhor publicidade?

Já está nas redes sociais? Eu aposto que sim! Facebook? Instagram?

Está pensando em anunciar e está na dúvida?

Vamos zerar agora todas elas para você entender qual delas é a melhor, mas olha… a gente vai só te dar as dicas, o resto é você quem vai definir, já que você melhor do que ninguém conhece seu público.

Nós na Belasis sabemos que essa questão de marketing é um pouco chata, mas essencial para o seu negócio.

Por isso vamos te ensinar uns termos técnicos para você entender melhor o processo e também saber como anunciar e qual rede social é a mais indicada para você.

Vem com a gente!

Instagram ou Facebook?

A primeira coisa que você deve saber é que ambas são do Mark Zuckerberg.

Entretanto há muita, muita coisa a se considerar.

Ambas as plataformas utilizam o mesmo gerenciador de anúncios, mas vale dizer que a primeira coisa que você tem que fazer é definir seu nicho, como já dissemos neste outro post.

Como você define seu nicho? Simples!

Quem são seus clientes? Homens? Mulheres?

Quem você busca atingir? Qual a faixa etária deles?

Perguntas como essa são fundamentais para definir seu público-alvo.

Talvez você pense que o Facebook em uma análise inicial possa ser a melhor rede para anúncios, mas na prática não é bem assim.

Talvez o melhor seja o Instagram e essa primeira parte é crucial para tornar seu dinheiro bem investido quando o assunto é “ads”.

Muito embora o Facebook tenha mais usuários e seja mais antigo o Instagram é muito mais íntimo, digamos assim.

Ele depende de um número de telefone e também está crescendo rapidamente.

Muito mais rápido do que o Facebook tem avançado.

Mas vamos a alguns comparativos:

O Instagram tem 50,7% de mulheres contra 49,3% de homens e a principal faixa etária do público dessa rede social é de 18 a 34 anos que compreende nada mais nada menos do que 60% do público total

O Facebook?

Campeão em usuários ativos, 2,2 bilhões contra 800 milhões do Insta.

Achou que tinha mais mulheres?

Que nada… 56% de homens contra 44% de mulheres, mas a faixa etária continua bem parecida… 58% dos usuários tem entre 18 a 34 anos.

Qual das duas é melhor?

A verdade é que não há como dizer qual é a melhor.

São experiências completamente diferentes, e a forma de anúncios não são exceção, muito embora grandes especialistas afirmem que é pelo menos duas vezes melhor anunciar no Instagram do que no Facebook.

Provavelmente isso ocorra pois a maioria de usuários do facebook já está cansada de tanto marketing.

Mas vamos lá, algumas coisas a se considerar… você tem um website? Página no Facebook?

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O que exatamente você pretende?

Vender um produto? Um serviço? Deixar seu salão em evidência?

Tudo isso pode pesar na sua decisão final.

Anunciar no Instagram? Como?

Uma das maiores vantagens de anunciar no Instagram é que o público dessa rede é predominantemente visual e com maior poder aquisitivo, afirmam especialistas.

Nessa rede você dispões de anúncios de imagem única, em carrossel, vídeos e redireciona.

Entretanto, as funcionalidades dos anúncios variam segundo a modalidade escolhida.

Sei que deve estar na dúvida sobre modalidade mas te explico aqui.

O Instagram oferece três modalidades de anúncio: o anúncio no feed do instagram, o anúncio de lead, e o anúncio no stories.

Para entender melhor, se você anunciar no feed você pode optar entre imagem única, carrossel e vídeos.

O que é o feed? O feed é mais conhecido aqui no Brasil como página inicial.

Ele vai até seus temas preferidos e busca para você, colocando à sua disposição os temas que você mais busca.

De outro lado, se você anunciar no Stories, você só pode optar por imagem única ou vídeo.

Por último e não menos importante, tem o anúncio de lead, ou formulário de lead e você está se perguntando o que é isso, certo?

Geração de leads é um termo usado para descrever o registro de pessoas em um determinado serviço, ou seja, funciona basicamente como um cadastro de newsletter.

E como eu faço para anunciar no Facebook?

O Facebook atua sobre três importantes pilares: anúncios de vendas, impulsionamento de publicação e publicações sugeridas.

Se você quer vender um produto o ideal é um anúncio de vendas, afinal os demais servem para subscrições na página.

Vale dizer que se você tiver um marketing bem trabalhado em sua página do Facebook isso pode atrair mais clientes do que um anúncio de vendas, então como dissemos no começo, todas estas questões deverão ser avaliadas.

Um destaque que deve ser dado ao anúncios do Facebook é que seu anúncio de vendas pode ter como foco um objetivo específico, seja a venda de um produto, tráfego ou conversões em seu site.

Conversões em site? Cada termo difícil que tem aparecido né?

Não se preocupe porque a gente explica tudo.

Gerar conversão no site significa que você busca induzir o visitante do seu site a realizar uma determinada ação, como comprar um produto ou adquirir um serviço.

Vale a pena lembrar uma coisa, seus anúncios, mesmo no facebook devem ser otimizados para smartphones e tablets, isso é imprescindível, segundo os especialistas.

E sobre os custos? Quais os custos para anunciar?

Então… essa parte é um pouquinho mais complicada e por isso nós falamos sobre a definição do nicho, ou estabelecer o público-alvo.

O sucesso do seu anúncio depende basicamente disso.

Anunciar no Facebook e no Instagram é basicamente como um leilão e você fará isso dentro do gerenciador de anúncios.

Um anúncio no Facebook pode custar de 30 a 50 centavos por dia e tudo vai depender de como você conduz isso.

A primeira coisa é definir se para você é mais interessante o custo por clique (CPC) ou o custo por mil (CPM).

Os valores também dependerão do seu público-alvo, lembrando que quanto menor for a taxa de ação estimada, seja ela conversão no site, clique para o site, maior será o custo do seu anúncio.

Como isso funciona?

Na prática um público restrito implica em uma taxa de ação estimada mais baixa.

Nas duas plataformas a cobrança funciona da mesma forma, diária ou vitalícia.

Na diária você define quanto quer gastar, mas na maioria o gasto é de 4 a 20 reais para ambos, e no vitalício você pode optar em um orçamento maior por 15 dias por exemplo.

Lembrando que, por serem redes sociais com um número de participantes bem diferenciado o resultado pode ser bastante diferente.

Dica extra:

Se você já usa o Facebook e o Instagram e ainda não chegou no resultado esperado, não se preocupe!

Com o programa para salão de beleza da Belasis você pode fazer um marketing diferente e descomplicado.

Você pode usar SMS marketing para divulgar todas as suas campanhas e promoções.

Além disso, você pode ter um website personalizado para que os seus clientes possam acompanhar tudo o que acontece no seu salão.

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E aí, gostou das nossas dicas?

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