Como preparar o seu salão e barbearia para o final de ano

Chega o final de ano e muitos empresários ficam confusos ao preparar seu negócio para essa época. Quem é proprietário de um salão de beleza também passa por esse dilema.

Quando se trata de um empreendimento na área de estética, é comum aumentar o movimento. As pessoas procuram salões e clínicas para passar por uma série de tratamentos – afinal, todos querem melhorar o visual para o Natal e Ano Novo.

Nesse contexto, é primordial se planejar para atender a todos, aumentar a lucratividade e usufruir de uma série de benefícios. Para ajudar você, preparamos este guia com as melhores dicas para aproveitar o melhor do fim de ano.

O fim de ano no comércio

Quando chega o mês de novembro, o comércio inicia as preparações para receber mais clientes. É natural que a frequência de pessoas aumente, principalmente em alguns nichos.

Mesmo com a crise atual, estima-se que as vendas tenha um salto, com uma boa recuperação para vários setores. O segmento de beleza é um grande exemplo.

Com a retomada dos serviços, muitas pessoas buscam serviços estéticos para renovar o visual. Do mesmo modo, há vasta procura por tratamentos para melhorar o corpo, o rosto, o cabelo, etc.

Um salão de beleza recebe uma série de solicitações para procedimentos simples e mais apurados, desde o tradicional corte de cabelo até depilação, penteados, tintura, enfim. Com a necessidade de se preparar para o fim de ano, a demanda aumenta, por isso é essencial colocar um bom planejamento em prática.

Mas, como se planejar para o fim de ano?

A organização é o primeiro passo para deixar seu comércio pronto para o fim de ano. Não adianta pensar em implementar várias coisas se no atual cenário há melhorias a fazer.

Sendo assim, vale observar como está a situação atual de sua empresa antes de pensar em estratégias mais direcionadas. Em todo caso, essa análise deve ser realizada o quanto antes. Projeção demanda tempo, lembre-se disso.

Caso seja o primeiro final de ano de seu salão, é importante causar uma boa impressão nos clientes, para que eles possam usufruir de muitos benefícios. Mais do que uma decoração temática, o atendimento excelente é essencial.

Lembre-se que as vendas de fim de ano podem alavancar uma possível parceria para o próximo ano. De modo geral, fidelizar um cliente nesse período vai gerar ganhos futuros para o seu empreendimento.

Em todo caso, é primordial fazer um investimento para deixar o salão pronto. Se você está disposto a conhecer as melhores alternativas, preparamos ótimas dicas.

Fazer uma linda decoração temática

O grande plus das festas de fim de ano no comércio é a decoração temática. É tradição preparar qualquer empreendimento para as comemorações de Natal e Ano Novo, deixando cada cantinho com um toque diferente.

Sendo assim, vale pensar em maneiras para deixar o cenário todo decorado, seja com luzes, com uma linda árvore, com ornamentos típicos dessa época, com mensagens de boas novas, enfim.

Tente adaptar a decoração de acordo com o estilo do seu salão de beleza, com certeza os clientes vão amar!

Treinar os funcionários

Os profissionais são os grandes responsáveis pelo atendimento aos clientes, desde o primeiro contato até o procedimento em si. Por isso, a equipe deve estar bem afiada para receber a todos, visando uma experiência surpreendente e a fidelização.

Sendo assim, o proprietário precisa investir na qualificação dos funcionários o quanto antes. Isso vale para profissionais contratados, freelancer, temporários, enfim.

Um funcionário treinado atende mais rápido, de forma competente, visando sempre o bem-estar do cliente. E, quanto mais se destacar e atender, mais alto é sua comissão.

Ficar de olho nas tendências

Preparar o seu salão de beleza para o final de ano significa também focar nas tendências. Uma vantagem do empreendimento é apresentar novidades aos clientes, que podem aproveitá-las durante essa época.

Por isso, tente implementar cortes da moda, tratamentos que estão em alta no mercado, entre outras tendências que chamem atenção. Além de um diferencial, ainda destaca seu salão em relação à concorrência.

Incrementar o estoque

Um salão de beleza costuma ter gasto diário de muitos produtos, dos mais básicos aos específicos. Então, já que o movimento será maior, aumente também a compre de insumos.

O mesmo vale para as ferramentas utilizadas no dia a dia, como tesouras, pentes, escovas, entre outros acessórios. Uma gestão inteligente de estoque evita problemas e garante um bom atendimento aos clientes.

Divulgar nas redes sociais

Não se esqueça de usar as redes sociais para fazer as divulgações das novidades do seu salão. O fim de ano é propenso para lançar, além das tendências, uma série de ofertas e promoções.

Faça campanhas direcionadas, mostre quais são as novidades, entre outras estratégias para conquistar os clientes. Além disso, informe aos clientes quais são os dias e horários de funcionamento nessa época. Em geral, é comum atender em finais de semana ou em mais horários em relação a dias normais.

Agendamento e pagamento online

Facilite a rotina e o trabalho implementando sistemas inteligentes de agendamento e pagamento online. Você pode gerenciar tudo isso a partir de aplicativos.

A Belasis, por exemplo, possui uma plataforma de agendamento online que possibilita ao cliente escolher os melhores dias e horários para ser atendimento. Além disso, ele pode realizar o pagamento diretamente usando seu cartão de crédito.

O uso da tecnologia otimiza uma série de tarefas, das mais simples às complexas. Por isso, vale conhecer e testar o aplicativo Belasis para implementá-lo em seu salão.

O teste é gratuito por 7 dias. Depois, é só escolher o plano de acordo com a rotina da sua empresa. Uma grande novidade para os clientes e colaboradores!

Acesse o site da Belasis e comece já.

Aproveite e coloque em prática todas essas dicas para preparar seu salão de beleza para o fim de ano. Tem dúvidas? Comente. Boa sorte e até mais.

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