Fluxo de caixa de salão de beleza: melhores dicas para otimizar!

fluxo de caixa

Você sabe como otimizar o fluxo de caixa do seu salão de beleza?

Entende do que se trata esse conceito, sua importância e quais estratégias para melhorar?

Se você está perdido e não sabe o que fazer para melhorar o fluxo de caixa do seu salão, barbearia, esmalteria ou clínica, acompanhe este guia com ótimas dicas e informações.

Precisa de uma ajuda para organizar o dia-a-dia da sua empresa??

escolha seu segmento e veja como podemos ajudar você!

Fluxo de caixa: conceito

Você sabe o que é fluxo de caixa?

Entender o conceito é o primeiro passo antes de pensar em estratégias de otimização.

De acordo com especialistas, trata-se de uma ferramenta de controle e planejamento financeiro. Ou seja, é a base para a saúde financeira de sua empresa, uma projeção das entradas e saídas em determinado período – visando sempre, claro, um saldo positivo.

A partir de um fluxo de caixa saudável, o empreendimento fica preparado para adversidades que podem acontecer de uma hora para outra. Com um caixa equilibrado e um saldo sólido, é possível:

  • Planejar investimentos futuros
  • Negociar melhores preços com fornecedores
  • Avaliar despesas
  • Ter noção detalhada das entradas e saídas
  • Reduzir despesas sem comprometer o lucro
  • Organizar promoções
  • Promover melhores descontos

Visto as vantagens, é primordial investir em maneiras de otimizar o fluxo de caixa da empresa, sempre com bom conhecimento, práticas estratégicas e automação de processos.

Sendo assim, preparamos algumas dicas para você melhorar essa ferramenta em seu salão de beleza com algumas dicas básicas.

Como otimizar fluxo de caixa de salão de beleza?

Negócios que possuem um fluxo de caixa movimentado necessitam de soluções rápidas para garantir a solidez. Em meio a tantas entradas e saídas, é fácil perder o controle.

Por isso, a otimização se faz necessária até para facilitar o trabalho dos colaboradores, que podem manipular a ferramenta e entendê-la de forma eficiente. Em paralelo, o gestor deve acompanhar o trabalho e mostrar caminhos para alcançar o tão sonhado equilíbrio.

Em meio a tantas maneiras de otimizar fluxo de caixa de salão de beleza, listamos as mais interessantes:

Organização é o primeiro passo

A organização é o primeiro passo para alcançar o equilíbrio em seu fluxo de caixa.

Por isso, você deve começar “organizando a casa”, para depois registrar todas as transações. Os dados devem ser inseridos de forma transparente e com total qualidade. Assim, você entenderá como está o fluxo real de sua empresa.

Registre tudo, mesmo o que ache “desnecessário”. Você perceberá que fará diferença com o tempo. Alguns exemplos: despesas fixas (água, luz, internet), salários de funcionários, pagamentos a fornecedores, comissões, custos com manutenção, impostos, gastos esporádicos.

Use sempre um sistema automatizado para realizar esses registros, sobretudo em relação ao tipo, à data de inserção, o valor correto, enfim. Mantenha a plataforma sempre atualizada, visualize e faça análises frequentes.

Evite o desperdício

A organização do fluxo de caixa permite ao gestor entender como está a rotina. A partir daí, visualizar para onde está indo o dinheiro da empresa, quais são as despesas, investimentos, etc.

Em meio a um cenário real, torna-se possível evitar o desperdício e minimizar custos. Muitas despesas podem ser cortadas, mas sempre de modo responsável e que mantenham a saúde financeira da empresa.

De modo geral, tudo depende de uma boa análise, e para isso servem os relatórios periódicos do fluxo de caixa. Com o uso de um sistema automatizado, fica mais fácil realizar o gerenciamento e tomar decisões estratégicas.

o que é fluxo de caixa

Tenha uma frequência

Para reduzir a margem de erros, manter a frequência é fundamental.

Estabeleça um controle recorrente e minucioso para otimizar o fluxo de caixa e facilitar o gerenciamento. De acordo com especialistas, essa frequência pode ser semanal, mensal ou semestral. Depende da necessidade de cada empresa.

Você pode contar com funcionários voltados apenas a essa tarefa, mas precisa acompanhar também, prestando apoio e consultoria quando necessário. Pode ter certeza que esse hábito vai melhorar diversos setores e toda a saúde financeira do seu salão de beleza.

Não abra espaço para a inadimplência

A inadimplência é um problema que afeta diversas empresas. Com salões de beleza não é diferente.

Por isso, mesmo que haja um controle efetivo, se não houverem pagamentos de serviços, todo o trabalho pode ser prejudicado. Imagine que você monta uma cartela de recebimentos para um mês a partir do recebimento, porém duas pessoas não fazem o acerto combinado. Somente essas falhas já causam um desfalque no planejamento.

Sendo assim, a dica geral é evitar os recebimentos a prazo, ao menos que seja utilizado um cartão de crédito. Estabeleça regras para evitar a inadimplência e tente sempre negociar com os clientes da melhor forma, oferecendo boas soluções para que paguem suas dívidas. Resolva previamente, nunca deixe que vire uma “bola de neve” irreversível.

Invista em sistemas e aplicativos

Por fim, a melhor dica para otimizar o fluxo de caixa de salão de beleza é automatizar processos.

Então, conte sempre com o apoio de sistemas e aplicativos para organizar essa ferramenta, para garantir a qualidade dos registros, visualizar relatórios e gerenciar tudo da melhor forma.

Felizmente, existem muitas aplicações que unem essa e outras funcionalidades. Algumas podem até ser acessadas pelo smartphone, para um controle rápido e eficiente.

O aplicativo Belasis é um ótimo exemplo. Trata-se da melhor solução para a gestão de negócios, assim como controle de estoque, rotinas financeiras, agendamento online, recursos de marketing, recebimento de pagamentos, entre muitas outras demandas.

Conheça o app Belasis, faça um teste gratuito por 7 dias e escolha o melhor plano para seu negócio.

Além do fluxo de caixa, você pode garantir que diversas ferramentas e setores do seu salão de beleza sejam otimizados. Acompanhe outros posts do nosso blog e surpreenda-se com dicas e soluções. Com certeza você vai adorar!

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Tem dúvidas? Comente. Até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *