Dicas de gestão de tempo para proprietários de salões de beleza

Os proprietários bem-sucedidos sabem que fazer gestão de tempo é uma das fórmulas mais valiosas que eles possuem e que desperdiçá-lo não é uma opção. A maximização, no entanto, tem um impacto profundo na receita e nas margens de lucro.

Administrar um salão de sucesso não é tão simples quanto parece à primeira vista. Como proprietário de uma empresa, você precisa lidar com muitas prioridades diferentes e é fácil ignorar o centro da questão quando você está distraído e irritado. Em toda a indústria, é comum ver um planejamento mal estruturado e uma gestão ineficiente em empreendedores que buscam grandes sonhos e ambições. 

Felizmente, porém, muitos outros estiveram onde você está agora e chegaram ao topo. Os proprietários bem-sucedidos sabem que fazer gestão do tempo é uma das fórmulas mais valiosas que eles possuem e que desperdiçá-lo não é uma opção. A maximização, no entanto, tem um impacto profundo na receita e nas margens de lucro.

Portanto, é hora de criar hábitos inteligentes e que economizam tempo em suas operações: aqui está um guia sobre como tornar seu salão bem – sucedido e obter uma vantagem poderosa.

Volte ao básico sobre gestão de tempo

Logo de cara, tenho boas notícias: não faltam excelentes idéias e estratégias de gerenciamento de tempo para explorar. Uma das coisas mais importantes é planejar as atividades semanais e mensais com antecedência. Esse tipo de premeditação permite que você cumpra os prazos, evite constantemente apagar incêndios inesperados e lide com a pressão sem perder a sanidade.

Em segundo lugar, você precisa abandonar a multitarefa. Está provado que essa prática causa mais danos do que benefícios, porque força o cérebro a alternar constantemente entre as tarefas. Na mesma linha, tente minimizar o número de interrupções, como notificações não relacionadas ao trabalho e chamadas telefônicas. Ao invés disso, invista em ferramentas que ajudem você a otimizar isso. Um sistema que permita o agendamento online, por exemplo, já economiza o tempo gasto atendendo o telefone.

Em vez de lidar com esses interruptores de produtividade, é melhor você se concentrar apenas na tarefa em questão e tentar executar tarefas semelhantes em blocos. Acredite, você se sentirá menos sobrecarregado e esgotado. Aliás, lembre-se de permanecer flexível e sempre se adaptar para aprender o que funciona e o que não funciona. Com isso você conseguirá administrar um salão ou barbearia com muito mais eficiência do que antes.

Refine padrões e atividades de trabalho

Um dos hábitos definidores dos proprietários de salões de sucesso (que são um tesouro incrível de sabedoria empresarial) é a capacidade de se manterem organizados, apesar de toda a imprevisibilidade e complexidade que o espaço de trabalho oferece. Eles não têm medo de fazer uma pausa e reconsiderar seus caminhos. Você pode fazer o mesmo e dar uma boa olhada nos padrões de trabalho existentes.

Com base nas ideias, reorganize suas tarefas, colocando-as em ordem de urgência e importância. Marque as tarefas apenas para concluir e identificar atividades que não agregam valor às suas operações. Por exemplo, as reuniões são uma ótima fonte para desperdiçar tempo no mundo dos negócios. 

Além disso, verifique se os serviços e tratamentos oferecidos levam mais tempo do que o necessário. A duração ideal de um tratamento  no salão varia bastante, de acordo com quem realiza e o procedimento adotado. O que você deve observar é que mesmo diferenças de poucos minutos somam rapidamente e geram grandes economias no caminho. Portanto, faça um esforço para otimizar o fluxo de trabalho e liberar mais tempo para atender outros clientes ou resolver outros assuntos importantes.

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Promova um forte trabalho em equipe

Você pode ser o coração do seu salão de beleza ou barbearia, mas não deve se envolver em uma armadilha perigosa: tentar cuidar de tudo sozinho. Em outras palavras, é uma busca inútil atuar como especialista em todos os campos relacionados ao gerenciamento de um negócio de salão de sucesso. Na verdade, você precisa perceber que sua equipe é o que vai manter seu negócio em dia.

Ter membros extras na sua equipe pode ser um verdadeiro salvador da vida. Eles podem fazer coisas como trocar as toalhas, responder perguntas, fechar vendas ou acompanhar convidados. 

Apenas lembre-se de investir tempo e pensamento na política de recrutamento e tenha um conjunto de perguntas prontas para entrevistas . Da mesma forma, prepare seus profissionais para permitir que os novatos tenham uma boa experiência. Esses esforços permitirão que você delegue tarefas e responsabilidades a funcionários de confiança, sem preocupações.  

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Selecione as ferramentas certas para gestão

Você está em um setor que sempre se baseou na capacidade de marcar compromissos. Mas, com o boom tecnológico dos últimos anos, é preciso levar em consideração que muita coisa mudou. A maneira antiquada de lidar com agendamentos, com caneta e agendas de papel tem pouco valor além da nostalgia. Hoje em dia, seria aconselhável acompanhar os horários em tempo real e obter assistência técnica quando for necessário.

Veja o exemplo da Belasis , um sistema fácil de implementar para agendamentos online. Você pode configurar seu site personalizado de um jeito simples e prático, além de receber lembretes automáticos pelo seu aplicativo sempre que um compromisso for agendado, cancelado ou reagendado. Experimente agora, crie um site para seu salão de beleza e veja os resultados por si mesmo!  

Obviamente, existem muitas outras ferramentas baseadas na Internet e na nuvem que facilitam trabalhos como contabilidade e gerenciamento de estoque. Mas, quando isso está em um único lugar, fica muito mais fácil.

Com o sistema da Belasis você tem essas ferramentas a sua disposição para calcular automaticamente suas despesas, receitas e itens em estoque, poupando-lhe o árduo trabalho manual. A gestão do tempo feita aqui pode ser usado para melhorar e personalizar o serviço no salão. Portanto, não espere muito tempo para explorar a automação de gestão e tornar sua vida como proprietária de um salão muito mais fácil.

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Faça marketing da maneira inteligente

O marketing é um dos aspectos mais negligenciados e incompreendidos da administração de um salão de beleza. Na maioria das vezes, tende a consumir muito dinheiro e tempo. Bem, não precisa ser assim, você sabe. Atualmente, você pode tirar proveito de vários canais e táticas econômicas e tornar seu salão bem-sucedido e popular.

Porém, antes de começar a bombardear as pessoas com argumentos de vendas, adote uma abordagem diferente. Olhe além da autopromoção e ofereça valor real aos clientes. Seja mais pessoal e incentive a promoção boca a boca, que é um importante veículo de marketing para salões de beleza ou barbearia. Você também pode solicitar depoimentos aos clientes e exibi-los em seu site ou páginas de mídia social.

Por falar nisso, mantenha contato com seus seguidores online e deixe-os atualizados com as últimas promoções, ofertas e novidades. Organize-se para que na gestão do seu tempo, você consiga utilizar todos os dias as redes sociais para compartilhar conteúdo valioso. Foque naqueles que provavelmente se tornarão clientes recorrentes, sua principal fonte de receita. Ao mesmo tempo, tente não negligenciar a aquisição de novos clientes, outro pilar do lucro.

Uma boa ferramenta que pode contribuir para melhorar o marketing o do seu negócio, é encaminhar mensagens personalizadas para seus clientes, seja de lembrete de agendamento, aniversário ou para retocar algum serviço já realizado. A Belasis, por exemplo, permite que esse tipo de mensagem seja enviada automaticamente pelo Whatsapp do seu salão. Incrível, não é?

Conclusão

Para administrar um salão de sucesso, é preciso enfrentar uma matriz complexa de tarefas e desafios. O principal problema é que existem muitas horas em um dia de trabalho e inúmeras coisas que tomam seu tempo. Portanto, você precisa esclarecer suas prioridades e examinar os processos de negócios atuais.

Procure ferramentas e plataformas tecnológicas versáteis para ajustar as operações e diminuir seu fluxo de trabalho. Confie nas dicas de eficiência e tome decisões de negócios educadas.

Trabalhe em blocos de tarefas dedicadas e mantenha afastadas as distrações que acabam interferindo nos planos diários.

Divulgue as oportunidades de marketing com baixo custo e mantenha o controle total do que está acontecendo dentro e ao redor do seu salão de beleza ou barbearia.

Por fim, você poderá fazer mais coisas todos os dias e progredir no sentido de definir metas de negócios. 

Veja ainda alguns links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza

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