fbpx

Margem de lucro de salão de beleza: dicas para melhorar e deixá-la satisfatória

margem de lucro

Gerenciar um salão de beleza demanda muito planejamento. É essencial pensar em estratégias que gerem bons resultados e contribuam para aumentar a margem de lucro da empresa.

Esse é um conceito que está em alta em várias pesquisas. Todo empreendedor almeja ganhar dinheiro com seu negócio, mas alcançar a estabilidade depende de algumas ações.

Entender o que é margem de lucro é o primeiro passo para aprender a calcular e deixá-la elevada. Para ajudar você, preparamos este guia completo com definições e ótimas dicas.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro corresponde à porcentagem adicionada ao preço de venda de cada produto ou serviço.

Trata-se daquele valor que “sobra” ao delimitar o valor de algo, ou seja, é totalmente variável e individual.

Diferentes produtos e serviços podem ter sua própria margem de lucro, de acordo com uma série de fatores particulares: popularidade, procura, duração, enfim.

Sendo assim, definir a margem de lucro depende de alguns fatores mercadológicos que podem mudar rotineiramente. Além disso, sua fundamentação se dá a partir de lucro bruto ou lucro líquido. O primeiro considera apenas o faturamento, já o outro, todas as despesas.

Margem de lucro: como definir?

Conforme salientamos, a definição da margem de lucro é feita de acordo com cada produto ou serviço. Entretanto, há três pilares essenciais que ajudam a permeá-la e valem para qualquer caso.

Custos

Trata-se do valor gasto para a produção ou confecção de algo, desde o fixo até o variável. Tudo que é necessário para que o produto ou serviço chegue ao cliente final.

Matéria prima e mão de obra são os exemplos mais clássicos de custos.

Despesas

As despesas são gastos relacionados à administração e manutenção dos produtos e serviços. Ou seja, são primordiais para o funcionamento e usabilidade deles, também classificadas em fixas e variáveis.

Podemos entender como despesas fixas em um salão de beleza tudo que é necessário para garantir o funcionamento do local e atender clientes: energia elétrica, água, internet, aluguel, (em alguns casos), salário de funcionários, etc.

Já as despesas variáveis são esporádicas: limpeza de fachada, compra de materiais para escritório, reformas, impostos, enfim.

Aprenda como calcular preços de serviços em um salão de beleza facilmente!

Lucro

O lucro é a receita final de uma transação. Pode ser bruto ou líquido, mas em geral é o retorno obtido após a venda do produto ou serviço.

A definição se dá através do cálculo da receita total: preço de venda x quantidade de vendas. A partir daí, a margem de lucro refere-se ao ganho da empresa após a comercialização dos produtos e serviços.

Vale destacar que a margem de lucro pode ser aplicada de diversas formas:

  • Para uso pessoal dos responsáveis pela empresa;
  • Para novos negócios;
  • Investimentos em melhorias;
  • Aumento da compra de produtos;
  • Reformas no espaço, enfim.

De acordo com especialistas, alcançar o ponto de equilíbrio é a parte mais importante quando se trata da margem de lucro da empresa. Deve-se ter uma margem sólida, que penda sempre para o crescimento.

É por isso que existem muitas maneiras de aumentar a margem de lucro de um salão de beleza e de qualquer outra empresa.

Como a margem de lucro é calculada?

Pensando de modo prático, aprender a calcular a margem de lucro é essencial para qualquer empreendedor.

A precificação correta de produtos e serviços eleva positivamente essa métrica e contribui para uma série de vantagens para a sua empresa. Afinal, quanto maiores são os gastos, os investimentos aumentam, o negócio fica mais estruturado, entre outros benefícios.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de algo complexo. Primeiramente, considere sempre o preço líquido do produto. Depois, as despesas.

O cálculo básico se dá pela subtração do preço líquido pelos custos e despesas. O que sobrar, é o lucro.

Já a porcentagem de lucro se dá pela divisão do lucro pelo preço líquido.

Exemplo:

  • Se um shampoo custa 10 reais, você considera um valor de 2 reais de custos e despesas. Logo: 10 reais (preço de venda) – 2 reais (custos e despesas) = 8 reais de lucro.
  • Em porcentagem: 8 reais de lucro / 10 reais (preço) = 0,8, ou seja, 80% de lucro.

margem de lucro salão de beleza

Como melhorar a margem de lucro de salão de beleza?

Deixar a margem de lucro de um salão de beleza satisfatória é plenamente possível.

Para isso, você pode se guiar por algumas estratégias e análises:

Deixar os preços mais competitivos

Um preço competitivo e de acordo com a realidade do mercado influencia positivamente na margem de lucro. Você pode vender mais, aumentar a demanda e o interesse, além de estar próximo aquilo é praticado atualmente.

Portanto, fique atento ao seu nicho e faça uma avaliação periódica de valores. Com certeza isso ajudará a manter o lucro lá no alto.

Saiba mais: modelos de receita para aumentar a margem de lucro de um salão de beleza!

Atentar-se à concorrência

Como estão os preços dos seus concorrentes? Não se esqueça de ficar por dentro dos valores dos salões rivais. Assim, você pode criar preços mais competitivos também.

Planejar despesas

As despesas variáveis oscilam bastante. Mas, quando acontecem, podem ser analisadas e adiadas para um momento mais oportuno. Além disso, o planejamento preliminar ajuda a delimitar quais despesas são necessárias para determinado momento. Com certeza seu fluxo de caixa ficará mais organizado.

Nesse contexto, outra dica interessante é reduzir custos. A negociação com fornecedores é um bom exemplo, para aumentar prazos ou pagar mais barato de acordo com o volume de compras, por exemplo.

Fazer um bom planejamento financeiro

Por fim, salientamos a importância de um bom planejamento e da gestão responsável para manter a margem de lucro lá no alto. Essa organização também é essencial para entender a realidade da empresa, precificar corretamente, entre outras vantagens.

Para garantir a melhor experiência, você pode investir em sistemas e aplicações que otimizam processos. A Belasis oferece uma série de recursos para salões de beleza, barbearias, clínicas, entre outros negócios voltados à área da beleza.

Você pode contar com um aplicativo que melhora tarefas financeiras, é expert em agendamento online, recebimento de pagamentos, gestão de estoque, entre muitas outras demandas.

Acesse o site da Belasis, conheça e faça um teste gratuito por 7 dias. Depois, escolha o melhor plano para a sua empresa.

Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Aproveite e divulgue essa novidade com outras pessoas também.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *