Margem de lucro de salão de beleza: Como melhorá-la?

Por trás de todo salão de beleza de sucesso existe um excelente planejamento financeiro. Afinal é através dele que estratégias podem ser montadas a fim de gerar bons resultados e deles aumentar a margem de lucro da empresa. 

Fato é que nem todo empreendedor sabe bem do que se está falando. Embora o termo margem de lucro esteja em alta nas pesquisas do Google Trends, ainda sim muitos empresários que visam ganhar dinheiro com seu negócio não a calculam direito. 

Pensando nisso, através desse conteúdo você vai entender melhor sobre o assunto. Aqui, você descobre o que é margem de lucro, quais suas características e como calculá-la. Além disso, aprende 4 dicas de como  melhorá-la dentro da empresa. Vem ver!

O que é margem de lucro de um salão de beleza e como ela é caracterizada, afinal?

Margem de lucro é aquela porcentagem adicionada ao preço de venda de cada produto ou serviço. Em outras palavras, é o índice que avalia a saúde financeira da empresa e se refere ao valor que sobra após a retirada dos custos que produto ou serviço possuem. 

A definição, por sua vez, envolve vários fatores mercadológicos. Existem três pilares essenciais que devem ser considerados: Custos, Despesas e Lucro. Veja mais sobre eles a seguir. 

Custos – são aqueles valores utilizados para a produção ou confecção de algo, desde o fixo até o variável. Neste caso, entram tanto a matéria-prima como o valor da mão de obra, por exemplo.

Despesas – são os valores que envolvem a administração e também manutenção dos produtos e serviços. No salão de beleza isso é bastante visível, já que muitos empresários precisam arcar com o aluguel do espaço, bem como manter em dia os serviços básicos como água, luz e internet e também o salário dos funcionários.

Lucro – por fim, o lucro é a receita final de toda a transação realizada pelo salão. Vale lembrar que ele pode ser bruto ou líquido, mas, em geral, é o retorno obtido após a venda do produto ou serviço. Neste caso, a  definição se dá através do cálculo da receita total: preço de venda x quantidade de vendas. O valor obtido será referente ao ganho da empresa após a comercialização dos produtos e serviços.

Como ela pode ser aplicada?

Vale ressaltar que a aplicação da margem de lucro também é bastante significativa. Diferente do que se pensa, ela pode ser aplicada de diversas formas. Dentre as mais comuns estão: 

  • Para uso pessoal dos responsáveis pela empresa;
  • Para novos negócios;
  • Investimentos em melhorias;
  • Aumento da compra de produtos;
  • Reformas no espaço.

O cálculo da margem de lucro

De acordo com o Sebrae, alcançar o ponto de equilíbrio é a parte mais importante quando se trata da margem de lucro da empresa. Neste caso, saber como calculá-la é um ponto importante. 

O cálculo pode ser entendido melhor no exemplo a seguir: 

Imagine que um salão de beleza estabeleça o valor de um serviço por 200,00. 

Os custos do salão de matéria-prima para ele, no entanto, fecha em 50,00 e as despesas calculadas também em 50,00. 

Para calcular a margem de lucro neste caso, você precisará somar as despesas e custos,  subtrair esse resultado dos gastos do preço final do serviço, bem como dividir o valor novamente pelo preço final e por fim multiplicar por 100. Então temos: 

ML= [200 – (50 +50)] / 200] x 100.

ML= [200 – 100] /200] x100

ML=[100/ 200] x 100 

ML= 0,5  x 100

ML = 50% 

Vale ressaltar que a precificação correta de produtos e serviços eleva positivamente essa métrica e contribui para uma série de vantagens para a sua empresa.

margem de lucro salão de beleza

Descrubra como melhorar sua margem de lucro em seu salão de beleza!

4 dicas de como melhorar a margem de lucro do seu salão de beleza

Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro do seu salão de beleza, vale ressaltar que mantê-la sempre em alta é o segundo passo mais importante. Isso porque é essa métrica responsável por manter a saúde financeira do seu salão em dia. 
Neste caso, aqui vão 4 dicas de como melhorar essa métrica, bem como permitir que o seu empreendimento cresça ainda mais.

1) Deixe os preços do seu salão mais competitivos;

A primeira dica é manter os preços do salão mais competitivo e conforme a realidade do mercado. Você pode vender mais, aumentar a demanda e o interesse, além de estar próximo aquilo é praticado atualmente. 

Neste caso, é essencial fazer uma avaliação periódica dos valores para garantir um saldo positivo no final do mês. 

2) Fique atento a concorrência;

Assim como os preços do salão, ficar de olho na concorrência também é um fator necessário. Embora cada empresa tenha seu diferencial e seus ganhos, o ideal é se manter antenado no que a concorrência faz de modo a manter os preços mais competitivos também.

3) Planeje as despesas para aumentar sua margem de lucro

Outra maneira interessante de manter a margem de lucro adequada é fazer o planejamento das despesas. Vale lembrar que algumas variam bastante e assim manter o fluxo de caixa atualizado é essencial para encontrar os momentos mais oportunos para aumentar os lucros. 

Outra dica interessante é reduzir custos. A negociação com fornecedores é um bom exemplo para aumentar prazos ou pagar mais barato de acordo com o volume de compras.

4) Faça um bom planejamento financeiro

Por fim, não podemos esquecer que a margem de lucro depende de um bom planejamento financeiro para existir. Afinal, é a partir dele que a gestão responsável acontecerá, bem como permitirá entender  a realidade da empresa, precificar corretamente os serviços, entre outras situações.

Para garantir a melhor experiência, você pode investir em sistemas e aplicações que otimizam processos. A Belasis, por exemplo, oferece uma série de recursos para salões de beleza, barbearias, clínicas, entre outros negócios voltados à área da beleza.

Acesse o site da Belasis, conheça mais sobre o sistema e faça um teste gratuito por 7 dias.

Leia também: 

Como economizar tempo e dinheiro com um programa para salão de beleza

Planejamento estratégico para salão de beleza e barbearia