Mitos sobre a concorrência na área da beleza

Embora todos concordemos que a concorrência saudável mantém a qualidade dos salões de beleza sob controle, ninguém fica particularmente feliz ao ver uma nova concorrência aberta do outro lado da rua. Você prefere ver a “competição saudável” aberta em algum lugar nos subúrbios … em uma cidade diferente. Em um país diferente. De preferência dois continentes de distância.

Agora, com toda a seriedade – é difícil manter uma abordagem saudável em relação aos seus concorrentes. As mídias sociais estão cheias de frases de efeito sobre redes e animadoras. Grupos fechados e fóruns para donos de salões de beleza estão cheios de histórias de horror sobre traição e jogo sujo. Quais são os mitos mais notórios sobre como lidar com a concorrência na área da beleza e o que você pode fazer para administrar seus negócios com sucesso e sem tensão prejudicial?

Mito 1: trata-se de empoderamento e cooperação

Você leu corretamente. Quantas vezes você já viu esse infame slogan direto do Instagram, “Ter sucesso é uma jornada, não uma competição”? Quantas vezes você já ouviu falar que esse área deveria ser uma grande “irmandade”, onde todos nós nos capacitamos e elevamos uns aos outros, pois somos todos #empresários? Que não se trata de dinheiro, mas de fazer parte da comunidade? Embora pareça emocionante e edificante, nem tudo é necessariamente verdade.

É sobre dinheiro. Não se trata apenas de dinheiro, mas o aspecto financeiro do seu trabalho é muito importante. Caso contrário, você não administraria um negócio, mas uma instituição de caridade, certo?

É claro que a cooperação e a rede de contatos com outros salões são ótimas; portanto, sinta-se sinceramente encorajado a fazê-lo. É a mesma história da mentoria – se você deseja compartilhar seu conhecimento e experiência, vá em frente. No entanto, você está aqui para fazer negócios, não para dar as mãos, cantar e enviar fotos motivacionais para o Instagram.

Relações respeitosas, maduras e até cordiais com a concorrência com os salões de beleza locais são mais que bem-vindas, mas não se deixe enganar – elas estão aqui para fazer negócios, assim como você. Gerencie suas expectativas e não se sinta obrigado a compartilhar segredos, colaborar ou apoiar outras empresas de qualquer outra maneira, a menos que você realmente queira.

Mito 2: Eles estão aqui para roubar seus clientes

Bem, pode não ser inteiramente um mito, mas é definitivamente um equívoco. Não é que, quando uma nova empresa abre nas proximidades, o primeiro pensamento na mente de seu proprietário é reivindicar seus clientes. Eles estão aqui para simplesmente fazer negócios … e, na verdade, o público-alvo deles pode ser diferente do seu.

Você pode perceber que, a princípio, eles podem até atrair muitos de seus clientes. Mas isso acontece porque as pessoas gostam de visitar novos salões, por pura curiosidade ou tentar algo novo. No entanto, os clientes têm necessidades diferentes e, portanto, o ponto de venda do novo salão pode ser muito atraente ou completamente desagradável para eles. 

Existem salões focados em oferecer os tratamentos mais luxuosos, enquanto outros estão mais preocupados em oferecer inovação e se especializam em looks muito modernos e de vanguarda. Há aqueles que se concentram no atendimento ao cliente, outros priorizam manter seus preços o mais baixo possível.

Cada um deles terá um público-alvo completamente diferente. Portanto, mesmo se você é proprietário de um salão de cabeleireiro e vê outra inauguração na cidade, isso não significa necessariamente que você perderá seus clientes.

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Mito 3: Você nunca deve recomendá-los

Pode parecer que a primeira regra para conversar com seus clientes sobre seus concorrentes, é exatamente não conversar com seus clientes sobre seus concorrentes. Afinal, por que você gostaria de ver seu cliente ir embora e se tornar um frequentador regular do salão do outro lado da rua? Bem, em alguns casos, não é tão ruim quanto pode parecer.

Digamos que você seja um proprietário experiente de um salão de renome. Sua empresa cresceu para se concentrar no microblading. Um dia, seu cliente pergunta sobre maquiagem labial permanente.

Por um lado, você seria capaz de executar o serviço – você tem uma licença e todos os documentos necessários. No entanto, não é algo que você particularmente goste de fazer e honestamente sente que é muito melhor em fazer sobrancelhas.

Você também teria que atualizar seu estoque, pois não possui os pigmentos necessários para fazer os lábios no momento. E você sabe que existe um salão na cidade onde eles fazem lábios permanente de tirar o fôlego. Então você o recomenda à cliente.

Considere como um aliado

Se você tiver sorte, acaba de ganhar um aliado – agora o salão especializado em maquiagem labial pode recomendar seus serviços à pessoas que desejam fazer as sobrancelhas.

Você também se esquivou de potencialmente realizar um serviço que não se sente totalmente à vontade em fornecer e também estabeleceu a opinião de um especialista genuíno e confiável. Às vezes, é melhor desistir, especialmente se você estiver em um lugar em que não precise lutar muito por todos os compromissos.

Você pode até criar um aliança com salões que podem complementar seus serviços e se recomendar mutuamente. No entanto, você deve ter muito cuidado e ficar consciente de que a aliança não pode lhe trazer perdas. Você precisará de estatísticas detalhadas sobre o desempenho do salão para garantir que as recomendações mútuas funcionem como deveriam.

O software da Belasis oferece acesso a relatórios avançados sobre entradas e saídas do seu setor financeiro, agendamentos realizados no mês e assim por diante. É melhor se proteger com essa ferramenta antes de começar a formar qualquer “aliança de recomendação”.

Mito 4: você deve ignorá-los completamente

Você sempre ouve que deve manter a cabeça acima da multidão e ignorar seus concorrentes. Parece um bom conselho … mas não inteiramente.

Sim, administrar um ótimo salão de beleza é sua prioridade e sim, você deve se concentrar em expandir seus negócios, em vez de comparar, falar mal ou sabotar outras pessoas. Ao mesmo tempo, você precisa se familiarizar com as ofertas dos salões de beleza que são concorrência.

Talvez eles ofereçam um serviço que seja uma enorme tendência nova e você perca muitos clientes por não fazer o mesmo serviço. Talvez eles estabeleçam um novo padrão para o atendimento ao cliente e o seu não seja mais suficiente.

Você precisa saber – não porque seja um espião ciumento, mas porque concorrentes dignos não apenas o conscientizam das novas tendências, mas também o incentivam a trabalhar mais e são uma ótima fonte de inspiração.

Mais uma vez, manter suas estatísticas sob controle é crucial aqui. Sempre que notar uma queda repentina em seus agendamentos, veja o que há com seus concorrentes locais. Quem sabe seja hora de refletir e repaginar seus negócios.

Concorrentes valiosos podem realmente mantê-lo motivado e, se você tiver sorte, eles podem até se tornar seus amigos e parceiros de negócios. E se eles preferem jogar sujo? Bem, é a perda deles – sua abordagem continuará sendo profissional, não importa o quê. 

Mantenha seus agendamentos e seu negócio sob controle com a Belasis e pare de se preocupar com a concorrência – há espaço suficiente no mundo da beleza para todos nós!

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