Nem só de bons serviços sobrevive um salão de beleza

Para fazer o seu salão de beleza prosperar, é necessário ter o pacote completo.

De início, o título pode parecer estranho, né? Mas, conforme for lendo o nosso texto de hoje, vai perceber que, por mais “na lata” que seja, é uma premissa real.

Pense conosco: de que adianta a melhor manicure, se ela mistura horários de clientes, atrasa demais ou trata mal os clientes? Pois é. Eles com certeza não irão gostar desses tratamentos.

Outro exemplo: de que adianta um barbeiro impecável, se ele só fala besteira durante atendimento, deixa as pessoas constrangidas ou não se porta profissionalmente? Entendeu o que queremos dizer?

Infelizmente, no mundo dos negócios, um ponto negativo anula um ponto positivo, já que milhares de outras empresas oferecem o mesmo produto e lutam para ter mais qualidade do que os seus concorrentes.

Então, não é o preço mais baixo que vai fidelizar um cliente, mas sim, a qualidade do salão de beleza em si.

E como manter a qualidade de um salão de beleza?

A primeira coisa é saber o que acontece dentro do seu salão de beleza. Um bom monitoramento das atividades, clientes e da sua equipe. O gestor precisa estar ciente de todos os setores do salão de beleza: marketing e divulgação; atendimento e gestão de clientes; gestão funcionários; prestação do Serviço e qualidade; e controle financeiro. Sem contar que todas essas áreas precisam estar em harmonia e relacionadas. Fazendo isso, você é capaz de ter uma visão 360º e analisar quais aperfeiçoamentos seu salão de beleza precisa.

Invista no marketing e divulgação do seu salão de beleza

Para começar o processo, você precisa investir no marketing e divulgação do seu salão com o objetivo de atrair os clientes para dentro do seu negócio. Mas, para isso, é preciso ter os serviços, produtos e preços bem estabelecidos.

Lembre-se: a propaganda deve ser condizente com o seu salão e passar uma mensagem real, que possa ser colocada em prática quando o cliente entrar no salão. Faça campanhas reais e humanas, é a melhor forma de atrair o público.

Divulgue nas redes sociais ou até no seu website. Para estabelecer uma relação mais próxima com o cliente, você pode enviar mensagens SMS falando sobre as informações das suas campanhas, como preços, descrição dos serviços e datas em que as promoções são válidas.

O cliente é a prioridade

O primordial, em um salão de beleza, é ver o cliente satisfeito. Para começar, você precisa prestar atenção na maneira como recebe os agendamentos e controla sua agenda e base de clientes.

É imprescindível não cometer erros e desperdiçar o seu tempo e dinheiro. Se, por exemplo, você marca duas pessoas no mesmo horário, perde credibilidade, tempo e dinheiro, e, além disso, desperdiça um cliente, que ficará desapontado com o atendimento e provavelmente não voltará mais.

Para isso não acontecer, considere ter um sistema de agendamento, se esse tem agenda online, melhor ainda. Ele irá evitar que marcações erradas sejam feitas e passa mais seguranças para seus clientes. Além disso, ele irá guardar os dados cadastrais do cliente, que serão necessários para ações de fidelização.

E você pode buscar um programa para salão de beleza que envie lembretes SMS minutos antes do horário marcado. Dessa forma o cliente consegue se organizar para comparecer ao compromisso marcado e você não precisa se preocupar com o não comparecimento. O sistema para salão de beleza da Belasis te oferece esse recurso, além da integração com WhatsApp.

Cuide de seus profissionais

Além dos clientes, é importante cuidar dos seus profissionais e funcionários, já que são eles quem irão passar a imagem da sua empresa. Podemos dizer que eles são a personificação do seu negócio e passar a maior parte do tempo com seus clientes. Por isso, se eles estão satisfeitos e resguardados, terão motivação para ver o salão prosperar.

É importante estar com eles sempre que puder e escutar suas reclamações e sugestões, porque são eles quem tem a vivência do empreendimento.

Cuide também dos cadastros deles, mantendo seus horários de serviços sempre atualizados, além dos valores de comissões, considerando os descontos de produtos e serviços, se for o caso. Se você costuma fornecer vales durante o mês, deixe isso anexado ao cadastro dele também.

Sua prestação de serviços deve ter qualidade

Se você oferece um serviço, deve ser o melhor nesse quesito, sempre. É preciso garantir que todo o material necessário sempre estará ao alcance de seus funcionários e que nunca faltará algum equipamento. Além disso, é necessário controlar o estoque de todos os produtos e não deixar faltar nada.

O principal, nesse caso, é investir na sua equipe e mantê-la sempre atualizada. Cursos, especializações e treinamentos são uma boa pedida.

Garanta que os profissionais que trabalham com você sejam os melhores no que fazem. Então separe uma parte do orçamento para investir em cursos e até nos eventos que acontecem durante o ano.

Tenha total controle da parte financeira

Se o gestor não tem controle financeiro, é impossível tocar o negócio e mantê-lo prosperando. É essencial controlar detalhadamente os gastos e receitas. Sem eles fica difícil fazer previsões de ganho bem como saber onde cortar custos.

Nesse caso, softwares e planilhas são seus melhores aliados. Eles irão ajudar no controle e monitoramento financeiro dos próximos passos e irão mostrar quais os melhores passos a serem tomados. O sistema para salão de beleza da Belasis, por exemplo, facilita a sua rotina de gestão, colaborando para o crescimento do seu negócio.

Sendo assim, olhando amplamente para todo o cenário, você conseguirá tomar as melhores decisões para seu salão de beleza. E, é preciso ter em mente:

  • Todos do seu salão precisam ser simpáticos, educados e cordiais.
  • Sempre trate o cliente pelo nome.
  • Trate todos os clientes com profissionalismo.
  • Não deixe o cliente esperando muito e o avise com antecedência se irá demorar.
  • Jamais fale mal de um cliente na frente do outro.

E aí, gostou das nossas dicas?

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