O modelo de plano de negócio mais útil para o salão de beleza

Todo proprietário do salão deve ter um bom plano de negócio para sua empresa. Não há como contornar isso. Um mau planejamento é a principal razão pela qual os salões de beleza falham. Todos nós sabemos disso. Mas como tantos proprietários de salões de beleza começam seus negócios sem um plano de negócio?

Criar um plano de negócio para o seu salão pode parecer uma tarefa assustadora. Grande parte dos proprietários de salões de beleza não elaboram um plano de negócios devido à ideia de que ele precisa ser um documento massivo de 50 páginas com muitos detalhes.

Mas não precisa ser assim. Pode ser uma página.

De fato, um plano de negócio de salão de beleza de uma página é, na maioria dos casos, mais útil e eficaz do que um documento de 50 páginas, não é mesmo?

E, supondo que você esteja claro sobre onde deseja levar o seu negócio, é possível criá-lo em apenas algumas horas.  

No artigo de hoje, mostraremos exatamente como você pode criar um plano de negócios de salão focado e poderoso.

Você está pronto?

O que é o plano de negócio de um salão de beleza?

Um plano de negócios do salão de beleza é um resumo de como sua empresa irá funcionar. Ele também esclarece por que ela será bem-sucedida. Ou seja, é uma espécie de roteiro com metas e marcos para levar seu salão ao sucesso. 

Por que você precisa de um plano de negócio para seu salão de beleza?

A principal razão pela qual você precisa de um plano de negócio para o salão de beleza é ter controle da sua empresa e permitir que as decisões corretas sejam tomadas com antecedência. Um plano bem elaborado fornece um caminho claro a ser seguido, enquanto também ajuda a identificar os pontos fracos do seu negócio. Você também precisa de um plano de negócio para se comunicar com os outros. Se você precisar arrecadar dinheiro, o banco ou o investidor certamente vai querer ver o plano de negócios do seu salão antes de liberar qualquer quantia.

Não ter um plano de negócios para o seu salão de beleza seria como construir uma casa sem desenhos. Isso é óbvio quando você pensa em uma casa, mas, por algum motivo, muitas vezes é priorizada ou esquecida pelos proprietários do salão, o que, infelizmente, é o principal motivo pelo qual os salões falem. Mas não se preocupe.

Hoje você aprenderá a escrever um plano de negócios para o seu salão!

Como redigir um plano de negócios para um salão de beleza?

Existem 10 componentes críticos que devem ser incluídos em qualquer plano de negócios do salão:

1. MissãoUm breve resumo do porquê do seu salão existir, qual é o objetivo do salão e como esse objetivo é alcançado.
2. Problema que o salão resolveO problema não resolvido que seus clientes enfrentam e que seu salão abordará.
3. Solução que o salão ofereceComo a sua empresa lida com o problema e cria valor para seus clientes.
4. Modelo de receita do salãoOs diferentes fluxos de renda (formas de ganhar dinheiro) que seu salão terá.
5. Despesas de salãoTodos os custos associados ao início e funcionamento do seu salão.
6. Cliente-alvo e mercadoSeu cliente ideal e o tamanho do mercado local.
7. Concorrentes Salões de concorrentes em sua área e suas atividades.
8. O marketing do salão Como você vai atrair novos clientes para o seu salão de beleza? E como fará com que seus clientes voltem com mais frequência e gaste mais em cada visita.
9. Funcionários do salão de beleza, parcerias e seus papéisA equipe do salão e os parceiros de negócios que ajudarão você a atingir seu plano e suas funções.
10. Principais marcosRealizações e metas críticas que você precisa concluir ou atingir em um tempo especificado para que seu salão seja bem-sucedido.

Esta tabela tem como objetivo fornecer uma visão geral dos componentes necessários em seu plano. Vamos abordar cada uma em detalhes neste artigo.

Você pode escolher qualquer formato no qual deseja escrever seu plano. Um documento comum do Microsoft Word é o mais utilizado, mas você também pode fazê-lo no Excel ou no Power Point, por exemplo.

Mantenha seu primeiro plano de negócios de salão de beleza em apenas uma página

É altamente recomendável que você tente ajustar seu plano de negócios em uma página. Pelo menos para o seu primeiro plano.

Claro, você precisará ter uma planilha do Excel separada para seu orçamento financeiro e etapas detalhadas. Mas manter o plano geral de negócios em uma página é o que o torna mais útil para o salão de beleza que você pretende criar. 

Se você pode manter o plano em uma página, você:

  • Prepara ele de forma rápida: alguns proprietários de salões levam meses para escrever seu plano de negócios ao usar o modelo tradicional de documentos grandes.
  • Mantém o foco:  um documento pesado com muitos detalhes irá distrair o seu foco. Um plano de uma página, por outro lado, manterá as poucas coisas importantes necessárias à sua frente. Para que você possa dedicar sua atenção ao que terá maior impacto.
  • Precisa mantê-lo atualizado: para ter sucesso hoje, você precisa ser rápido e ágil. Sempre que você fizer alterações em um plano de 50 páginas tornará impossível mantê-lo.
  • Facilita a comunicação: as  pessoas estão cada vez mais ocupadas. Em particular, os investidores, se é com quem você compartilhará seu plano. Assim, a maioria deles vai adorar se você puder transmitir o que sua empresa trata em apenas uma página. Mesmo assim, algumas instituições exigirão um plano de várias páginas, mas você poderá lidar com isso quando necessário. 

O esboço do plano de negócios do salão de beleza

Chegamos à parte emocionante.

Chegou a hora de começar a redigir seu plano de negócios para o salão. Conforme o decorrer deste artigo, você vai ver um dos tópicos do esboço do plano de negócios do seu salão. Explicaremos o que é cada parte e também vamos mostrar um exemplo para cada uma. Assim você pode adaptar para se adequar ao seu plano.

Não basta apenas ler esta parte. Pegue uma caneta e um papel e anote todas as ideias que lhe vierem à mente. Você verá que essas anotações serão úteis mais tarde.

1. A Missão do seu Salão

Uma declaração de missão do salão é um breve resumo do motivo pelo qual seu salão existe, a fim de saber qual é o objetivo do salão e como esse objetivo será  alcançado. É a primeira coisa que você e outras pessoas que leem seu plano veem e devem estar claramente visíveis na parte superior do seu plano de negócio do salão de beleza de uma página. 

Todos que trabalham com e para você devem entender e abraçar a missão do seu salão. Ele é um dos pontos de união da sua equipe.

O que é uma boa declaração de missão de um salão de beleza?

Uma boa missão deve capturar a essência da razão pela qual seu salão existe. Afinal, ela define a direção do seu negócio. Por isso, deve ser a estrela do norte que você olha ao tomar todas as decisões em seu salão. Normalmente, é um parágrafo com uma ou duas frases. 

Não é fácil escrever uma declaração de missão do salão. Ou é fácil escrever, mas não é fácil resumir a essência geral do seu salão em algumas frases. 

Exemplo de missão para um salão de beleza

“Nossa missão é fornecer um serviço amigável e personalizado através de uma equipe de profissionais altamente qualificados e criativos. O trabalho em equipe é nosso ativo mais valioso, o que garante que nossos clientes sejam sempre o número um, e nos esforçamos para exceder suas expectativas ”.

Este é apenas um exemplo para você pensar. 

2. Qual o problema que o seu salão resolve?

Todas as empresas de sucesso existem para resolver um problema que outras pessoas têm. Por exemplo, elaboramos este artigo aqui no blog porque sabemos que existem pessoas como você por aí, que precisam escrever um plano de negócio para o seu salão de beleza, mas não sabem por onde começar. 

Mas que problema seu salão resolve?

Vale a pena levar alguns momentos para pensar. Porque se você não tem um problema óbvio para resolver, isso é um sinal de fraqueza no seu plano. E que você precisa adaptar como planeja abordar o seu negócio.

Com toda a certeza, isso não significa que não há espaço para o seu novo salão. Significa apenas que você precisa focar novamente seu salão em um segmento ou nicho de cliente específico

A identificação direta dos problemas de seus clientes pode orientar seu salão para o sucesso que você não conseguiria identificar de outra maneira. 

Exemplo de problema que um salão pode resolver

“As mulheres têm cada vez menos tempo para gastar sozinhas. Ao mesmo tempo, as cobranças pela aparência aumentam. Querem cabelos saudáveis, sobrancelhas e unhas perfeitas que pareçam impressionantes todos os dias. Mas simplesmente não há espaço no calendário para todos esses compromissos. ”

Se o seu salão estiver localizado em um distrito comercial de uma cidade, por exemplo, isso pode muito bem ser um problema enfrentado por grande parte de seus clientes em potencial.

O que você diria que é o problema que as pessoas enfrentam na área em que seu salão está (ou será) localizado?

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3. Solução oferecida pelo salão

Agora que você sabe qual é o problema que seus clientes enfrentam, é hora de descobrir como vai resolver. A solução é o que você oferecerá em seu salão de beleza e como de fato você oferecerá. 

A oferta do salão

Os serviços do seu salão está no centro da sua oferta. Eles devem ser inspirados no problema dos clientes que você está tentando resolver. Os produtos de varejo é outra parte da sua oferta que deve complementar os serviços de maneira a ajudar a solucionar o problema de seus clientes. 

Como você fornece o serviço e os produtos

Sua solução não é apenas sobre os serviços e produtos que você fornece, mas também sobre como você os fornece. Qual é a experiência que você oferece no salão? Como você está precificando seus serviços? Você precisa que seus clientes façam um agendamento online com antecedência ou oferece serviços para quem chegar no seu estabelecimento?

Pode ser que seu menu de serviços seja idêntico a outros salões da sua região. Mas se você estiver oferecendo uma experiência diferente, a um preço diferente, ainda poderá preencher uma lacuna no mercado e solucionar um problema que as pessoas têm.  

Exemplo de solução para salão de beleza

Vamos dar o exemplo do problema acima – que as mulheres em sua área têm muito pouco tempo para realizar todos os serviços de beleza que desejam. Sua solução pode ser algo parecido com: 

“Oferecemos pacotes de corte e coloração de cabelo com serviços de depilação e unhas incluídos. Você receberá todos os serviços ao mesmo tempo para realizar tudo em menos de 90 minutos.”

4. Modelo de receita do salão

Seu salão precisa ganhar dinheiro … ou não existirá por muito tempo.

Mas há muitas maneiras pelas quais um salão pode ganhar dinheiro e lucrar – não se trata apenas de vendas de serviços (mesmo que essa seja a maior parte).

Como você gera receita deve ser resumido na seção do modelo de receita do salão de beleza do seu plano de negócios.

Vamos ver quais são as formas mais comuns de um salão ganhar dinheiro. Em seguida, mostraremos um exemplo de como você pode descrever seu modelo de receita de salão em seu plano de negócios. 

Como os salões ganham dinheiro?

A renda primária dos salões provém da receita de serviços. Ou seja, para o salão de cabeleireiro médio, isso representa cerca de 92% da renda gerada. Além disso, uma pequena parcela da receita é gerada pelas vendas no varejo (8%).

Mas existem várias outras maneiras pelas quais um salão pode ganhar dinheiro: receita de serviços, vendas no varejo e educação profissional – apenas para citar alguns.

Exemplo de modelo de receita de salão de beleza

Vamos continuar utilizando o salão localizado na movimentada área comercial no exemplo.

“O salão de beleza ganhará dinheiro oferecendo pacotes de serviços completos para mulheres de negócios que trabalham na área com alta renda, mas com tempo limitado. Os produtos de varejo farão parte dos pacotes pré-definidos e representarão 25% do total de vendas do salão.”

5. Despesas de salão

Seu salão não só gerará renda, mas também despesas. Seus custos maiores devem refletir também no plano de negócio do seu salão de beleza. Vejamos alguns exemplos do que eles poderiam ser. 

Lista mensal de despesas de salão

As maiores despesas mensais de um salão são:

  1. Salários
  2. Contas de aluguel e serviços públicos
  3. Compras de produtos
  4. Marketing
  5. Seguro
  6. Educação 

Obviamente, os custos exatos variam de salão para salão, dependendo da localização, número de funcionários e ainda, do modelo de negócios que você escolher.

Deduza todas as suas despesas da sua receita e você chegar à rentabilidade esperada do seu salão.

Lista de custos de inicialização do salão de beleza

Os custos comuns ao iniciar um salão são:

  1. Depósito de aluguel
  2. A compra do proprietário anterior (se for o caso)
  3. Melhorias no arrendamento
  4. Equipamento de salão
  5. Suprimentos e estoque iniciais
  6. Certificações e licenças 
  7. Marketing de lançamento do salão de beleza

Exemplo de descrição das despesas de salão

“Os salários serão o maior elemento de custo (40%) e, em segundo lugar, o aluguel (25%) no movimentado distrito comercial. A meta de margem de lucro do salão é de 20% do faturamento total. ”

6. Cliente e mercado alvo do salão

Você sabe quantas pessoas vivem ou trabalham na área onde o seu salão está (ou será) localizado? E você sabe quantos deles se enquadram no grupo-alvo relevante para o seu salão?

Esses serão números importantes para você saber quando escolher a localização do seu salão  e elaborar seu plano e conceito.

É impossível agradar a todos. Se você tentar tornar seu salão relevante para todos, acabará não sendo relevante para ninguém. Portanto, defina quem é seu cliente ideal para o salão de beleza e estime qual é o tamanho desse mercado.

Ou seja, quantas pessoas se enquadram na categoria de seu cliente e quanto estão dispostas a gastar em serviços de beleza. Isso formará seu mercado-alvo. 

Exemplo de mercado alvo para um salão de beleza

Vamos seguir utilizando o mesmo exemplo de antes. 

“O salão oferece serviços de pacotes de beleza expressa para mulheres de negócios, de 24 a 55 anos, que trabalham no distrito financeiro. Existem cerca de 5.000 mulheres no grupo-alvo que estão trabalhando a uma curta distância do salão. As mulheres gastam em média R$100 por mês em serviços de beleza. O mercado total relevante é estimado em R$6 milhões por ano.”

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7. Concorrentes do Salão

Você sabe quantos outros salões existem na área em que você tem seu salão (ou planeja abrir um salão)? É óbvio.

Quanto mais salões existirem na área, em comparação com as pessoas que moram ou trabalham lá, maior será a concorrência.

Mas uma concorrência acirrada não significa necessariamente que é impossível ter sucesso.

No entanto, você precisará estudar sua concorrência de perto. Que serviços eles oferecem? Como os salões são posicionados? 

Quando você tiver certeza do que seus concorrentes estão fazendo, pode definir quais devem ser seus pontos únicos de diferença. Armado com isso, é possível fazer sua própria clientela. Ou até aumentar o número de clientes se você estiver trazendo algo que ninguém mais está oferecendo na área que pode atrair novos clientes que não estavam indo a salões anteriormente. 

Exemplo de estudo sobre concurso de salões em seu plano

“Existem outros 5 salões de beleza na área. Dois cabeleireiros, uma barbearia, um salão de beleza e um spa. No entanto, ninguém oferece os pacotes completos de serviços que iremos oferecer. Como a busca por conveniência e serviços rápidos é alta, esperamos poder conquistar um terço do mercado nos próximos dois anos. Como o mercado total é de  R$6 milhões, isso significaria R$2 milhões para o mercado.”

8. Atividades de Marketing de Salão

Não importa o quão bom você seja, se as pessoas não souberem que seu salão existe.

Mas o marketing é muito mais do que atividades que  atraem novos clientes para o seu salão.

Mas por onde você começa? Existem tantas atividades de marketing de salão que você pode implementar.  

A escolha das atividades de marketing que serão implementadas depende dos desafios que o seu salão enfrenta. Se você precisa criar clientes rapidamente, deve se concentrar nisso. Se você precisar que seus clientes existentes voltem com mais frequência, concentre-se nisso. 

Nesta seção do seu plano de negócios, você precisa fazer essas escolhas e decidir as atividades necessárias para configurar seu salão para o sucesso.

Vamos analisar o que você deve considerar, bem como um exemplo de como isso poderia ser no seu plano de negócios do salão.

Escolhendo as atividades de marketing do salão para se concentrar

Agora que você sabe quem é seu cliente ideal e quantos existem na sua área, é hora de planejar as atividades de marketing nas quais você irá se concentrar. 

Há muitas coisas que você pode fazer quando se trata de marketing. Para início, escolha até 5 ações e atividades.

E certifique-se de executá-las muito bem.

Você sempre pode voltar mais tarde se quiser experimentar mais coisas. No entanto, ficaria surpreso se o seu plano de marketing do salão não incluir a criação da marca do seu salão , a criação de um site e uma estratégia de mídia social para o seu salão . 

Mas ei, é você que decide 🙂

Exemplo de plano de marketing para salão de cabeleireiro

“Nosso salão não estará localizado na rua principal com muitas pessoas passando e nos notando. É por isso que o esforço de marketing será focado na veiculação de anúncios direcionados no  Facebook para mulheres que trabalham na área com uma atraente oferta de introdução. Também focaremos em nosso salão Instagram, onde promoveremos o salão em parceria com atividades locais.  

9. Profissionais de salão de beleza e parcerias e seus papéis

Você está iniciando seu salão sozinho ou com um parceiro?

Você precisa contratar pessoas-chave para ajudá-lo a iniciar seu negócio de salões? O seu salão faz parte de uma franquia?

É bem provável que seu negócio dependa de outras pessoas e organizações de alguma forma. É isso que você deve refletir nesta seção do seu plano de negócio do salão de beleza. Mas, l embre-se de especificar qual é o papel de cada pessoa envolvida em seus negócios.

Exemplo de profissionais e parcerias no Salão de Beleza 

“O salão será de propriedade da Belasis e operará com quatro funcionários desde o início: dois cabeleireiros, uma manicure e um esteticista especializado em serviços de cuidados com a pele. Uma equipe de salão altamente qualificada e motivada estará no centro do negócio, motivo pelo qual investiremos mais de 4% das vendas líquidas em treinamentos para a equipe.”

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10. Principais marcos e objetivos comerciais do salão

A criação de uma empresa não é um projeto pequeno. Muitas coisas precisam ser feitas.

Você precisa obter as licenças de salão necessárias, obter um seguro, encontrar um local para abrir seu salão, comprar equipamentos, vender-se a novos clientes de salão etc..

Ou seja, é esmagador pensar em todas as coisas que você precisa fazer a seguir. É como uma grande nuvem negra de coisas que precisam ser feitas. Mas por onde você começa?

Você precisa dividir essa nuvem escura em metas e objetivos alcançáveis. Então vá enfrentá-los um por um.

Se você não dividir esses projetos em tarefas menores, ficará estressado ou começará a procrastinar e não fará nada.

É por isso que você precisa descrever quais são seus principais objetivos e metas.

É um exercício que vai demorar um pouco, mas também é um dos mais importantes. Isso o ajudará significativamente ao começar e dará confiança aos investidores ou ainda para outras pessoas que olham para o plano de negócio do seu salão de beleza. Além disso, mostrar que o que você está planejando fazer é realista.

Seus marcos podem ser uma mistura de metas financeiras e atividades específicas, por exemplo, que você precisa concluir em um determinado momento. Ou seja, tente incluir todas as coisas maiores que precisam ser feitas a partir de agora, até que seu salão esteja em funcionamento e atendendo seu ponto de equilíbrio.

Você pode fazer isso tão sofisticado quanto quiser. Gostaria de encorajá-lo a ficar bem detalhado aqui, com etapas específicas e concretas descritas, por exemplo, no arquivo excel. 

Quer saber qual será o ponto de equilíbrio? Então baixe nossa planilha que faz esse cálculo automaticamente com as informações que você fornecer.

No entanto, para o bem do plano de negócios, você pode mantê-lo em uma lista dos principais resultados e metas.

Exemplo de marcos do salão de beleza

  1. Obter todas as licenças de salão necessárias até 1º de maio
  2. Identificar a localização do salão até 1º de junho
  3. Registre os documentos até 15 de junho
  4. Renovação completa do salão até 15 de julho 
  5. Obter o primeiro cliente pagador até 15 de julho 
  6. Contratar o primeiro funcionário até 1º de agosto
  7. Fazer os primeiros R$3.000 em vendas até 1º de setembro
  8. Atingir a meta de equilíbrio até 1º de janeiro 

Você pode manter seu plano em um nível alto, mas, novamente, será necessário detalhá-lo ainda mais detalhadamente em um documento separado, com metas financeiras exatas para atingir em um determinado momento.

Conclusão

Estamos animados pois agora você está embarcando em uma jornada de aventura

E o seu novo plano de negócios para salão de beleza será o seu melhor companheiro.

Parabéns por dedicar um tempo para ler este guia de plano de negócios do salão – era longo, nós sabemos. Mas talvez tenha sido a coisa mais importante que você fez hoje. 

Os proprietários de salões de beleza que planejam com antecedência têm uma probabilidade significativamente maior de obter sucesso, portanto esse foi um tempo bem investido do seu lado. Fizemos este guia para ser o melhor recurso possível para você que está prestes a criar um plano de negócio para seu salão de beleza e esperamos que tenha achado útil.

Qualquer dúvida, pergunte pra gente na caixa de comentários abaixo. 

Tudo de bom com seu novo plano de negócios para salão!

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