Planejamento estratégico para salão de beleza e barbearia

 

Saiba o que é planejamento estratégico e como montar um estruturado para o seu salão de beleza ou barbearia

O planejamento estratégico do salão de beleza ou da barbearia é essencial para quem deseja obter sucesso nas vendas. Cumprir as etapas estabelecidas nele permite que várias situações sejam previstas, bem como resolvidas ao longo do caminho. 

E acredite: não importa se você está começando agora ou então já atua no segmento há alguns anos. Sempre existe tempo de idealizar as estratégicas e colocá-las em prática para atingir os objetivos, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. 

Pensando em esclarecer melhor o assunto criamos esse post por aqui. A seguir você entende melhor o que é o planejamento estratégico, bem como sua importância para o negócio da beleza. Além disso, explicamos como fazer esse tipo de planejamento e suas vantagens. Vem ver!

O que é planejamento estratégico e sua importância para o salão

Planejamento estratégico é caracterizado como um conjunto de processos importantes e que conseguem levar o negócio a atingir a meta estabelecida por ele. Neste caso, todas as ideias se voltam para o seu crescimento, bem como definem pontos cruciais para a saúde empresarial.

Entram para as análises da empresa, por exemplo, a visão, missão e valores da empresa. Além disso, perguntas simples sobre o negócio devem ser respondidas como: 

  • O que a empresa faz?
  • Para quem irá fazer?
  • Como deve fazer?
  • Qual é a responsabilidade social da empresa?

Vale lembrar que a principal missão de um salão é ofertar serviços na área de beleza para homens e mulheres que desejam manter a sua boa aparência, sempre com alta qualidade no atendimento, prezando pela beleza e autoestima do cliente.

Importância do planejamento estratégico

De acordo com o Sebrae, o planejamento estratégico  possui uma missão muito importante de crescimento para os pequenos negócios. A instituição destaca que é a estrutura que permite conhecer os clientes, bem como suas especificidades. Além disso, avalia e deixa claro as necessidades que o salão possui diante do mercado. 

É o planejamento estratégico que permite analisar a concorrência, assim como pesquisar e entender o mercado, bem como definir as oportunidades e mapear as ameaças. Portanto, é através dele que a empresa consegue reconhecer os problemas e criar oportunidades de melhorias. 

Como fazer um planejamento estratégico

Fazer um bom planejamento estratégico requer estudo e conhecimento por parte do administrador. Neste caso, todo salão de beleza precisa colocar em prática alguns processos a fim de dar um bom andamento a empresa. 

Abaixo selecionamos 5 etapas que devem estar incluídas no planejamento estratégico adequado. Uma vez colocadas em prática será possível conseguir mais clientes, aumentar o faturamento, ter uma excelente qualidade no atendimento prestado e até mesmo estabelecer a marca como uma referência no segmento de atuação.

1) Definir o principal objetivo da empresa

O primeiro passo do planejamento estratégico de um salão de beleza ou barbearia é definir o principal objetivo da empresa. Fatores como Missão, Visão e Valores podem contribuir neste processo. Além disso, criar um diagnóstico da empresa hoje e onde ela deseja chegar é essencial. Portanto, definida isso antes de tudo. 

2) Definir quem irá executá-lo

Um salão de beleza também envolve muitas pessoas. Dessa forma, é essencial que as estratégias estabelecidas sejam executadas por todos os envolvidos. Isso envolve não só os colaboradores em si, mas também as responsabilidades dos gestores. A definição de quem irá executá-lo contribui para que todos realizem sua parte.

3) Estratégias ou ferramentas que podem ser adotadas

Todo planejamento estratégico também traz estratégias e ferramentas importantes. Neste caso, é importante criar promoções para divulgar o negócio, bem como  fidelizar a clientela. Contudo, ao fazer isso não esqueça de especificar onde, quando, como e quem irá colocá-la em prática. 

4) Prazo estipulado

Estipular o prazo para que o objetivo seja atingido pela empresa também é essencial. A partir da visão da empresa é possível estipular um período para que aquele objetivo seja atingido. Vale ressaltar que ele pode ser tanto curto, médio ou longo. Tudo vai depender do que você almeja para o salão. 

Uma dica interessante para objetivos longos é sempre relembrar quais são eles. Isso serve para manter renovada a sua motivação, assim como da sua equipe. 

5) Diagnóstico de mercado

Por fim, não podemos deixar de comentar sobre o diagnóstico de mercado. Todo planejamento estratégico bem estruturado considera as informações do mercado em que está inserido. Vale lembrar que saber essas informações podem ajudar a entender o que a empresa precisa fazer para conquistar e fidelizar os clientes. 

Ter um sistema para salão de beleza pode facilitar o acesso a essas informações. Através dele, por exemplo, é possível identificar onde estão as forças e fraquezas do negócio, bem como auxiliar no crescimento do seu negócio.

Vantagens do planejamento estratégico de salão de beleza

São vários os benefícios do planejamento estratégico para barbearia ou salão de beleza.  E listamos para você os principais deles, confira:

  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Facilita o completo conhecimento e entendimento da empresa;
  • Promove a motivação e comprometimento para todos os envolvidos;
  • Melhora o relacionamento entre empresa e clientes;
  • Conhecimento das forças e fraquezas da empresa;
  • Conhecimento dos concorrentes diretos e indiretos

Gostou de saber mais sobre o planejamento estratégico da sua empresa? 

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