Por que um programa grátis para seu salão de beleza não é a melhor escolha?

Há um ditado quando se trata de conseguir coisas de graça. Se você não está pagando pelo produto, você é o produto. Um programa grátis pode ser ótimo para uso pessoal, mas quando se trata de suas operações comerciais no seu salão de beleza, nas quais você precisa de soluções eficientes e otimizadas, o free nem sempre é a melhor opção.

Sim, é fundamental manter o olho no fluxo de caixa e procurar maneiras de ser econômico ao tomar decisões de negócios. No entanto, é igualmente importante saber quando optar pela versão mais barata (gratuita) de um programa para seu salão de beleza você corre o risco de ter, na verdade, um custo mais alto ainda.

E, novamente, as chances são de que, se você não está pagando por um produto, VOCÊ é o produto. Por exemplo, você já usou software que o bombardeou com anúncios durante sua sessão? Então você experimentou como é ser o produto.

Por outro lado, algumas soluções de software livre adotam uma abordagem mais sutil ao coletar e vender os dados de seus clientes. Portanto, são eles que são direcionados com muitas ofertas. 

Não é preciso procurar muito para ver como os usuários de programas para salão de beleza que se tornam um produto comercializável podem afetar seus negócios e seu público-alvo. Basta olhar para as notícias recentes que mostram o Facebook.

Claro, você pode não estar na escala do Facebook. Mas, independentemente do tamanho da sua empresa, se você não está pagando pelo programa que usa no seu salão de beleza, alguém, possivelmente está pagando pelos dados que está enviando.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, website

Confiabilidade do Suporte ao Cliente do programa para salão de beleza

Imagina a seguinte situação: você está no meio de uma multidão de clientes quando o programa do seu salão de beleza trava. Seu próximo passo é localizar o contato da equipe técnica do seu programa para salão.

Em um momento como esse, você se depara com alguns cenários em potencial

  • uma em que o contato com o suporte é fácil de encontrar e alcançar, ajudando você a voltar a funcionar em questão de minutos;
  • o outro cenário é não encontrar um centro de suporte ou entrar em contato com nenhuma sorte ou ideia de quando você receberá uma resposta.

Você consegue adivinhar qual cenário é mais provável que você encontre software gratuito versus software pago?

Quando uma empresa de software permite acesso livre aos usuários, o suporte ao cliente simplesmente não terá os recursos necessários para estar imediatamente disponível ou operar com eficiência.

Então, pergunte a si mesmo: se o programa que você está usando travou ou interrompeu repentinamente a tela de uso, você pode esperar uma resposta em possivelmente alguns dias? Ou você precisa de suporte instantâneo disponível para manter sua empresa funcionando sem problemas e seus clientes satisfeitos?

Irregularidade em atualizações importantes dos programas para salão de beleza

De telefones a tablets e laptops, nenhuma tecnologia está imune a atualizações regulares e por boas razões! As atualizações servem para melhorar a funcionalidade do programa e, sem essas atualizações, você fica com uma tecnologia lenta e cheia de bugs.

Portanto, quando você investe em um dispositivo ou peça de tecnologia, espera que ele funcione sem problemas e proporcione uma ótima experiência. Por outro lado, quando você usa uma plataforma de software livre, não é realista supor que o desenvolvimento de software seja comparado.

Afinal, nenhum pagamento pelo serviço, significa menos recursos para a equipe de desenvolvedores que podem manter o software o mais atualizado e limpo possível. O que resulta em menos atualizações, como melhorias de bugs e recursos de aprimoramento de desempenho, com menos frequência .

Falando em recursos …

Menos recursos

Caso você não tenha notado, a eficiência é uma grande peça do quebra-cabeça na hora de decidir qual solução de software é a mais adequada. E isso vale para usuários comuns, bem como para pessoas com empresas e organizações. As pessoas querem mais comodidade e menos tempo de execução, portanto, quanto mais abrangente for uma plataforma de software, maior será o valor que ela possui.

Veja desta maneira: você não gostaria que o programa de agendamento do seu salão também enviasse emails de marketing e lembretes de reservas por SMS? Isso é óbvio, é claro, você economizaria tempo e tornaria sua vida muito mais fácil!

Quando você está aproveitando uma solução de software livre, não é razoável esperar que você obtenha vários recursos simplificados. Portanto, cabe a você decidir se vale a pena investir em programa que funciona para inúmeras tarefas e funções (custando um valor acessível a você, mas economizando uma tonelada de tempo) ou juntando uma variedade de ferramentas gratuitas, que economizarão algumas despesas comerciais, mas custarão mais tempo.

O efeito das propagandas

Mesmo que uma plataforma de software seja gratuita para você usar, eles ainda têm um negócio para administrar e, para as empresas que não cobram dos usuários, a maneira como eles normalmente ganham dinheiro é através da publicidade.

Embora a navegação de anúncios e pop-ups possa ser irritante para você, a bandeira vermelha maior é se você não vê nenhum anúncio, porque isso provavelmente significa que seu cliente os está vendo ou eles estão se aproveitando dos dados do cliente para veicular anúncios em outros lugares. .

Em ambos os casos, isso pode afetar a experiência geral do seu cliente com a sua marca, que realmente deve estar 100% sob seu controle, e não a de terceiros.

Priorizando a segurança

Os termos “software” e “segurança” devem andar de mãos dadas, especialmente ao armazenar informações importantes, como listas de e-mail e informações de cartão de crédito, mas como notícias recentes de violações de dados e hacks, nem toda segurança de software é criada da mesma forma.

É por isso que cabe a você, como proprietário da empresa, garantir que o programa que você escolhe usar em seu salão de beleza tenha segurança adequada, incluindo o cumprimento das leis atuais de proteção de dados e a atualização mais recente.

Novamente, esse tipo de esforço requer uma força-tarefa diligente, que geralmente faz parte do que você investe com programa pago.

Nada realmente vem de graça

Esteja você pagando com seu tempo, níveis de estresse ou dinheiro, sempre há um custo envolvido na tomada de uma decisão de negócios e, às vezes, esses custos são ocultos.

No caso do software livre, esses custos ocultos geralmente entram em jogo quando você descobre que os benefícios não são incluídos na versão gratuita do programa, mas exigem a atualização para uma versão paga e, potencialmente, a assinatura de um contrato.

Isso faz sentido e esta alinhado com a ideia de que você deve pagar por serviços e suporte adicionais. O que é menos do que desejável é que esses custos não foram comunicados de forma transparente.

No final do dia, “gratuito” pode parecer mais atraente, mas sua melhor aposta é sempre fazer a devida diligência e procurar fornecedores de software que permitam os recursos adequados aos seus objetivos, flexibilidade e estrutura de preços que funcionam com o seu negócios e o suporte necessário para salvá-lo dos problemas técnicos.

A Belasis é um desses programas e que conta ainda com uma avaliação gratuita de todos os recursos do sistema. Isso também pode ser considerado um bônus adicional, não é mesmo?

Veja ainda alguns links úteis para auxiliar na gestão do seu salão de beleza

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para controle e cadastro de clientes

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Publicações relacionadas: gestão de salão de beleza e barbearia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *