Por que você precisa criar um aplicativo para o seu salão de beleza ou barbearia AGORA?

Se você tem um salão de beleza ou barbearia, precisa quebrar o tabu e se envolver com as mais recentes tendências de marketing. Uma barbearia pode trabalhar com apenas uma cadeira, um salão de beleza com 20 profissionais ou qualquer outra coisa, agora é a hora de encontrar novas maneiras de manter e aumentar sua clientela. E um aplicativo de agendamento para seu salão de beleza ou barbearia é uma solução para você ganhar mais dinheiro. 

Não importa se você é um negócio novo ou antigo, o uso de dispositivos móveis fará uma enorme diferença. Já conversei com alguns salões de beleza r barbearias no passado e encontrei algumas respostas comuns.

As empresas mais antigas são resistentes à mudança. Eles são definidos em seus caminhos e meio que têm a  mentalidade “se não estiver quebrado, não conserte”. 

Salões de beleza mais recentes hesitam em criar um aplicativo móvel de agendamento, porque gastam muito dinheiro abrindo seu negócio e não querem incorrer em mais custos .

Mas há um problema com ambos os cenários. As lojas e salões mais antigos podem estar bem no momento, mas eles terão problemas para conseguir novos clientes sem um aplicativo para seu negócio.

As empresas mais novas também estão com problemas. Sem uma clientela estável, é difícil manter a agenda cheia. Portanto, para esse tipo de salão de beleza, vale a pena investir em um aplicativo de agendamento .

Se você ainda não está convencido, é a inspiração que está por trás deste guia. Mostrarei tudo o que você precisa saber sobre como um aplicativo pode fazer maravilhas para o seu negócio.

Agendar compromissos ficou mais fácil

Como seus clientes estão marcando os agendamentos nesse exato momento? Se você não possui um aplicativo de agendamento no seu salão de beleza ou barbearia, suponho que as marcações sejam feitas de duas maneiras: eles estão ligando por telefone ou agendando pessoalmente após o término da consulta.

Agendar horários pelo telefone pode funcionar, mas pense em como a vida de todos seria mais fácil se o telefone não estivesse tocando o dia todo. Já existem aplicativos por aí, como o da Belasis,  que permite que você configure os agendamentos a partir de dispositivos móveis.

No momento, você adora sempre que o telefone toca. Isso ocorre porque geralmente é o sinal de um cliente ligando para marcar uma consulta. Mas reserve um minuto para pensar em como isso é ineficiente.

aplicativo personalizado para salao de beleza

Quer um exemplo prático?

Toda vez que o telefone toca, você precisa se afastar do que está fazendo, atender o telefone e caminhar até o computador ou a agenda. Então, você precisa ter uma conversa sobre quando está disponível. O cliente pode perguntar: “Qual é a sua disponibilidade na terça-feira?”.  Então você lista todos os seus horários disponíveis apenas para eles responderem: “Na verdade, acho que quarta-feira seria melhor. Você tem alguma coisa à tarde?” Então eles pedem que você repita seus horários de terça-feira. Além disso, outro cliente liga enquanto você está conversando. Você precisa colocá-los em espera e ter a mesma conversa com outra pessoa.

Se você  deixar alguém em espera e ele desligar, 34% dessas pessoas não ligarão de volta.

Agora você potencialmente perdeu um agendamento e passou um tempo longe do seu cliente atual. Você pode estar pensando que são apenas alguns minutos. Mas esses minutos se somam.

Você acaba gastando horas todas as semanas no telefone.

Alguns salões maiores e mais movimentados podem ter uma recepcionista que atende o telefone e agenda compromissos o dia todo. Quanto custa o salário desse funcionário?

Você pode pagar por um aplicativo com o valor do salário, além de ter mais benefícios além do recurso de agendamento online. 

Ou seja …

O uso da mobilidade ajuda a aumentar a receita e a reduzir custos, o que leva a um retorno rentável e oportuno do seu investimento .

Configure seu aplicativo móvel de agendamento com um recurso de calendário interno. Os usuários com o aplicativo móvel podem ver sua programação e marcar uma consulta em seus smartphones e tablets.

Isso torna muito mais fácil para seus clientes, pois eles podem ver visualmente sua programação em vez de apenas ouvir os horários por telefone.

Você também pode enviar lembretes aos seus clientes por meio de notificações push sobre o agendamento para garantir que eles não se esqueçam de aparecer.

Aumentar a lealdade do cliente

Use seu aplicativo móvel para criar um programa de fidelidade do cliente . Você já pode ter um desses, mas estou disposta a apostar que não é muito eficiente.

Sem um aplicativo os salões de beleza precisam recorrer a cartões perfurados ou sistemas de estampagem. Um cliente precisa trazer um pequeno cartão de visita que é perfurado sempre que o visita. Após tantas visitas, eles recebem um corte gratuito ou serviço com desconto. Mas já aconteceu de um clientes perder e extraviar esse cartão? Pois é.

É muito mais fácil rastrear isso em um aplicativo móvel. Além disso, você terá muitas mais opções com seu programa de fidelidade se usar um aplicativo.

Alguém que faz um corte de cabelo rápido não deve receber as mesmas recompensas que um cliente que deseja um corte de cabelo, cor, facial e manicure, certo? Com aplicativo no seu salão de beleza ou barbearia é possível configurar exatamente quantos pontos vale cada serviço realizado.

Os clientes participam de programas de fidelidade para economizar dinheiro e receber recompensas. Algumas pesquisas indicam que lojas com programas de fidelidade têm 82% mais chances de conseguir mais clientes.

Novamente, embora seu cartão perfurado possa contar como um programa de fidelidade, ele definitivamente não é tão eficiente. Depois que o cliente atingir uma certa quantia gasta ou o número necessário de agendamentos for atendido, ele poderá ver e ativar sua recompensa diretamente no aplicativo. Portanto, eles não precisam se preocupar com a perda do desconto.

Suponhamos que um cliente que normalmente vem fazer um corte de cabelo pode decidir cortar e fazer a unha, porque quanto mais gastar, mais próximo estará de uma recompensa.

Tudo isso levará a mais lucros para você.

Fique em contato com seus clientes o tempo todo

Com que frequência você vê seus clientes? Eu sei que isso varia, mas alguns são provavelmente a cada duas semanas, enquanto outros são uma vez por mês ou a cada poucos meses. Algumas barbearias podem ter clientes que chegam uma vez por semana, mas outros salões de beleza podem ver seus clientes apenas algumas vezes por ano.

Aqui está o ponto que estou tentando chegar. Embora você possa pensar em cabelos o dia inteiro todos os dias, pode ser fácil para seus clientes esquecerem você. Como acabamos de discutir, o uso de um aplicativo de agendamento no seu salão de beleza ou barbearia para criar um programa de fidelidade pode aumentar as chances de retenção desse cliente.

Mas, mesmo assim, eles podem acabar indo para um de seus concorrentes. Mas um aplicativo móvel permite que você mantenha contato com seus clientes, mesmo quando eles não estão no estabelecimento. Se alguém não estiver há algum tempo, duvido que você pegue o telefone e faça uma ligação para lembrá-lo de que você existe. 

Um aplicativo permite que você entre em contato com seus clientes por meio de notificações push ou uma mensagem de SMS ou WhatsApp, por exemplo. 

recurso de agendamento online

Combine seu aplicativo com outras táticas de marketing 

Conecte seu aplicativo ao Facebook para que seus clientes também possam agendar por lá. Isso tornará mais fácil para seus clientes desfrutarem totalmente da experiência em dispositivos móveis.

Você também pode usar as redes sociais do seu salão de beleza ou barbearia como uma maneira de aumentar os downloads do seu aplicativo.

Todas essas táticas de marketing para dispositivos móveis funcionarão juntas.

As pessoas querem interagir com seus cabeleireiros nas mídias sociais. Essa é uma das estratégias de marketing para que seus clientes sintam-se mais a vontade quando chegam ao seu salão ou barbearia.

Adicionar fotos e vídeos aos seus perfis sociais todos os dias pode parecer muito trabalhoso. Você já tem uma agenda cheia de clientes, então eu sei que isso pode parecer esmagador. Mas agora que você não precisa pagar alguém para atender o telefone o dia inteiro, você pode fazer com que ele gerencie suas contas e aplicativos sociais para que tudo esteja sempre atualizado.

Você e os outros cabeleireiros de seu salão ou barbearia podem ter acesso a essas contas e alternam responsabilidades com quem tiver algum tempo de inatividade entre os clientes.

Conclusão

Sua barbearia ou salão de beleza estão bem agora, mas definitivamente podem estar melhor. Ter um aplicativo móvel torna seu processo mais eficiente. Você poderá gastar mais tempo trabalhando em vez de executar tarefas tediosas que seu aplicativo pode lidar, como agendar compromissos e outras questões relacionadas a gestão, como estoque, e financeiro, por exemplo.

Embora possa custar algum dinheiro adiantado para criar o aplicativo, ele se pagará a longo prazo com um alto retorno do seu investimento. Seu aplicativo vai melhorar a experiência do cliente. 

Crie programas de fidelidade e fique sempre conectado com sua clientela. O aplicativo facilitará a vida deles e colocará mais dinheiro no seu bolso. 

Se você precisar de ajuda para criar um aplicativo, considere usar um serviço personalizado como o da Belasis, que além do aplicativo oferece um sistema completo de gestão que pode ser utilizado no seu celular ou em um computador. E o melhor, ele é 100% online. Todos os seus dados são armazenados na nuvem e você não corre o risco de perdê-los em caso de uma pane no computador ou celular, por exemplo. 

Siga estas dicas e você não precisará mais se preocupar em ter uma agenda vazia.

Você já conhece os recursos do Aplicativo da Belasis? Se ainda não, então dá uma olhada:

Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos

Recursos específicos da agenda você encontra aqui.

Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.

Para fazer promoções, divulgar serviços e enviar campanhas, conheça nossos recursos para marketing.

Contas a receber e à pagar, abertura e fechamento de caixa, receitas e despesas, veja o financeiro.

Buscando por aplicativos? Temos também! Aplicativos para agendamento online, com personalização, comissionamento e pagamentos.

Não encontrou o que procurava? Entre em contato conosco e conta tudinho pra nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *