A maioria dos gerentes e proprietários de salões de beleza, barbearia ou esmalteria já deixaram de atualizar o cadastro de clientes em algum momento.

Todos são culpados nesse quesito.

Depois de um evento de networking bem sucedido, você procrastina para atualizar seu banco de dados de clientes. 

Outros assuntos mais urgentes parecem avançar na frente dessa tarefa administrativa. 

Antes que você perceba, vários dias (ou até semanas) se passaram e ainda nada foi feito. 

Agora você está olhando para uma grande pilha anotações com e-mails e telefones de potenciais clientes. Que lastima!

Como proprietário de uma pequena empresa, é fácil ignorar essa tarefa para assuntos mais importantes. 

No entanto, você já considerou como essa ação aparentemente banal está custando o seu dinheiro? 

Sim, você leu certo. Existem benefícios significativos para manter uma lista de contatos atualizada e precisa. 

Preste atenção abaixo.

Benefícios de listas de contatos atualizadas

Produtividade Melhorada– Uma pessoa que trabalha com uma mesa bagunçada ou desordenada gasta, em média, 1 hora e meia por dia procurando coisas, sendo aproximadamente 7 horas e meia por semana de trabalho, tempo que poderia ser investido na melhoria do atendimento de seus clientes.

Acompanhamento oportuno– Se você atualizar seu banco de dados de clientes imediatamente, é mais provável que você aproveite o tempo recomendado de 24 a 48 horas para contato e acompanhamento.

Você acabou de passar tempo construindo relacionamento com essas pessoas e elas estão interessados ​​em ouvir mais sobre você e seu salão ou barbearia.

Não perca uma venda em potencial!

Melhor reputação do seu estabelecimento– Você nunca tem uma segunda chance para causar uma primeira impressão. 

As pessoas querem comprar produtos ou executar serviços de alguém que conhecem, gostam e confiam. 

Construa essa confiança, mantendo seus registros atualizados para que você possa contatar as pessoas quando você diz que vai fazê-lo.

Com a Belasis, por exemplo, você pode contatar os clientes via WhatsApp e SMS com apenas alguns cliques.

Orçamento de marketing usado de maneira mais eficaz com campanhas direcionadas

A razão pela qual você coleta informações do cliente em primeiro lugar é bem simples: para converter leads ou prospectos em clientes, certo? 

Uma maneira eficaz de fazer isso é por meio de campanhas no seu website, via SMS ou WhatsApp.

Hoje em dia, as explosões gerais de e-mail sem filtros estão ultrapassadas. 

Em vez disso, enviar mensagens direcionadas com conteúdo relevante e benéfico para uma clientela específica aumenta os lucros e é mais econômico. 

Segmentação, ou seja, categorizar seu banco de dados de clientes facilita na escolha das campanhas.

Dentre os benefícios da segmentação estão:

  • Você pode personalizar suas ofertas ou incentivos específicos para seus clientes mais promissores e lucrativos.
  • Os clientes antigos gastam 67% mais e são mais lucrativos do que os novos clientes. 
  • Aumentar sua retenção de clientes existentes em 5% pode aumentar os lucros em 25% ou mais. 
  • Campanhas  permitem que você envie o conteúdo certo para o cliente certo.
  • O cadastro de clientes atualizado permite que você aumente o seu alcance.

Como gerenciar e segmentar suas listas

Para começar, é preciso obter um sistema de gerenciamento de clientes como o que a Belasis oferece.

Se você não tiver um sistema para capturar e gerenciar as informações de sua clientela, ficará em desvantagem.

Com o controle de cadastros, você consegue utilizar as ferramentas baseadas nas características personalizadas de cada cliente.

Com o registro das informações feito o mais rápido possível, você pode emitir relatórios para categorizar os clientes.

Assim, estará pronto para fazer boas campanhas de marketing.

Gerenciar seu banco de dados com sabedoria ajuda você a fazer isso.

Além disso, possibilita que você entenda as necessidades dos clientes.

Os dados do cliente podem alterar rapidamente. 

Ao deixar de manter suas informações atualizadas, você pode estar jogando dinheiro no ralo tentando alcançar pessoas cujos detalhes foram alterados. 

Outras boas razões para limpar regularmente seus dados incluem a exclusão de registros duplicados e a garantia de que as grafias estão corretas.

Atualize seus registros

Sob o sistema de proteção de dados, você tem a responsabilidade legal de garantir que seus dados sejam precisos e, quando necessário, sejam mantidos atualizados. 

Atualizar o seu banco de dados ajuda você a cumprir as regras e também beneficia você, evitando desperdiçar recursos contatando alguém que “nem existe mais”.

É possível manter seu banco de dados atualizado, garantindo que você verifique os detalhes do cliente regularmente, atualizando seus registros assim que tomar conhecimento das alterações.

Com o cadastro de clientes da Belasis, você consegue controlar as  vendas, pacotes, agendamentos e mensagens enviadas para um determinado cliente.

Assim, fica mais fácil acompanhar o histórico dos clientes no seu salão de beleza ou barbearia.

Excluir com cuidado

Se você estiver limpando suas próprias informações e tiver algo inconsistente, não exclua os dados imediatamente.

Tente contatar as pessoas separadamente por sms, ligação telefônica ou WhatsApp registrado.

Dessa forma, você consegue verificar se o contato realmente se mudou ou se ainda está interessado em seus serviços.

Você deve, no entanto, lembrar que é sempre bom manter os dados apenas pelo tempo que for necessário. 

Isso quer dizer que é preciso revisar constantemente as informações de que precisa, por quanto tempo precisar mantê-las e atualizá-las, excluí-las ou arquivá-las com segurança.

Nesse contato de verificação você pode usar do seu poder de persuasão para “resgatar” esse cliente antigo e fazê-lo voltar a ser ativo em seu salão de beleza ou barbearia.

Um momento certo para oferecer os benefícios que farão esse indivíduo “perdido” ao menos pensar em voltar a frequentar seu estabelecimento.

Viu como é de extrema importância a manutenção rápida do seu cadastro de clientes e atualização dos dados?

 

Se você ainda não tem um controle de cadastro de clientes, não se preocupe!

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