Recepção de salão de beleza: importância e como otimizar esse setor

recepcionista de salão de beleza

A recepção de salão de beleza é praticamente o primeiro contato que os clientes têm com o seu negócio. De modo geral, é o recepcionista que cuida da agenda e da abordagem assim que as pessoas contatam e adentram ao local.

Esses serviços são essenciais para gerar encantamento e garantir que os consumidores continuem frequentando a sua empresa. Já ouviu aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Pois é.

Um recepcionista sorridente, solícito e bem informado é capaz de mudar o dia das pessoas. Alinhando isso com um serviço de qualidade, seu salão tem tudo para atrair e conquistar cada vez mais gente.

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Porém, muitos proprietários ainda deixam a desejar nesse setor. Além de não entender a importância, não valorizam o trabalho dos recepcionistas. Sendo assim, é ideal conhecer melhor, saber as funções e as práticas para garantir que a recepção de salão de beleza seja impecável.

O papel do recepcionista

O conceito de recepção remete a acolher. Isso vale para qualquer local. Mas, quando se trata de uma empresa, vai muito além de receber pessoas.

É preciso ter o know-how necessário para conquistar a confiança, gerar encantamento e garantir que elas voltem em uma próxima vez. Afinal, quem é bem tratado em um lugar, com certeza estará decidido a voltar futuramente.

Sendo assim, é interessante investir em profissionais especializados neste trabalho. O recepcionista é o responsável por uma série de tarefas. Quando se trata de um salão de beleza, precisa estar apto para muitas funções.

Funções do recepcionista

Dentre as descrições da profissão, destacamos:

  • Acolher calorosamente os clientes, sempre de modo simpático;
  • Informar sobre os serviços realizados pela empresa;
  • Tirar todas as dúvidas e estar sempre disponível para esclarecer qualquer questão;
  • Levar os clientes para os profissionais que realizarão os serviços;
  • Cuidar de toda a agenda do salão de beleza;
  • Confirmar as reservas;
  • Receber pagamentos;
  • Oferecer bebidas, petiscos e conversar com os clientes que aguardam na recepção;
  • Fazer e atualizar cadastros;
  • Promover e vender serviços quando conveniente;
  • Organizar toda a recepção e a entrada do salão.

Perfil do recepcionista

Além de ótimas competências, o recepcionista precisa ter um perfil adequado ao trabalho no salão de beleza. Antes da contratação, é ideal se atentar à personalidade para saber se a pessoa se dará bem na função.

Segundo especialistas em recursos humanos, é primordial que o profissional seja:

  • Simpático e cordial, para que receba a todos com um sorriso no rosto e mostre que a empresa está dedicada em atendê-los da melhor forma;
  • Proativo. Um bom recepcionista deve estar sempre bem informado, seja em relação ao salão de beleza ou aos serviços prestados. Tirar as dúvidas dos clientes é fundamental, assim como resolver eventuais problemas.
  • Bom comunicador, para falar bem e de maneira correta, tratando a todos com empatia e respeito. Do mesmo modo, deve ler e escrever bem.
  • Discreto, pois o profissional lidará com uma diversidade de pessoas, por isso não deve se mirar em características, gostos e outros detalhes. Vale sempre destacar que respeito é essencial.
  • Organizado. Manter a recepção sempre ordenada, além de monitorar a agenda para lidar com as reservas, confirmá-las e gerenciar da melhor forma para que todos sejam atendidos com qualidade.

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Como melhorar a recepção de salão de beleza?

Primeiramente, os proprietários devem entender qual é a importância da recepção de salão de beleza. Depois, colocar algumas estratégias em prática para otimizar esse setor.

Sendo assim, preparamos algumas dicas interessantes para você aplicar em seu negócio agora.

Contratar profissionais capacitados

De modo preliminar, é fundamental buscar profissionais com boas competências, um perfil adequado à função e até com certa experiência na área.

A capacitação é muito importante para garantir que todos os serviços sejam realizados com primazia, qualidade e perfeição. Então, conheça bem os candidatos, conte com o apoio dos profissionais de recursos humanos e ofereça um ótimo treinamento.

Além disso, ofereça um salário compatível com o cargo, além de benefícios atrativos para o futuro recepcionista de sua empresa.

Manter a motivação dos recepcionistas

Não basta contratar um ou mais recepcionistas e deixá-los sem qualquer suporte. É essencial pensar em ações para motivá-los, para que realizem o trabalho com animação. Ofereça estímulos e dê recompensas de acordo com metas bem definidas.

A partir de um benefício real, com certeza os profissionais estarão interessados em aprender e crescer junto com a empresa.

Instalar sistemas que melhoram a rotina do profissional

Preparar um ambiente de trabalho confortável ajuda a manter o recepcionista motivado e favorece um trabalho de qualidade. Portanto, invista em inovação, otimizando processos que melhoram o trabalho de todos.

Felizmente, a tecnologia ajuda bastante. Além de sistemas de cadastro de clientes, de pagamentos e automação, vale investir em plataformas de agendamento além da velha agenda física.

O agendamento online é uma tendência surpreendente que todo recepcionista vai adorar gerenciar. Por meio de um aplicativo, é possível conferir as reservas dos clientes, confirmá-las e marcar novos atendimentos. Além disso, o sistema melhora a interação com os profissionais, organiza os pagamentos, cria uma base de clientes, enfim.

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Com essas ideias, com certeza a recepção de seu salão de beleza estará sempre alinhada e disposta a atender cada vez mais clientes. Gostou do conteúdo? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe. Até mais.

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