Recompensa para o cliente: por que e como você deve fornecer pontos fidelidade

Você sabia que conseguir “capturar” um cliente novo é  aproximadamente seis vezes mais caro  do que reter os antigos?

Não apenas isso, mas quem retorna ao seu estabelecimento gasta 67% a mais que os novos clientes. À luz destas estatísticas, é evidente que a fidelidade do cliente compensa. Concentrar suas estratégias de marketing na retenção pode dar ao seu salão um grande salto.

Sua clientela é o coração do seu negócio. Os programas de fidelidade são uma ótima maneira de mostrar sua gratidão e manter os clientes satisfeitos.

Embora a retenção desempenhe um papel importante no crescimento de seus negócios, a aquisição de clientes deve sempre ter precedência igual. Uma maneira fácil e eficaz para os proprietários de salões de beleza crescerem com uma base de clientes recorrentes é através de programas de fidelização. 

Neste post, ensinaremos mais sobre os programas de fidelidade do cliente e como eles funcionam.

O que é um programa de fidelidade do cliente?

Um programa de fidelidade do cliente é um sistema de recompensas oferecido por uma empresa aos seus clientes que retornam. Esses programas podem oferecer cupons, mercadorias gratuitas ou até mesmo novos produtos antes do lançamento.

O consumidor médio está envolvido em pelo menos quatorze programas de fidelidade. No entanto, ele ou ela tem a capacidade de participar em apenas sete. Investir tempo e dinheiro suficientes em programas de fidelidade de valor agregado é a chave para manter seus clientes.

Mas como você cria um programa de fidelidade eficaz que vai obrigar seus clientes a se manterem firmes no seu negócio?

Como criar um programa de fidelidade para o seu salão

A primeira coisa a se pensar ao criar um programa de fidelidade viável para o seu salão de beleza envolve entender os padrões de compra de seus clientes. 

Clientes regulares são aqueles que utilizam seus produtos e serviços com frequência. Estes são os clientes que estão satisfeitos com seus serviços e estão prontos para perdoar pequenos deslizes.

Clientes esporádicos são aqueles clientes que visitam seu salão de beleza ou barbearia de vez em quando ou para ocasiões especiais. Ao identificar clientes regulares e esporádicos, você poderá criar programas de fidelidade que segmentam cada categoria.

Depois de identificar os padrões de compra, você pode criar um programa de fidelidade incentive sua clientela a comprar mais. E além disso, de maneiras variadas. 

Aqui estão algumas ideias matadoras que podem envolver mais os seus clientes, ao mesmo tempo que os fazem sentir-se valorizados.

1. Tratamento VIP

Dê aos seus clientes fiéis o tratamento VIP que eles merecem. Especialmente aqueles que agiram como divulgadores da sua marca por meio de referências. Um programa de fidelidade de tratamento VIP pode incluir recompensas e bônus especiais para os clientes mais frequentes e leais.

Nada pode fazer com que seus clientes fiéis se sintam mais valorizados do que ostentar esse “crachá VIP”. O status VIP pode abri-los para ofertas exclusivas do salão e descontos em itens de varejo selecionados à venda, tratamentos especiais e muito mais.

2. Cartão Perfurado

O uso de um cartão perfurado é outro programa de recompensa eficaz, mas fácil de usar, o que pode incentivar os clientes antigos.

Os salões de sucesso fornecem aos seus clientes cartões perfurados após a primeira compra. Cabe ao cliente escolher entre abrir um espaço para cada valor incremental gasto ou para cada visita. De qualquer maneira, os clientes têm direito a tratamento gratuito, um fator motivador para o retorno.

3. Recompensas sociais

Nesta era da revolução digital, o seu salão precisa de uma presença na mídia social. Como todos os salões de beleza estão em uma indústria visual, os salões podem atrair muitos novos clientes através do Instagram, Pinterest e Facebook.

Configure um programa de fidelidade que recompense seus clientes com base em promoções de mídia social. Você pode pedir a clientes satisfeitos que tirem fotos de seus novos penteados, publiquem em contas sociais diferentes e marquem seu estabelecimento.

Ainda é possível conceder pontos de recompensa para cada postagem ou conceder acesso a descontos especiais. 

Por que os programas de fidelização de clientes são benéficos para o seu salão

Veja como os programas de fidelidade do cliente podem ser benéficos para o seu salão:

1. Engajamento do Cliente

Os programas de fidelidade não apenas incentivam os clientes recorrentes, mas também os estimulam a realizar outras ações. Se houver pontos de recompensa para a reserva antecipada, os clientes terão um motivo para fazê-lo – mesmo que sejam propensos a procrastinar. 

A atribuição de pontos de recompensa para a compra de produtos de varejo pode obrigar um cliente utilizar os serviços do seu salão, mesmo que esteja acostumado a ir na concorrência.

2. Referências

O boca a boca é uma das formas mais baratas e eficazes de atrair novos clientes. Às vezes, os resultados da pesquisa orgânica podem ser influenciados por anúncios pagos. Mas as experiências das pessoas sempre acertam em cheio. Ao oferecer pontos de fidelidade ou recompensas para cada indicação, é provável que seus clientes indiquem outras pessoas para obter serviços gratuitos.

3. Detalhes do contato

À medida que as ameaças de segurança online continuam a se infiltrar na web, muitas pessoas não se sentem em liberdade para fornecer suas informações privadas gratuitamente. Mas quando seus clientes se inscrevem em um programa de fidelidade, você pode acessar informações importantes, como seus endereços de e-mail e números de telefone. 

Isso dá a você a oportunidade de acompanhá-los após um serviço para garantir satisfação, além de envolvê-los ainda mais por meio de boletins informativos.

4 – Fidelizando

Os programas de fidelidade do cliente são uma ótima maneira de você mantê-los por perto. Eles percorrem um longo caminho para garantir que seus clientes não apenas se apeguem a você, mas também atuem como divulgadores da marca em seu salão. Ao configurar um programa de recompensas do cliente, lembre-se de mantê-lo simples. Precisa ser transparente para que todos entendam.

Sistema de Pontos

Uma das formas mais populares de criar um programa de recompensas para seus clientes fiéis é através de um sistema de pontos. A maioria dos proprietários de salões prefere o sistema de pontos porque é fácil de implementar e simples para os clientes entenderem.

Você pode começar avaliando “Valor” em relação a “Pontos”. Pergunte a si mesmo: o que é necessário para um cliente ganhar um único ponto em seu salão? Por exemplo, você pode definir R$ 1,00 para ser equivalente a 1 ponto. Certifique-se de estabelecer as circunstâncias sob as quais os pontos são resgatáveis, e se eles podem ser trocados por dinheiro.

Você também pode atribuir pontos com base no comportamento do cliente, o que pode ser benéfico para o seu negócio. Aqui está um sistema de pontos típico que você pode utilizar.

1 referência do cliente = 400 pontos

Cada agendamento realizado através do aplicativo do salão  = 200 pontos

Cada agendamento feito através de visita física = 100 pontos

Tal sistema pode incentivar as pessoas a fazer reservas através do aplicativo de salão. É um ganha-ganha para todos. O dono do salão recebe mais tráfego para seu site e o cliente recebe mais pontos resgatáveis.

Aproveite todos os benefícios que o sistema de recompensas e pontuação oferece e experimente a plataforma de gerenciamento para salões de beleza da Belasis.

Com certeza, além da economia de tempo que você fará, conseguirá aumentar sua margem de lucros com a aquisição de novos clientes e a retenção dos antigos.