5 melhores dicas para reduzir custos em salão de beleza

reduzir custos

Reduzir custos é fundamental em qualquer negócio, seja um salão de beleza, uma clínica, uma barbearia, enfim. Cada centavo conta e é importante para manter as contas pagas e aumentar a lucratividade.

Entretanto, em muitas empresas é comum acontecer o contrário: gastos maiores que os ganhos, fato que prejudica o fluxo de caixa e todo o sistema financeiro.

Se a sua meta é aumentar a receita de seu salão de beleza, controlar o orçamento é fundamental. Você deve ter em mente quais são as despesas (principalmente as fixas), além de praticar ações para melhorar a margem de lucro.

Precisa de uma ajuda para organizar o dia-a-dia da sua empresa??

escolha seu segmento e veja como podemos ajudar você!

Sendo assim, preparamos algumas ideias para você reduzir custos em seu negócio agora. Acompanhe e inspire-se.

Métodos para reduzir custos em salão de beleza

Atenção ao estoque de suprimentos

Todo salão de beleza necessita de suprimentos para a realização dos procedimentos. São cremes, shampoos, cosméticos, assim como uma série de ferramentas.

Esses insumos formam o estoque da empresa, que deve ser gerenciado da melhor forma para evitar perdas, desperdício e o gasto além do orçamento.

Portanto, a primeira dica é otimizar a gestão do estoque, para alcançar um equilíbrio. Você deve ter produtos na medida certa, sem sobras, mas também sem faltas.

Algumas dicas:

  • Monte um planejamento de compras, seja semanal ou mensal, de acordo com as necessidades do seu salão;
  • Foque apenas em uma ou duas marcas de produtos, de preferência que sejam parceiras de seu negócio;
  • Compre produtos que são realmente usados nos procedimentos;
  • Acompanhe a utilização e venda dos insumos. Se não houver saída em três meses, faça uma promoção ou negocie uma troca com seu fornecedor;
  • Experimente produtos de acordo com a demanda de seu salão. Em todo caso, é mais vantajoso fazer consignação para a promoção de novos suprimentos, como tinturas, por exemplo.

Calcule suas despesas a cada trimestre

Faça um cálculo completo de suas despesas a cada três meses ou pelo menos duas vezes por ano. Com certeza você encontrará gastos supérfluos que podem ser cortados facilmente.

Já quanto aos insumos necessários para os serviços, veja se não é mais vantajoso comprar em grandes quantidades. Em muitos casos, o preço é menor e a validade longa.

Quanto as despesas fixas (telefone e internet, por exemplo), faça cotações para descobrir se não há empresas com propostas mais baratas e vantajosas. Com uma boa gestão financeira, é possível reduzir gastos de forma eficiente.

Aumente a receita e os gastos dos clientes

Aumentar a receita é a melhor forma de trazer estabilidade ao seu negócio, manter o fluxo de caixa ativo e garantir um saldo positivo a cada período.

Para isso, você precisa focar em ações de fidelização de clientes, para que se tornem parceiros, gastem mais e tragam novos consumidores para o seu negócio.

A cada novo cliente, a receita aumenta. Por isso, as estratégias de fidelização com recompensas reais são essenciais. Para saber quais são as melhores, conheça 6 dicas para atrair clientes rapidamente.

Ofereça serviços complementares

Melhor que fidelizar clientes é aumentar o ticket de vendas para cada consumidor. Por isso, encoraje-os a gastar um pouco mais que o convencional.

Se está agendado um corte de cabelo, que tal oferecer também uma hidratação? Monte um combo personalizado. Assim, em vez do cliente gastar 50 reais apenas pelo corte, ele gasta 70 e ganha dois procedimentos.

Este é apenas um exemplo básico, mas que pode ser funcional de acordo com a realidade do seu salão de beleza. O mesmo vale para clínicas, barbearias, esmalterias, enfim.

O mais interessante é poupar esse lucro e ter sempre uma boa reserva de segurança. Assim, não será preciso colocar em práticas ações para reduzir custos.

reduzir custos em salão de beleza

Fique por dentro de todo o sistema financeiro

A gestão de um negócio depende também do pleno conhecimento dos números, ou seja, do sistema financeiro de sua empresa.

Por mais que haja um setor voltado diretamente às contas, não hesite em entender melhor como funciona. Assim, você consegue montar um planejamento estruturado, evitar gastos desnecessários e poupar bastante.

Se achar custoso, invista na tecnologia para ajudar você nessa tarefa. Hoje em dia há uma série de plataformas que ajudam na gestão financeira, com aplicativos que podem ser acessados até pelo smartphone.

A Belasis possui um ótimo sistema que ajuda nessa e outras tarefas, como agendamento online, monitoramento de estoque, vendas e recebimento de pagamentos online.

Além disso, o aplicativo da Belasis oferece:

Recursos específicos da agenda

Ferramentas focadas em vendas

Recursos para marketing.

Agendamento online

Acesse os links e conheça detalhadamente todos os recursos primordiais para reduzir custos em seu salão de beleza. Do mesmo modo, pratique todas as dicas que destacamos neste conteúdo.

Manter a harmonia nas contas é fundamental para a ascensão de seu negócio, por isso atente-se sempre a esse setor e busque as melhores maneiras para otimizá-lo.

Gostou do texto? Deixe um comentário e compartilhe. Se tem mais alguma dúvida, entre em contato conosco. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *