Tendências para Salão de Beleza

tendencias-para-sala-de-beleza-2020

Todos os anos surgem novas tendências para salão de beleza dos mais variados tipos. E neste artigo você acompanha quais estarão em alta neste ano! 

Primeiramente, precisamos entender que existem dois tipos de tendências para salão de beleza para esse ano: a que diz respeito aos cortes, cores e estilos de cabelos, maquiagens e afins, e a outra que trata de assuntos mercadológicos, como por exemplo, a gestão do seu salão de beleza. 

Vamos abordar os dois tipos por aqui, seguindo a mesma ordem dessa explicação, certo?

Tendências para salão de beleza em cabelos

Cortes leves

Desde meados do ano passado já se tem falado sobre as tendências para salão de beleza que surgem para 2020. Algumas escolas de beleza internacionais como a Sassoon Academy, de Londres na Inglaterra, apontam que uma das maiores tendências são cortes que dão volume e leveza para os cabelos das clientes. Na Europa a técnica de camadas reversas ou invisíveis é mais buscada, afinal, é possível trabalhar o volume dos cabelos, possibilitando mais leveza e até mesmo mais movimento.

Retrô moderno

Uma onda crescente de inspirações em cortes retrô está voltando. Alguns cortes que eram famosos nas décadas de 70, 80 e 90 estão ganhando uma nova cara. A ideia central é repaginar e deixar esses estilos com ar mais jovem e moderno. Por exemplo, um corte muito popular nos anos 70 foi o de camadas com franja cortina, hoje ele volta com bem menos volume e muito mais leveza, como já mencionamos acima.  

Cabelos Cacheados

Outra tendência que está chegando para esse ano é a valorização dos cabelos cacheados, que são sucesso no Brasil. Afinal, mais de 70% da população tem este tipo de cabelo, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Beleza Natural em parceria com a Universidade de Brasília (UNB). Ou seja, esta é uma boa oportunidade de ofertar serviços específicos que deixam os cabelos cacheados mais saudáveis, naturais e  com mais volume. Aposte em especializações para esse tipo de cabelo e mãos à obra!

Sobre cores

Se você atende várias clientes que gostam de mudar a cor dos fios, chegou a hora de brilhar! As mechas chegam com tudo neste ano. Alguns especialistas, como Hugo Moser, falam que utilizar mais de um tom para fazer esse tipo de serviço é uma aposta certeira. Afinal,  ao que tudo indica, é possível “usar e abusar” de quantos tons forem necessários para um resultado perfeito.

Quanto mais natural, melhor

Já deu pra perceber que uma das maiores tendências para salão de beleza em 2020 é deixar o mais natural possível! Seja nos tons de loiro, castanho ou ruivo (mais claros ou mais escuros), busque por técnicas que ofereçam um acabamento suave e natural. Se a cliente tem luzes, independente do estilo, trabalhe o jogo de luzes e sombras para chegar a uma cor natural. E isso também vale para outras cores, como rosa, roxo, azul.

Práticas para o futuro e tendência de gestão 

O mercado da beleza é um ramo promissor. Alguns estudos mostram que essa área está crescendo a cada dia e não tem indícios de retrocesso. Contudo, é preciso adaptar algumas técnicas de administração e atendimento para colher bons frutos. Os gostos e as gerações de clientes estão mudando e você precisa acompanhá-los para chegar ao topo!

Veja algumas dicas e tendências para salão de beleza que podem ajudar:

Permita que o cliente experimente

Seus novos clientes não querem apenas ver o que você oferece. Eles querem experimentar, testar o que você está usando. Então por que não oferecer essa experiência para eles? Deixe que toquem, sintam o cheiro, a textura dos produtos. Certamente se você permitir isso, terá novos clientes fiéis e que confiam no seu trabalho.

Seu cliente está conectado

Sabemos que a maioria das pessoas está sempre com o celular na mão. Absorva isso como uma estratégia de fidelidade. Ofereça em seu espaço um bom sinal de Wi-Fi como cortesia, além de espaços para que os clientes possam recarregar as baterias dos telefones. Esteja você também conectado e passe a oferece a opção de agendamento online ou através de aplicativos, lembre-os dos seus compromissos com uma mensagem no WhatsApp ou mesmo SMS. Vocês precisam falar a mesma língua, e nada melhor do a tecnologia para ajudar!

mensagens de retorno para cliente whatsapp

Profissionalizar também é fazer gestão

Olha que dado interessante: aproximadamente de 35 a 40% do faturamento dos salões beleza é adquirido de serviços relacionados a tintura e coloração. Se profissionalize e busque coloristas profissionais para trabalhar com você. Além dessa qualificação, tenha cabeleireiros especialistas em cachos. Você vai se surpreender com a quantia de pessoas que buscam por esse tipo de serviço e acabam se decepcionando por não encontrar profissionais competentes. Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Google em 2017 indicou que uma em cada três mulheres diz que já sofreu com discriminação por ter cabelo crespo.

Oferecer uma boa experiência conta ponto

Seus clientes não vão ao salão apenas para irem ao salão. Eles sempre esperam algo mais. Por isso é importante que você ofereça algo diferente, além da sala de espera. Coisas simples como uma massagem enquanto realiza um serviço, seja no couro cabeludo ou nos pés e mãos. Há um ditado que diz que “gentileza gera gentileza” e em um salão de beleza, isso também pode gerar um cliente fiel. 

Além disso, torne seu ambiente atrativo para seus clientes indo além da televisão e revistas. Um frigobar com algumas bebidas, um espaço de fliperama ou até mesmo a venda de outros produtos que não estejam relacionados a área da beleza podem ser fortes atrativos para seu cliente retornar. 

Aproveite ao máximo as redes sociais

Além de manter um excelente atendimento e uma boa experiência para seu cliente, é preciso aparecer para ele. E um dos métodos mais fáceis e baratos são as redes sociais. A primeira coisa, é garantir que as pessoas encontrem seu negócio de um jeito rápido, por isso, lembre-se de conferir se todos os seus dados estão corretos e completos. Entre eles, endereço, telefone, WhatsApp, horários de atendimento e por quais meios os clientes podem agendar seus horários.

Se estar em todas as redes sociais é algo desafiador, é possível escolher apenas uma e garantir presença efetiva nela. A tendência é que cada vez mais os salões de beleza utilizem o Instagram para divulgar seus serviços. Ah! Importante lembrar que para ter um bom aproveitamento a conta precisa ser comercial, e não pessoal. Assim é possível criar um botão para ação, que, quando habilitado permite que as pessoas enviem mensagens ou liguem para seu estabelecimento para pedir mais informações.

Atenção ao público

As gerações estão mudando, é fato. Os chamados Millennials (nascidos no fim da década de 80 até 1996) e os jovens da geração Z (nascidos nos anos 2000) são os novos consumidores. Isso significa que você e seu negócio precisam estar preparados, afinal, as mudanças de consumo e comportamento destes futuros clientes já estão acontecendo. Como exemplo, podemos trazer a preferência por marcas que conversam com seus clientes e que prestem serviços que ajudam a sociedade de alguma forma.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, website - tendências para salão de beleza

Use a tecnologia a favor da sua gestão

A tecnologia está inserida no nosso dia a dia e a tendência é que isso se torne cada vez mais comum, desde os smartphones até casas inteligentes controladas remotamente. Então por que não apostar no uso dela no seu salão de beleza? Existem alguns programas e softwares que podem auxiliar em toda a gestão do seu negócio, desde um simples agendamento online até controle exato do seu estoque e emissão de notas fiscais. Além, é claro, dos apps que podem colaborar no desenvolvimento do marketing do seu negócio. Preparamos uma lista com algumas sugestões:

Para gestão

Um dos melhores e mais completos sistemas de gestão e que é específico para salão de beleza, é o da Belasis. Com ele você tem inúmeras funcionalidades e recursos, que vão desde agendamento online, cadastro ilimitado de profissionais e mensagens de lembretes automáticos para seus clientes, até um painel financeiro, controle rigoroso de estoque e relatórios completos sobre tudo que foi feito dentro do sistema. Vale a pena testar gratuitamente todos os recursos por um período de sete dias. Para isso, é só clicar aqui.

Para marketing

Existem alguns aplicativos que podem ajudar na missão de divulgar o seu salão de beleza, aqui vamos trazer dois deles: o Canva e o Ahazou.

O Canva é um site gratuito, mas também conta com recursos pagos, onde você pode criar artes para suas redes sociais, existem inúmeros modelos prontos, onde você só altera suas informações.

Já o Ahazou também segue nesta linha, porém voltado exclusivamente para área da beleza. São duas versões, uma gratuita e a paga. Na versão gratuita você tem direito a cinco posts prontos ou que podem ser personalizados com a sua logo e seus valores. Já na paga, você tem acesso a todos os posts com possibilidade de edição de cada um deles.

Para se inspirar

Um site que tem ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é inspiração, é o Pinterest. Nele você encontra inúmeras sugestões de penteados, maquiagens, cortes, decoração para seu salão e muito mais para oferecer aos seus clientes. E o melhor: é grátis!

Para aprender

Conhecimento nunca é demais, certo? Mesmo que os cursos presenciais sejam muito mais completos, por, geralmente, ofertarem a parte prática, não se pode ignorar que existem bons cursos online na área da beleza. Por isso, trazemos para essa lista o Eduk. Neste site você encontra algumas aulas gratuitas sobre os mais variados assuntos. Para ter acesso a um curso completo, por exemplo, você precisa de uma assinatura. Os valores, geralmente, não são muito elevados, o que facilita adquirir mais conhecimento. 

Essas são algumas tendências para área da beleza neste ano! Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo e indique para seus amigos.

Ah, veja links úteis para auxiliar na administração do seu salão de beleza

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *