10 dicas para seu salão de beleza se preparar para o Natal

Já estamos na metade do mês de novembro e você ainda não começou a pensar nas estratégias de vendas do seu salão de beleza para o Natal? 

Não se preocupe.

Ainda há tempo para se organizar.

Suas metas de no salão de beleza para o Natal:

A maioria dos salões de beleza está com uma sólida carteira de clientes registrada em dezembro, portanto não é seu foco preencher seus horários vazios. Em vez disso, suas metas para o mês incluem:

  • Aumentar suas vendas no varejo em dezembro
  • Premiar clientes fiéis e aumentar a retenção
  • Aumentar o gasto médio por cliente no salão de beleza
  • Agendamento de clientes para os os meses do próximo ano
    Elevar o perfil da marca localmente

Neste post do blog, vamos compartilhar algumas ideias sobre como aproveitar ao máximo o Natal para alavancar as vendas do seu salão de beleza!

1. Espaço para selfies no seu salão de beleza

Isso funciona muito e é bem simples para fazer: pendure uma moldura vazia na parede, adicione um pouco do espírito natalino com algumas guirlandas tradicionais, além de fitas e enfeites. Ou se o seu salão tiver um toque contemporâneo, faça algo que siga esse estilo nas decorações.

Depois é só convidar os clientes a posar e tirar várias selfies na frente dele.

O resultado: muitas mini-propagandas atraentes apareceram nas redes sociais de graça. Uma hashtag como #SelfieNoSalão, por exemplo, é muito mais provável de ser postada nas mídias sociais, espalhando sua mensagem.

2. Publicidade de Natal rápida e eficaz

Duas ideias fáceis de marketing para seu salão de beleza para o Natal que você vai adorar:

  • Em primeiro lugar, anuncie suas promoções de Natal e o horário de funcionamento diferenciado desde agora. É marketing grátis .
  • Produza alguns cartões personalizados sobre a data e entregue para seus clientes quando estiverem efetuando o pagamento dos serviços, informando sobre esses horários e os dias de funcionamento do seu salão de beleza no período de Natal. 

 3. Alegria de Natal

Seu salão estará lotado em dezembro, portanto, incentive todos esses clientes a realizar avaliações dos seus serviços. Existem diversas formas de fazer isso, o sistema da Belasis, por exemplo, permite que você envie mensagens de avaliação para os clientes logo que eles saem do seu salão. Além disso, existem outras plataformas como o Google Meu Negócio, que deixa essas avaliação em modo público para que outras pessoas vejam.

O boca a boca é uma das melhores maneiras de atrair novos clientes e essas críticas online ajudarão a reduzir o tempo de inatividade do salão em janeiro. Certamente os comentários também vão fortalecer sua marca.

4. Vitrine sazonal para seu salão

Lembre-se de que uma das suas metas de dezembro é disparar suas vendas e aumentar os lucros. E seus clientes estão famintos por ideias originais de presentes e inspiração festiva nesta época do ano.

Existe uma frase que diz que “as pessoas raramente compram o que precisam. Eles compram o que querem”, por isso instigue essa necessidade de compra com uma promoção de Natal chamativa para seus serviços.

Crie campanhas de divulgação para mostrar:

  • Sugestões de novos produtos que chegaram no seu salão
  • Pacotes de tratamento atraentes que você pode oferecer para o ano novo
  • Vale-presentes tentadores para presentear alguém especial

Quanto antes você fizer isso, mais rápido os clientes ficarão sabendo e vão desejar agendar seus horários. Aliás, não se esqueça de definir o preço de todos os itens com clareza.

Além disso, publique fotos atraentes dos seus serviços e até mesmo dessas promoções nas suas redes sociais, no site do seu salão ou em campanhas de SMS.

Veja como as campanhas de SMS podem ser úteis para seu negócio

mensagens de retorno para cliente whatsapp

5. É a época para vender

Deixe seus produtos especiais para cabelos e beleza em destaque, além é claro, das ofertas e incentivos de agendamentos para o Ano Novo, que podem ser feitos online com sistema certo de agendamento. 

Outra dica é comprar alguns porta-retratos temáticos para combinar com a sua marca de decoração e salão de beleza para expor suas promoções neles, por exemplo.

Além disso, crie um senso de urgência com as contagens regressivas para o último dia de compras ou mostre que você está com itens populares, por exemplo: “Restam apenas 3!”

6. É a estação para fazer seu salão brilhar

As ruas do lado de fora do seu salão estarão cheias em dezembro. Aja agora para que seus negócios sejam notados e incentive as pessoas a procurar presentes de cabelo e beleza de última hora.

Transformar as vitrines do seu salão de beleza em um anúncio de Natal atraente exige planejamento. Se você tem uma fachada em uma rua comercial principal, por que não usar uma vitrine profissional?

Lembre-se de que suas janelas são publicidade gratuita e altamente visível. Basta pensar quanto custaria um outdoor na cidade central nessa época do ano, por exemplo.

  • Considere deixar as luzes acesas por mais tempo durante a noite, especialmente se você estiver em uma rua movimentada com bastante gente caminhando e olhando vitrines.
  • E não se esqueça de anunciar seus horários e promoções especiais de cabelo e beleza em seu nos porta-retratos e de deixá-los bem visíveis para quem vê seu negócio de fora.
  • Decore o exterior do seu salão para ser notado. Adicione árvores de Natal em vasos, luzes ou uma linda guirlanda exagerada.

7. Publicidade gratuita

Procure oportunidades para anunciar suas ofertas sazonais – de varejo e serviços – em todo o seu salão:

  • Invista em quadros de exposição para sua recepção, salas de tratamentos estéticos, na bancada de espelhos, nos espaços destinados para as manicures e banheiros.
  • Se você tiver uma televisão ou algum vídeo em seu salão, use para promover ofertas de agendamento com promoções de Ano Novo e de férias nos próximos meses.

8. Utilize vales-presentes de Natal no seu salão de beleza

O Natal também é uma oportunidade de agradecer a seus fiéis clientes, recompensá-los e agendar seus horários para os meses seguintes, por exemplo.

É interessante recompensar clientes fiéis com um vale-presente para utilizar no seu salão de beleza. Você sabia, por exemplo, que mais de 60% das pessoas que ganham vale-presentes gastam mais do que o valor total do cartão original?

Os “cartões de presente de agradecimento” funcionam quando você os entrega a clientes fiéis, porque você está dando a eles um motivo para voltar no mês de janeiro, por exemplo.

Ou seja, essa é a hora perfeita para preencher os horários dos meses seguintes. Inclusive oferecendo para seus clientes a opção de agendamento online. 

Duas coisas para lembrar:

  • Pense com cuidado nos termos e condições para não ser pego de surpresa.
  • Sempre entregue o vale-presente para eles, explicando que é um agradecimento. Dessa forma, você pode sugerir que eles remarquem ainda no salão e depois tirem proveito do cartão-presente.

9. Espírito natalino

O Natal é tudo sobre sobre se doar a algo. Junte-se a seus fornecedores e outras empresas locais e faça cestas de natal para distribuir entre instituições de caridade.

10. Comece a festa

Toque as opções de bebidas que você oferece para seus clientes por bebidas de Natal. Experimente alguns coquetéis divertidos comemorativos. Muitas vezes fica a pergunta se é possível comercializar bebidas alcoólicas, por exemplo. Para responder isso, verifique o diz a lei para venda de bebidas da sua cidade. 

Com essas dicas, o seu salão de beleza vai bombar no Natal! Para que seus clientes agendem com antecedência seus horários, disponibilize a eles o agendamento online, assim você não precisa deixar clientes que já estão no salão de beleza para atender o telefone, por exemplo. 

Com um sistema completo como o da Belasis, você consegue inclusive ter muito mais controle sobre os clientes que agendam seus horários, gerar comandas eletrônicas para cada um deles e registrar exatamente quais serviços foram realizados. Além disso, você também consegue controlar seu caixa e estoque com maior precisão. E o melhor, você pode experimentar grátis tudo isso clicando aqui.

Você já conhece os recursos do Aplicativo da Belasis? Se ainda não, então dá uma olhada:

Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos

Recursos específicos da agenda você encontra aqui.

Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.

Para fazer promoções, divulgar serviços e enviar campanhas, conheça nossos recursos para marketing.

Contas a receber e à pagar, abertura e fechamento de caixa, receitas e despesas, veja o financeiro.

Buscando por aplicativos? Temos também! Aplicativos para agendamento online, com personalização, comissionamento e pagamentos.

Não encontrou o que procurava? Entre em contato conosco e conta tudinho pra nós.