Skip links

Como calcular o preço dos serviços de um salão de beleza ou barbearia?

Você tem dificuldades para calcular o preço dos serviços do seu salão de beleza?

 

Você sabe quanto um serviço do seu salão de beleza ou barbearia lhe traz de lucro?

Umas das maiores dificuldades dos microempreendedores é precificar cada um dos serviços de forma que sejam atividades lucrativas e com bom custo x benefício para os clientes.

Mas ter um bom método de precificação é fundamental para evitar prejuízos.

Sem dúvidas, também é essencial para garantir um fluxo de caixa e conseguir realizar promoções em épocas de menor movimento.

Além disso, ter um preço correto é uma estratégia para se destacar e atrair mais clientes.

Se você já tem um programa para salão de beleza como o Belasis, já é meio caminho andado.

Se não tem, o processo é um pouco mais demorado e trabalhoso.

De qualquer forma, seguir alguns passos vai lhe ajudar a definir os preços de forma justa e lucrativa.

1º passo

Antes de mais nada, calcule os seus custos de funcionamento.

Eles são encontrados na contabilidade de despesas e podem ser divididos em custos fixos (todos aqueles que você paga independente de ter um bom movimento ou não, como aluguel, conta de luz, salários, impostos, entre outros).

Também tem os custos variáveis (que são aqueles gastos com cada um dos serviços prestados e que variam de acordo com o fluxo de clientes no mês, como comissões, taxa do cartão e matéria-prima)

É importante detalhar todos os custos separadamente, principalmente os variáveis – já que vão indicar quanto você gasta exatamente com um corte ou depilação, por exemplo.

 

2º passo

Baseado na média de movimento do seu salão, calcule quanto do montante dos custos fixos cada serviço pode receber.

Para isso, é só dividir o valor dos gastos fixos pelo número médio de procedimentos realizados por mês no seu estabelecimento.

Some este custo, resultado da equação, ao do custo variável de cada procedimento e saberá exatamente quanto cada um deles lhe custa.

A partir daí, é só definir a margem de lucro para finalizar o preço.

 

Exemplo:

Custo fixo do salão: R$ 1.000

Média de serviços/mês: 300 procedimentos

R$ 1.000 / 300 = R$ 3,33

Custo variável da manicure: R$ 4

Custo total da manicure: R$ 3,33 + R$ 4 = R$ 7,33

Então, para obter um lucro de 50% neste procedimento, é preciso cobrar R$ 15 pelo serviço.

 

É importante ressaltar que não é possível obter lucro de 50% em todos os procedimentos.

É preciso avaliar onde lucrar mais e onde lucrar menos de acordo com o tipo de clientela, localização do salão, valor cobrado pelos concorrentes e valor do custo variável do serviço.

Para isso, é importante se manter atualizado sobre o mercado e sobre o perfil de cliente que o seu salão de beleza ou barbearia mais atrai.

 

3º passo

Anote todo o lucro de cada procedimento e tenha esses valores sempre em mente na hora de planejar promoções.

Eles são fundamentais para que não haja prejuízo ou lucro irrisório a cada nova ação promocional.

Um programa de fidelidade também pode ser um bom aliado nos momentos em que você deseja fazer promoções.

Já que, dessa forma, você conseguirá saber e atingir  o seu público alvo.

 

4º passo

Guarde os valores necessários para pagar as despesas e nunca gaste os lucros por antecipação.

Sem dúvidas, também é essencial que você consiga acompanhar corretamente todas os seus gastos para não ter surpresas no final do mês.

É importante lembrar que um negócio precisa de fluxo de caixa, capital de giro e que apenas no fim do mês será possível verificar a lucratividade real do período.   

 

Não caia no conto da concorrência

Ao fechar os cálculos, antes de se desesperar porque a concorrência cobra menos pelo mesmo serviço, procure entender os motivos.

Os produtos podem ter qualidade inferior ou a mão de obra ser inexperiente.

É importante também conhecer o mercado em que você atua.

Procure apenas manter seus preços numa faixa semelhante e, caso tenha chegado a um valor muito mais alto, avalie e corte custos.

 

Utilizar um sistema que te ajuda a entender e acompanhar os seus lucros pode ser uma ótima escolha, principalmente se você está estudando a precificação dos serviços.

Acompanhar de perto o seu financeiro permite com que você saiba qual é o melhor momento para aumentar ou diminuir os preços.

Um programa para salão de beleza como o da Belasis ajuda você a fazer campanhas também.

Dessa forma você atrai mais clientes nas épocas de menos movimentos e deixa eles informados sobre as suas promoções.

 

Ahh, para facilitar sua vida, criamos uma planilha gratuita para cálculo de custo de serviço.

Essa planilha que preparamos é para que você consiga calcular o custo dos seus serviços sozinho e de forma descomplicada.

Nessa planilha você pode cadastrar os serviços que oferece no seu salão de beleza ou barbearia.

O preço é calculado em relação ao valor pago por hora para o profissional e também em relação ao valor do imposto.

Dessa forma, você consegue chegar em um preço bom para você, para o seu cliente e também para os profissionais que trabalham com você.

Assim, todo mundo sai ganhando.

Mas, se você quiser manter os seus cadastros sempre atualizado, utilizar um programa online para salão de beleza é uma ótima opção.

Dessa forma, você pode ter acesso às informações dos seus serviços na palma da sua mão sempre que quiser.

Além disso, você consegue saber os produtos que foram gastos em um determinado serviço diretamente dentro da comanda.

Outra vantagem é que você pode escolher se vai descontar os produtos consumidos do seu cliente, do profissional ou se fica por conta do salão mesmo.

Ah, você também pode personalizar o preço dos produtos utilizados na comanda.

Isso garante que você tenha ainda mais controle na precificação dos serviços e faça alterações sempre que achar necessário.

Com um sistema online os seus clientes ficam por dentro dos preços dos seus serviços e acompanham as atualizações que você faz.

Você pode baixar a planilha agora mesmo clicando aqui! APROVEITA, É GRÁTIS! 😉

 

Enfim, se gostou desse post, deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

%d blogueiros gostam disto: