Contabilidade para Barberia: o que é e como fazer

Aprenda como fazer a Contabilidade para Barbearia e entenda porque essa questão é tão importante para o sucesso do seu empreendimento

O setor de beleza já tem 30% do faturamento ocupado pelo público masculino, isso significa o dobro dos últimos 5 anos e deve crescer ainda mais segundo a Euromonitor International,  empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países. Com este crescimento, a contabilidade para barbearia é outro fator que cresce no momento atual.

Isso porque as barbearias ganham notoriedade ao oferecer um serviço mais especializado e sofisticado. Além de inovarem com decoração, técnicas e produtos de qualidade, é necessário ter atenção às questões contábeis do empreendimento para que o negócio seja realmente um sucesso.

Se você quer saber como fazer contabilidade para barbearias, confira este artigo, e saiba como o sistema da Belasis pode facilitar a gestão contábil de seu empreendimento.

O que é contabilidade para barbearia?

Contabilidade para barbearia se refere a um conjunto de obrigações contábeis que precisam ser cumpridas no prazo e forma correta, evitando, assim, a cobrança de multas e juros pelo governo.

Neste sentido, a contabilidade para barbearia serve para atender as operações que o empreendimento precisa, como a regularização do negócio ao nível fiscal, trabalhista e contábil. 

Assim, por meio da contabilidade, a  barbearia otimiza o planejamento financeiro e tributário, reduz custos, garante a segurança e aumenta a credibilidade da empresa.

Ou seja, a contabilidade atua como uma ferramenta de gestão contábil para barbearia, auxiliando nos mais diversos assuntos e, principalmente, em tomar decisões de maneira correta, seja nos aspectos tributários, financeiros ou gerenciais.

Por isso, a Belasis se especializou nos nichos de beleza para compreendê-los e entregar cada vez mais soluções especializadas para o seu negócio. Isto quer dizer que, ao pensar em contabilidade para barbearias, a escolha certa é contar com o sistema Belasis.

 

Por que a contabilidade para barbearia é importante?

Ao contar com um sistema de contabilidade para barbearia como oferece a empresa Belasis, você terá auxílios em diversas áreas: consultoria fiscal, trabalhista e financeira.

Todos os procedimentos da gestão contábil para barbearias da Belasis visa estruturar e formatar seu empreendimento para alcançar o sucesso. Isto quer dizer que, ao possuir boas práticas de contabilidade, você deixará seu estabelecimento legalizado conforme os órgãos fiscalizadores e ainda contará com:

  • Auxílio na abertura da empresa;
  • Cálculo completo de impostos;
  • Emissão de guias e notas fiscais;
  • Relatórios financeiros;
  • Informações importantes salvas e protegidas em nuvem;
  • Formulação e registro de contratos obrigatórios entre profissional e o empreendimento;
  • Cálculo de comissões;
  • Emissão de recibos;
  • Distinção de comissões da equipe e da receita da barbearia;
  • Dados sempre seguros e salvos com eficiência;
  • Menos burocracia e mais agilidade.

 

Quais as etapas para a abertura de uma barbearia?

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a estrutura societária do grupo, ou seja, quantos sócios participam, assim como quais as responsabilidades de cada um. Porém, vale lembrar que o primeiro passo para formalizar um negócio é por meio da abertura da empresa.

Para abrir sua empresa, a primeira etapa é a escolha da natureza jurídica de seu negócio. Conheça a seguir quais são as mais usadas para barbearias:

  • Sociedade LTDA: é preciso ter dois ou mais sócios, regida por um contrato onde todas as obrigações e direitos são pactuados;
  • Eireli: similar a sociedade LTDA, porém é formada por apenas um sócio. No entanto, exige um capital mínimo de 100x o valor do salário mínimo vigente;
  • Sociedade unipessoal: funciona como uma mescla da Eireli e o empresário individual. Não exige um capital tão alto e protege o patrimônio do empresário;
  • Empresário individual: ideal para que atua sozinho e precisa regularizar seu negócio por meio de um CNPJ.

Consulta de localização e nome empresarial

Nesta etapa, se realiza a consulta de viabilidade do local, se relaciona os CNAEs das atividades e o endereço escolhido. Além disso, o nome empresarial escolhido precisa ser consultado no registro da Junta Comercial, para verificar se está disponível. Isto é, se já não existe nenhuma outra empresa usando-o.

Documentação

Para realizar uma abertura correta de empresa, existe uma série de documentos. Conheça quais:

  • Capa do processo: nome da empresa, atos e eventos para registros preenchidos e assinados pelo administrador e, caso tenha, sócios;
  • Documentos de identificação: documentos de identidade do dono e de todos os sócios, cópias autenticadas em cartório;
  • Instrumento de inscrição: contrato social, ato constitutivo ou Requerimento de empresário, em via única, com as firmas de todos os sócios reconhecidas;
  • Taxa cobrada pela Junta Comercial: guia original, com código de barras gerado pelo site RFB, quitado e com autenticação mecânica do banco ou comprovante de pagamento;
  • Documento básico de entrada do CNPJ (DBE): assinado conforme instrumento apresentado;
  • Protocolo na Junta Comercial do Estado: com este protocolo, geram-se as inscrições no CNPJ, CEDF, NIRE e a Inscrição Municipal.

Alvará de Funcionamento da barbearia

Após efetivar a entrega da documentação, as obrigações legais da empresa, principais e acessórias podem ser iniciadas. Nesta etapa, você terá o Alvará de Funcionamento da barbearia, que funciona como uma liberação para exercer suas funções conforme a lei.

Obrigações legais

Por fim, após abrir e iniciar as atividades de sua barbearia, existem algumas obrigações legais que seu empreendimento precisa cumprir. Essas tarefas, apesar de burocráticas, garantem a segurança do seu negócio e a conformidade com a lei vigente. 

Vale lembrar que o sistema Belasis atua facilitando todos esses procedimentos, sendo:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Cálculos dos impostos;
  • Registro correto de Funcionários;
  • Escrituração Contábil;

 

E a Lei do Salão Parceiro serve para barbearia?

A Lei do Salão Parceiro foi aprovada em 2016 e entrou em vigor em 2017, visando a regularização do setor no âmbito fiscal, trabalhista, estrutural e empresarial.

Na prática, se trata da oficialização dos usos e costumes que já acontecem em salões e barbearias em todo o Brasil. Ou seja, o empreendimento cede espaço para a prestação do serviço e o profissional contribui com seu serviço e expertise.

Deste modo, tanto profissional como o empreendedor possui um percentual previamente definido em comum acordo entre as partes e cada um também precisa recolher tributos de acordo com sua cota.

Isto quer dizer que a lei age beneficiando tanto o empreendedor como o profissional. Enquanto o empresário reduz seus custos com impostos, o profissional garante seus direitos trabalhando legalmente.

Com a Lei do Salão Parceiro, profissional e empreendedor são definidos como parceiros, que não se classificam nem como sociedade ou relação trabalhista. No entanto, para isso ser oficializado, diversas práticas de contabilidade precisam ser realizadas.

Abrir a empresa corretamente é o primeiro passo. Além disso, existem outros pontos que precisa ser observados

  • Contrato de parceria;
  • registro formal dos profissionais parceiros;
  • recolhimento correto dos tributos;
  • esclarecimentos dos dois sujeitos da relação;
  • entre outros.

 

Como fazer a contabilidade correta para barbearia?

Você até pode tomar conta de toda a gestão contábil da barbearia sozinho, mas, são várias questões burocráticas, que levam tempo e conhecimento. Portanto, a melhor maneira de fazer este procedimento é contar com uma empresa com capacidade na área.

A Belasis tem todo o conhecimento técnico que você precisa para cuidar das burocracias legais necessárias para sua barbearia funcionar conforme as normas exigidas. Todo o sistema de contabilidade é realizado por uma plataforma digital, gerando mais praticidade e eficiência para seu negócio. 

Afinal, como você viu, são vários procedimentos que precisam ser realizados não só na abertura da empresa como mensalmente. Conheça 3 pontos que precisam de sua atenção ao realizar a contabilidade para barbearia a seguir:

Tributos e Contribuições

Os tributos e as contribuições de uma barbearia podem ser feitos pelo Simples Nacional, caso o empreendimento seja microempresa ou empresa de pequeno porte. Neste regime, o DAS realiza o recolhimento dos tributos que reúne: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ICMS e INSS -CPP.

No entanto, se o empreendedor  contratar um colaborador, precisará recolher todos os meses os percentuais de INSS sobre a remuneração além do INSS patronal sobre a remuneração do funcionário.

Equipe

Dependendo do perfil do seu empreendimento, uma barbearia pode não ter funcionários ou sócios, mas sim parceiros, segundo a Lei do Salão Parceiro. No entanto, este processo precisa ser estabelecido por contratos formais, para evitar qualquer tipo de processo trabalhista.

Finanças

Existem várias questões contábeis que envolvem a parte financeira de uma barbearia que precisam de atenção constante. Como no caso da emissão de notas fiscais,  evirando bi-tributação e reduzindo os riscos de cair na “malha-fina”.

É importante realizar todas as questões de contabilidade para barbearia com atenção, uma vez que sonegação fiscal é crime. Portanto, deixar de pagar impostos ou pagar valores errados, podem trazer prejuízos futuros.

 

Sistema de gestão para barbearia

O melhor jeito de lidar com isso é automatizar todas as questões rotineiras e burocráticas.  Por exemplo, a emissão de notas fiscais, o enquadramento na Lei do Salão Parceiro e um conhecimento especializado na contabilidade de negócios da beleza.

Com o sistema da Belasis, você terá apoio todos os meses com relatórios atualizados sobre seu empreendimento, além de todo o suporte de especialistas que entendem do que fazem. Conheça também a Weconta, Contabilidade especializada em negócios da beleza e ganhe mais tempo e praticidade para otimizar seu empreendimento.