Contabilidade para Salão de Beleza: veja como fazer

Contabilidade para Salão de Beleza: como e porque fazer

Entenda como funciona a contabilidade para salão de beleza e qual a importância deste tema para seu empreendimento

Muitos empreendedores realizam o sonho de abrir seu salão, mas enfrentam dificuldades para gerir o seu negócio. Isso porque são muitas as questões tributárias e trabalhistas, com regras e leis específicas. Por isso, é preciso fazer a contabilidade para salão de beleza.

Ainda que toda burocracia traga dificuldades, é preciso aplicar questões contábeis em seu negócio. Somente assim, o empreendedor consegue conhecer e gerenciar a situação real do seu estabelecimento.

No entanto, se manter atualizado na área, acompanhar as tendências e novas técnicas que o mercado exige e ainda focar na contabilidade de um salão de beleza pode ser muito exaustivo. Neste caso, o melhor é ter ajuda de quem realmente entende de todos os procedimentos necessários.

Então, veja neste artigo, quais os processos contábeis de um salão de beleza e conheça os recursos que podem facilitar esses procedimentos. Confira!

Você conhece a Lei do Salão Parceiro?

Você já conhece a Lei do Salão Parceiro? Trata-se da Lei nº 13.352/2016, criada em 2016. Ela serve para regulamentar as relações trabalhistas em salões de beleza e barbearias. Isto é, ela atua evitando relações informais entre salões e profissionais.

Desta forma, ambas as partes contam com mais segurança por atuarem formalmente, conforme a Lei. Por um lado os profissionais passam a ter a figura jurídica de profissional parceiro e do outro, o salão possui redução de despesas.

Quando um salão atua como um Salão Parceiro, ele passa a contar com contratos elaborados, evitando processos trabalhistas e ainda paga menos impostos, sem arriscar cair na “malha fina”.

A Weconta transforma seu empreendimento em um Salão Parceiro. Afinal, a empresa é especialista na gestão contábil para salão de beleza e outros negócios do mesmo segmento. Isso porque, existem certas particularidades neste ramo que só quem é especialista na área realiza os processos com eficiência.

Abertura de Empresa

O primeiro passo para se tornar um Salão Parceiro e atuar conforme a regulamentação vigente é abrir uma empresa. Ao fazer isso, é preciso realizar um contrato social, inscrição estadual, registro na junta comercial e emissão do CNPJ, por exemplo.

Deste modo, as atividades exercidas no estabelecimento são registradas com clareza, evitando problemas em seu funcionamento. Além disso, outro ponto que precisa de atenção é a natureza jurídica da empresa. Veja as opções existentes para salão de beleza:

  • MEI: Alguns cabeleireiros exercem a função nesta categoria, como Microempreendedor Individual. No entanto, desta forma, não é possível se encaixar na Lei do Salão Parceiro;
  • Empresário Individual: ideal para quem atua sozinho, mesma natureza do MEI;
  • Sociedade LTDA: precisa ter 2 ou mais sócios e um contrato para realizar todo o regimento de direitos e obrigações;
  • Eireli: parecida com a Sociedade LTDA, mas precisa de apenas 1 sócio, exigindo capital mínimo de 100x o valor do salário mínimo vigente;
  • Sociedade Limitada Unipessoal: funciona como uma mistura entre o empresário individual e o Eireli, isso porque não exige capital tão alto e ainda protege o capital do empresário.

Vale ressaltar que a natureza jurídica da empresa precisa estar formalizada conforme o modelo empresarial de cada salão, conforme a Lei. E, a Weconta possui todo conhecimento técnico para cuidar da abertura de sua empresa corretamente.

Quais os pontos importantes da Contabilidade para Salão de Beleza?

Sem dúvidas, o primeiro passo é formalizar o empreendimento e assim conferir as opções tributárias mais interessantes e benéficas para o seu salão de beleza. Embora o Simples Nacional seja uma alternativa com impostos mais em conta, pode não ser a melhor opção para seu negócio.

Neste caso, uma empresa especializada como a Weconta torna os processos menos burocráticos, realiza os procedimentos corretos e você possui mais tempo para focar em outras questões importantes do seu negócio.

Afinal, são muitos os pontos importantes da gestão contábil de um salão de beleza, confira alguns a seguir.

Regimes Tributários

Durante o procedimento de Contabilidade para Salões de Beleza, é fundamental encontrar qual o melhor modelo de gestão de encargos e impostos para seu tipo de empresa. 

Somente assim, você consegue economizar gastos. Além disso, ter um Livro Caixa garante mais economia tributária e redução de impostos. Portanto, não deixe de ter um.

Gestão Financeira

Uma gestão financeira organizada para seu salão de beleza conta com a análise de diversos itens, como:

  • Comissões de profissionais;
  • Venda de produtos;
  • Despesas fixas;
  • Lucros;
  • Contratos;
  • Emissão completa de folhas de pagamento;
  • Recibos e comprovantes de todas as questões;
  • Entre outras.

Isto quer dizer que, com um controle organizado, é possível controlar as finanças e descobrir a melhor forma de usar os recursos disponíveis, alcançando melhores resultados com seu salão de beleza.

Impostos de um Salão de Beleza

Outro ponto que costuma ser uma dúvida recorrente, é quais os impostos que um salão de beleza paga. Isso porque, a responsabilidade pelo pagamento dos funcionários parceiros é por conta do empreendimento.

Assim como todos os tributos, contribuições previdenciárias e sindicais. Contudo, o valor do pagamento por cada serviço prestado é firmado em contrato de parceria. Deste modo, o empreendedor garante a legalidade de todo processo.

A importância da Contabilidade para Salão de Beleza

Como você viu, existem muitas questões contábeis que ajudam seu empreendimento a economizar e trabalhar conforme a legislação vigente. Por outro lado, caso o salão esteja inscrito em um regime tributário errado, poderá ter problemas com questões trabalhistas.

Assim, contando com o apoio de uma empresa especializada, o empreendedor estará garantindo a melhor maneira de realizar a gestão contábil para seu salão de beleza. Desta forma, o empreendedor ainda ganha tempo.

Isso porque a Weconta, em parceria com o sistema de gestão Belasis, automatiza muitas questões rotineiras burocráticas, como a emissão de notas fiscais e elaboração de contrato, por exemplo. Além disso, a Weconta cuidará de todas as questões fiscais, financeiras e trabalhistas, facilitando toda a contabilidade para o salão de beleza.

Vale destacar que os serviços funcionam de maneira personalizada para cada tipo de negócio. Portanto, fale com um de nossos consultores agora mesmo e deixe que a Weconta cuide da contabilidade do seu salão de beleza, garantindo a melhor administração para sua empresa.

Conheça o serviço de Contabilidade para Salão de Beleza oferecido pela Weconta, clicando aqui ou preenchendo o formulário abaixo: