fbpx

Estoque de salão de beleza: dicas para gerenciar e organizar

estoque de um salão de beleza

A administração de um negócio demanda muitas ações, das mais simples às complexas. O gerenciamento do estoque de um salão de beleza, por exemplo, é essencial para não otimizar os recursos, evitar perca de produtos e até vender mais.

Por isso, vale se inspirar em algumas dicas para realizar manter o estoque sempre impecável. Para ajudar você, destacamos as melhores ideias.

Como gerenciar o estoque de salão de beleza?

Antes de tudo, é bom destacar que todo salão de beleza deve ter um bom estoque, de acordo com as necessidades do estabelecimento.

O armazenamento é formado por uma série de insumos, seja para a venda ou para o uso nos procedimentos. Além disso, é importante deixar ferramentas para o trabalho dos colaboradores, como maquinários, tesouras, etc.

A formação do estoque deve ser estratégica, em um local específico, sempre organizado. Do mesmo modo, vale escalar um profissional para cuidar desse setor, tanto para mantê-lo ordenado quanto para manipular sistemas que facilitam o gerenciamento.

Mas, em todo caso, o gestor também precisa estar a par das atividades de estoque, assim como o setor de compras e vendas. Por isso, para ajudar a todos, é essencial se mirar em algumas ações.

Tenha um espaço dedicado ao estoque

Conforme salientamos, a primeira dica é essencial para a organização do seu estoque. Evite deixar caixas empilhadas no salão de atendimento ou na recepção.

Centralize o estoque em um local específico, deixe os produtos sempre à mostra e facilite o trabalho do estoquista. Com certeza ficará mais fácil de gerenciar.

Faça inventário regularmente

O inventário é importante para a contagem de itens no estoque de seu salão de beleza. Por isso, deve ser realizado pelo menos uma vez por mês.

Por outro lado, vale uma checagem semanal dos insumos para verificar se não há faltas ou sobras demais. Assim que um produto estiver acabando, faça a reposição, sobretudo se é usado para os procedimentos.

Nesse caso, o estoque deve estar sempre alinhado com o setor de compras.

Pratique o método FIFO

O método “First in, First out” é clássico e fundamental em qualquer estoque. Significa vender e usar os primeiros produtos que foram estocados. Ou seja, o que entra primeiro, sai primeiro.

Sendo assim, coloque sempre os novos itens atrás dos antigos. Isso ajudará também no controle das validades, para evitar a perca. Se não tiver espaço, mantenha em caixas até que as prateleiras esvaziam.

Trata-se de um método simples e que faz toda a diferença no gerenciamento do estoque de seu salão de beleza.

Quer saber mais? Confira 6 etapas para um ótimo gerenciamento de estoque

Conheça o método ABC

Outra técnica para a gestão de estoque é conhecida como ABC.

Segundo especialistas, funciona como uma classificação dos produtos, otimizando o espaço de armazenamento e também as reposições.

Essa classificação deve ser realizada em ordem de importância, dos mais usados (A) aos menos usados (C). A partir desse método, você pode visualizar o que tem potencial e quais são os pontos fracos do estoque.

Em relação as vendas, ajuda bastante, assim você investe mais naquilo que tem muita saída e pega leve nas compras dos produtos que demoram mais a sair.

estoque de salão de beleza

Negocie com fornecedores

Outra forma de manter o estoque impecável é negociar com fornecedores, principalmente em relação às trocas. Muitos realizam a substituição de produtos vencidos por novos. Além disso, há o esquema de consignação, em que só são cobrados os produtos vendidos.

A parceria com os fornecedores é muito importante para deixar o estoque alinhado. Por outro lado, uma dica preciosa é escolher apenas algumas marcas para destacar em sua loja, que sejam de qualidade, de fácil negociação e com bom reconhecimento no mercado.

Mantenha tudo registrado em sistemas

O uso da tecnologia ajuda no gerenciamento do estoque de sua empresa. Então, não hesite em implementar uma plataforma digital para fazer os lançamentos de produtos, estabelecer preços, realizar inventários, entre outras configurações.

Hoje em dia, há muitos sistemas que integram diversos setores do salão de beleza, desde a recepção até compras, financeiro e estoque. Assim, todas as informações ficam à disposição dos colaboradores e gerentes, sempre de modo alinhado e organizado.

Que tal? Conheça essa planilha para controle de estoque

Invista em aplicativos de gerenciamento

Além de sistemas, você pode contar com o auxílio de um aplicativo de gerenciamento para estoque. Por meio do smartphone, você pode acessá-lo e verificar a posição atual. Além disso, fazer registros de vendas, produtos e prestação de serviços.

Do mesmo modo, o app manda lembretes quando determinado item está acabando. Já as notas fiscais dos fornecedores podem ser importadas rapidamente, sem a necessidade de digitar tudo. De fato, uma tendência importante para facilitar vários serviços do estoque.

O aplicativo Belasis é uma ótima opção para a gestão do estoque e outras tarefas de sua empresa:

  • Agendamento online – para que os clientes façam suas próprias reservas
  • Pagamentos – receber os valores dos serviços diretamente pela plataforma, pelo cartão de crédito
  • Recursos de marketing
  • Controle de caixa e tarefas financeiras
  • Cálculo e pagamento de comissões
  • Apoio as vendas

Para conhecer melhor o aplicativo Belasis, basta acessar o site, fazer o cadastro de sua empresa e iniciar um teste gratuito. Depois, é só escolher o plano que mais combina com o seu salão de beleza. Com certeza você vai adorar usar essa plataforma.

Aproveite e continue acompanhando outros conteúdos do blog para se informar. Além de gestão de estoque de salão de beleza, há dicas de outros setores e para outros negócios, como clínicas e barbearias.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *