6 etapas para um ótimo gerenciamento de estoque

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Fazer o gerenciamento de estoque é uma parte essencial de qualquer salão, barbearia, spa ou clínica. No entanto, pode ter um grande impacto nos seus negócios se não for gerenciado corretamente. Então, aqui estão 6 etapas para ajudá-lo no gerenciamento do seu estoque com sucesso.

1. Entenda onde você está

Você tem algum processo para acompanhar seu estoque? Você sabe quanto dinheiro está nas suas prateleiras? É importante dedicar um tempo para entender onde você está, e assim saber o que precisa fazer para melhorar seu gerenciamento de estoque.

2. Acompanhe seu estoque regularmente

Para começar, observe os níveis atuais do seu estoque e o valor total de todos os produtos. Se você possui um sistema de software em que já está acompanhando seu estoque, isso é ótimo (o sistema da Belasis permite um controle completo e eficaz do seu estoque). Caso contrário, você precisará de uma caneta e papel ou uma planilha do Excel.

Depois de saber qual o estoque que você tem em mãos, pense em programar uma avaliação regular do estoque para o seu negócio. Para fazer isso, você deve pensar em:

  • Com que frequência você renovará seu estoque. Recomenda-se uma vez por semana.
  • Depois de avaliar, defina um dia e hora específicos para acompanhar como está seu estoque, assim é possível criar um hábito e introduzi-lo em sua rotina.
  • Como você vai fazer o registro do seu estoque. O uso de um sistema de gestão e controle de estoque para automatizar esse processo economizará tempo, reduzirá erros e facilitará a atualização de seus registros e a solicitação de mais produtos, se necessário.
  • Decida como você vai fazer o registro de uso dos produtos no salão. Veja se o seu sistema de gerenciamento possui um recurso de “tempo-real” para que seus níveis de estoque sejam sempre atualizados.

3. Saber o que você precisa

O gerenciamento de estoque é um ato de equilíbrio. Desde a quantidade de estoque que você possui, até quantas vezes você o refaz e o que pede, tudo se resume a ter a quantidade certa de estoque para atender às necessidades de seus clientes e profissionais.

Aqui estão algumas dicas para entender o que você precisa:

  • Gere seus relatórios e identifique tendências. O que você vende muito e o que não vende? Deixe o histórico orientar seus pedidos.
  • Não deixe que os descontos direcionem suas decisões de compra. Ou seja, você deve comprar os produtos que sabe que vai conseguir vender com lucro e dentro de um prazo razoável.
  • Se você estiver executando uma campanha de promoção ou marketing, considere o impacto que isso pode ter nos seus níveis de estoque.
  • Não exagere. Alguns dados mostram que o custo estimado da manutenção de ações é de 10 a 30% do valor das ações. Os custos incluem armazenamento, seguro, manutenção de registros de rastreamento precisos e controle de estoque para evitar roubo.
  • Mantenha a vida útil em mente. Você não quer arriscar ter o seu estoque desatualizado antes de ter a chance de usá-lo; portanto, peça apenas quando o estoque estiver acabando. Um sistema completo, como o da Belasis, possui opções de envio de alertas sempre que um produto estiver acabando. Isso facilita o seu controle e evita compras desnecessárias.
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4. Quem está no comando?

A atribuição de uma pessoa dedicada para gerenciar o seu estoque pode ajudar de várias maneiras. É eficiente, permite que um indivíduo se torne experiente no processo, preste contas a uma pessoa e ainda pode ajudar a reduzir erros que podem ocorrer quando há muitas pessoas envolvidas.

5. Crie um sistema de pedidos no seu gerenciamento de estoque

Seu estoque no salão e no varejo deve ser suficiente para atender às necessidades de seus clientes e profissionais, sem esgotar ou comprometer muito seu orçamento. Portanto, é essencial ter um sistema de pedidos realmente bom!

Pedidos de estoque

Para ter um bom sistema de pedidos, é necessário concluir consistentemente os estoques. Se você fizer isso manualmente ou usar um sistema  de gerenciamento de estoque, manter um registro da rotatividade de estoque permitirá determinar quais devem ser os pedidos, por exemplo.

Existem alguns métodos diferentes de pedido de estoque. Ter um produto em estoque suficiente para um mês de vendas no salão e no varejo é um bom ponto de partida. Ou você pode ainda, por exemplo, definir seus próprios níveis mínimos de estoque limite para saber quando precisa reordenar produtos.

Para calcular isso, determine os prazos de entrega do fornecedor e os níveis de venda de cada produto. Por exemplo, se um fornecedor leva cinco dias úteis desde o pedido até a entrega dos produtos e, em cinco dias, você vende historicamente 10 frascos de xampu, seu limite mínimo para esse produto é 10.

Qualquer que seja o método que você escolher, ao fazer regularmente o inventário e ter um método claro para fazer o pedido, assim você poderá garantir que sempre tenha os produtos de que precisa.

Pedidos recebidos

É importante ter um processo rigoroso para os pedidos recebidos, pois você precisa garantir que o que recebeu corresponda à fatura. Também ajuda a manter seu estoque atualizado.

Independentemente do sistema usado para acompanhar seu estoque, é importante registrar corretamente todas as alterações. Assim, ao atualizar seu estoque sempre que ele é alterado, é mais provável que você tenha informações corretas para se basear.

6. Pense em armazenamento

Há algumas coisas em que pensar quando se trata de armazenar seu estoque:

  • Você tem produtos que precisam ser mantidos em determinadas condições? por exemplo, não sob luz solar direta.
  • Se você tiver mais material do que o que está em exibição, verifique se há espaço suficiente para armazenar o excesso em algum lugar.
  • Acompanhe onde seu estoque em excesso está armazenado. Isso permitirá que você mantenha o estoque organizado, encontre com rapidez e garanta a conclusão rápida do estoque.
  • Tenha em mente as datas de validade. Se ainda houver produto em sua prateleira, não coloque o novo estoque na frente dele, coloque-o na parte de trás para usar primeiro produtos mais antigos.

Esperamos que isso ajude a implementar ótimos processos de estoque para que você possa gerenciar com mais eficiência seu estoque!

Aliás, você já conhece os outros recursos da Belasis? Se ainda não, então dá uma olhada:

Acessando a página de Recursos, você tem uma visão geral do que oferecemos

Recursos específicos da agenda você encontra aqui.

Quer vender mais? Há uma gama de ferramentas focadas em vendas, listamos elas aqui para você.

Para fazer promoções, divulgar serviços e enviar campanhas, conheça nossos recursos para marketing.

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