fbpx

Serviços de salão de beleza: saiba como calcular os preços facilmente

serviços de salão de beleza

Como calcular o preço de serviços de salão de beleza? O que levar em conta ao delimitar os valores?

Se você pretende abrir ou está prestes a inaugurar sua empresa nesse ramo, é primordial entender essas variáveis.

De acordo com especialistas, o primeiro passo para aumentar as vendas do seu salão é cobrar corretamente por todos os seus serviços. Assim, você vai garantir que eles não estão essencialmente baixos ou altos demais.

Entretanto, é comum surgirem muitas dúvidas a respeito desse tema. Por isso, preparamos algumas dicas que ajudam bastante. Anote todas e inove já!

Como estabelecer o preço de serviços de salão de beleza?

De imediato, fazer uma análise dos preços atuais é fundamental. Além disso, faça um estudo para entender como são formulados. Essa tarefa demanda trabalho da gestão e muitas vezes do setor financeiro.

Muitos estudiosos revelam que a lista de preços deve ser simples, de fácil compreensão, sempre lucrativa. Todavia, a base está longe de ser apenas isso. Confira mais dicas:

Use uma fórmula adequada

A maioria dos preços de salão de beleza é definida sem nenhuma fórmula específica. Isso pode funcionar no início, mas com o tempo você perceberá que é melhor usar um padrão para estabelecer os valores, ainda mais ao incluir novos serviços. 

Sendo assim, é aconselhável entender quanto você está cobrando pelo minuto de cada procedimento. Exemplo: pegue cada serviço e divida-o pelo tempo de uso (por exemplo, corte de 65 reais / tempo médio de 45 minutos: 65 dividido por 45 = 1,44).

Faça isso com cada preço único e veja se é compensatória essa relação entre tempo e trabalho. Nesse quesito, vale até contar com a ajuda dos colaboradores. 

Mas lembre-se de que esta etapa é apenas um ponto de partida. Você ainda deve considerar outros pontos antes de chegar ao preço final. 

Simplifique a tabela de preços

Para que complicar se você pode simplificar?

Hoje em dia, praticidade e objetividade são essenciais, sobretudo na gestão de negócios. As pessoas buscam soluções rápidas e informações claras.

Então, deixe a sua tabela de preços bem inteligível, isso facilitará tanto para os clientes quanto para a sua equipe.

Por exemplo: se o processo de pintura custa 30 reais, estabeleça o preço para todos, independente se o procedimento será feito em todo o cabelo ou apenas algumas mechas. Isso vale para qualquer serviço.

Para compensar, você pode oferecer um desconto caso o cliente escolha dois ou mais serviços ou aproveite um combo promocional vigente em determinada data.

Mas, por padrão, o valor deve ser o mesmo para todos, sem alterações, com uma tabela visível e disposta em todos os seus canais de comunicação.

Avalie o porte e segmento do seu salão

A tarefa de precificação depende bastante da realidade do seu salão no mercado. Avalie sempre o porte e o segmento antes de estabelecer os valores dos serviços, principalmente em relação ao poder aquisitivo do seu público alvo.

Não adianta colocar o preço lá em cima se a empresa está localizada em um bairro ou região de comércio popular. Do mesmo modo, é inútil aumentar os valores caso os procedimentos não sejam sofisticados.

Considere todos esses pontos e avalie cada serviço individualmente. Pense também em diferenciais, principalmente em relação à concorrência. Assim, você cobra um preço justo e que pode ser compreendido facilmente pelos clientes.

salão de beleza serviços

Conte com a ajuda de aplicativos

Felizmente, a tecnologia ajuda bastante quando se trata da rotina financeira das empresas. Então, não hesite em contar com o auxílio de aplicativos e sistemas para definir o preço de serviços de salão de beleza.

Muitas ferramentas possuem fórmulas prontas que analisam a porcentagem de lucro, o valor de horas trabalhadas, o preço por minuto, entre outras variáveis de acordo com o preço estabelecido. Assim, fica mais fácil alinhar o quanto deve ser cobrado por cada procedimento.

A Belasis, por exemplo, possui uma série de recursos essenciais para o setor financeiro da sua empresa – desde o cálculo de receitas e despesas até o controle de caixa. Você pode gerenciar tudo por meio de um aplicativo que pode ser acessado do seu smartphone, quando e onde quiser.

Além disso, a ferramenta possui outras diversas vantagens: agendamento online, recebimento de pagamentos de modo seguro e digital, criação de clubes de fidelidade, entre outras tarefas voltadas à gestão de negócios.

Conheça o aplicativo Belasis, faça um teste gratuito e invista nessa solução para a sua empresa!

Considere suas despesas

Por fim, não podemos deixar de destacar uma dica valiosa. Antes de estabelecer valores, coloque na ponta do lápis o custo das suas despesas, desde as fixas até as recorrentes.

Entre os exemplos, estão: preço do aluguel, salário dos funcionários, água, luz, telefone, internet, etc.

A partir daí, é interessante chegar a um valor final que cubra essas despesas e ainda garanta um lucro para a sua empresa – afinal, todos buscam isso!

Com uma boa análise e gestão, é possível manter a tabela organizada. E, de tempos em tempos, você pode fazer verificações de preços, afinal, o mercado muda bastante!


Enfim, esperamos que essas dicas tenham ajudado e deixado você animado!

Agora, é só estabelecer o valor dos serviços de seu salão de beleza.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Boa sorte e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *