5 dicas de relacionamento com seus fornecedores

relacionamento com fornecedores

Você já se sentiu frustrado com seus fornecedores ou fabricantes?  Eles entram em seu salão a cada mês ou a cada trimestre. A menos que esse relacionamento seja gerenciado adequadamente,  as reuniões que você tem com seus fornecedores podem, muitas vezes, parecer um completo desperdício de tempo.

No entanto, quando você consegue um bom relacionamento com seus fornecedores, investe tempo e treina ele para atuar de forma a agregar valor ao seu negócio, ele pode se tornar parte integrante da sua equipe.

Quer saber como fazer isso? Então continue com a gente.

Possivelmente você já deve ter pensado que todos (ou a maioria) dos representantes dos fornecedores só estavam interessados em vender seus produtos. Mas quando você começa um bom relacionamento com eles é possível entender as negociações como uma via de mão dupla, onde um ajuda o outro.

Peça e sugira treinamentos 

Todo mundo que trabalha na área da beleza gosta de receber treinamentos gratuitos sobre os produtos que vão utilizar (ou vender) dentro do seu estabelecimento. 

Um bom exemplo de como isso funciona:

Se um fornecedor tem um novo produto que quer vender para que você tenha no seu estoque, tente fazer um acordo para que ele treine sua equipe. Assim, todos entendem como esse produto funciona. Esses caras são especialistas em vendas e poderão ofertar um treinamento que você, como proprietário ou gerente, talvez não conseguiria abranger.

Abra as portas para o representante explicar sobre o produto, suas características e explicar também a melhor maneira de vendê-lo para os seus clientes.

Utilize o controle de estoque a seu favor

Uma coisa importante para manter um bom relacionamento com os fornecedor: manter o controle do estoque. Por que não pedir ao seu representante para ajudar? Ele tem um incentivo para fazer você vender mais produtos e comprar mais produtos dele, por exemplo.

Afinal, ele é pago por comissão e está interessados ​​em você comprando muitos produtos diferentes. Existem no mercado alguns programas de gerenciamento para salão de beleza para ajudar você e seu fornecedor a ter um melhor controle do seu estoque.

recurso de agendamento online

Para além de qualquer coisa, eles conhecerão os produtos que são mais fáceis de vender e vão saber o que você precisa estocar. É possível oferecer até mesmo algumas informações sobre determinado concorrente, por exemplo.

O fornecedor como um canal de comunicação

Se você tem a sensação de que não está vendendo completamente os produtos, pergunte ao seu representante o que outros salões estão fazendo para vender ele para mais de seus clientes.

Caso esteja procurando por algum profissional, uma boa ideia é perguntar ao seu representante o que ele nota outros salões. Assim, se sua oferta for melhor, você pode contratar alguém que seja indicado por ele. Acredite, se você conseguir esse nível de relacionamento com o fornecedor, terá encontrado uma mina de ouro.

Peça incentivos para a equipe

Se você tem uma equipe que adora produtos gratuitos, fale com seu fornecedor sobre isso. Indique esse interesse da sua equipe e proponha a ele trazer algumas amostras gratuitas dos produtos que acabam de ser lançados. Ou dê a entender que esses produtos apenas serão vendidos se sua equipe puder testá-los gratuitamente. 

Podem ser realizadas reuniões em conjunto com sua equipe, para falar do novo produto e fazer uma espécie de treinamento – como já comentado.  Além disso, é possível – dependendo do nível de relacionamento – sugerir vales-brindes que podem ser trocados por produtos da marca. 

Mantenha os pagamentos em dia

Parece meio óbvio, né? Mas muitas vezes, por falta de controle financeiro, você pode perder a confiança e credibilidade com seu fornecedor.

Tenha uma planilha de gastos ou contrate um programa de gerenciamento para não ter esse tipo de complicação. Afinal, é daí que vem o salário deles. Caso esteja em uma situação financeira difícil, converse para encontrar a melhor saída, inclusive para possíveis negociações dos valores.

DICA EXTRA

Tenha um cadastro para cada um dos seus fornecedores

Obviamente, um salão de beleza ou barbearia não tem apenas um fornecedor. Por isso, manter um controle com dados sobre cada um deles é importante. Assim você terá informações suficientes para saber o que pode ou não pedir para eles.

Além do controle financeiro em relação aos produtos comprados e até mesmo saldos – positivos ou negativos – que você tem. Os softwares de gestão – como o Belasis – também podem auxiliar nesse processo de controle de fornecedores.

Agora que você já sabe como criar – e manter! – um bom relacionamento com seus fornecedores, não esquece de compartilhar isso com seus amigos e colegas!

Links úteis para melhorar a gestão do seu salão de beleza

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