Gestão de salão de beleza: 5 dicas para administrar de forma eficiente
Dúvidas sobre a gestão de um salão de beleza são sempre comuns, principalmente para os empreendedores iniciantes. A administração depende de muitas ações para que seja efetiva e competente, além de levar o negócio ao sucesso.
Mas, como iniciar esse gerenciamento passo a passo, desde a abertura até o início das funções? É fato que o gestor deve estar a par de todos os setores? Qual é o trabalho desse profissional?
Para salientar todas essas dúvidas, preparamos este guia completo. Leia e surpreenda-se.
O papel do gestor
Primeiramente, vamos destacar o papel do gestor na empresa.
Esse tópico vale tanto para salões de beleza quanto outros estabelecimentos, como barbearias, clínicas, esmalterias, enfim.
De acordo com especialistas, o gestor deve ter uma visão geral do negócio, realizando a monitoria necessária em todos os setores, além de:
- Dirigir a equipe
- Propor metas
- Pensar em estratégias de desenvolvimento
- Saber liderar
- Avaliar resultados
- Otimizar os processos
Todas essas funções podem ser realizadas tanto pelo proprietário da empresa quanto de alguém por ele designado. Quando se trata de um salão de beleza, é comum que os gestores sejam os donos, visto o porte desse tipo de empreendimento.
Entretanto, ser um administrador competente está longe de apenas dar ordens. É preciso se qualificar para a função e buscar melhorias constantes para o grupo e para a empresa.
5 formas de melhorar a gestão de salão de beleza
De fato, é bem desafiador gerenciar uma empresa, mas com essas dicas tudo ficará mais fácil:
Pense em inovação
Quando se trata da área de beleza, as tendências surgem constantemente. Há novos lançamentos e tratamentos que viram moda facilmente, potencializados sobretudo por celebridades.
Esse cenário é importante para que seu salão de beleza ofereça sempre os melhores produtos para os clientes. Assim, se torna uma grande referência, além de surpreender a todos com aquilo que é novo no mercado.
Na parte de gestão, o responsável deve estar ligado a essas tendências. Além disso, pensar em inovação em outras áreas, sobretudo para facilitar o trabalho dos colaboradores e o atendimento aos clientes.
Muitas empresas pecam por ficarem estagnadas, usando sempre os mesmos processos. Então, quem pensa diferente sempre estará um passo a frente.
Organize sua empresa
A organização diz muito sobre a gestão da empresa.
Por isso, uma dica essencial é ordenar todos os setores e processos de seu salão, visando sempre o equilíbrio, o bem-estar dos colaboradores e a eficiência no trabalho.
A limpeza do espaço é um bom exemplo. Quando se trata de um negócio voltado aos tratamentos de beleza, é fundamental que esteja sempre impecável para atender os clientes.
Lembre-se que a primeira impressão é a que fica e ninguém vai querer ser atendido em um local sujo e desorganizado. Se o gestor não dá conta nem dessa parte, fica difícil controlar outros setores.
Agir como um líder e ficar de olho nos detalhes melhora bastante a gestão de salão de beleza, pode ter certeza!
Melhore a comunicação com a equipe
A comunicação é a chave para a resolução de conflitos. Muitos problemas podem ser solucionados apenas com uma boa conversa e interação sadia com colaboradores, clientes, fornecedores, enfim.
Quando se trata da equipe, uma ideia é criar espaços para ouvir queixas, opiniões e demais pontos. Segundo especialistas, as reuniões mensais com os funcionários são essenciais para falar sobre diversos assuntos, para que os funcionários façam perguntas e conheçam a visão do gerente.
Para envolver todos e incentivar a participação, faça com que as reuniões sejam divertidas, como uma verdadeira experiência coletiva.
Nessa reunião, você pode anunciar destaques mensais, como quem vendeu mais produtos ou quem teve a maior receita em serviços ao cliente. Crie programas de recompensas, elogie e mostre que você está sempre disposto a ajudá-los.
Tenha em mente que o sucesso de seu salão de beleza depende de uma equipe bem alinhada e motivada a crescer junto com a empresa.
Saiba mais – 6 dicas para motivar a equipe de um salão de beleza
Invista em profissionais capacitados
Ainda em relação a equipe, a escolha dos profissionais faz toda a diferença para o sucesso de seu salão. Sendo assim, é interessante dedicar um tempo na contratação dos funcionários, sobretudo se a sua empresa está prestes a inaugurar.
Para isso, vale contar com o apoio de consultores ou dos profissionais de recursos humanos. Eles estão preparados para essa função e podem ajudar você com várias dicas valiosas.
Além da qualificação, a personalidade e as competências do futuro colaborador contam bastante, assim como suas metas e visões. Parece simples, mas a contratação demanda tempo e paciência até encontrar um profissional realmente comprometido com a função – e disposto a se desenvolver junto à empresa.
Em todo caso, suas habilidades podem ser despertadas no dia a dia, ainda mais com o apoio de um gestor dedicado e pronto para aconselhá-lo.
Aposte na tecnologia
Outra dica para otimizar a gestão do seu salão de beleza é apostar na tecnologia. Não fique para trás e aposte em várias tendências para melhorar processos em sua empresa.
Definitivamente, contar com demandas arcaicas é péssimo. Você perde tempo, gasta mais, desmotiva a equipe e afasta os clientes. Por isso, quanto mais inovação e facilidade, melhor.
O agendamento online, por exemplo, é uma opção essencial para qualquer salão. Conte com um sistema para receber as solicitações de reservas, que tenha um calendário personalizado e envie lembretes personalizados.
Assim, você abandona a agenda física e automatiza o processo, deixando mais prático, rápido e organizado.
Do mesmo modo, há aplicativos que otimizam várias rotinas, como o recebimento de pagamentos, o estoque, tarefas financeiras e toda a gestão em si.
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