Gestão de salão de beleza: 5 dicas para administrar de forma eficiente

gestão de salão de beleza

Dúvidas sobre a gestão de um salão de beleza são sempre comuns, principalmente para os empreendedores iniciantes. A administração depende de muitas ações para que seja efetiva e competente, além de levar o negócio ao sucesso.

Mas, como iniciar esse gerenciamento passo a passo, desde a abertura até o início das funções? É fato que o gestor deve estar a par de todos os setores? Qual é o trabalho desse profissional?

Para salientar todas essas dúvidas, preparamos este guia completo. Leia e surpreenda-se.

Precisa de uma ajuda para organizar o dia-a-dia da sua empresa??

escolha seu segmento e veja como podemos ajudar você!

O papel do gestor

Primeiramente, vamos destacar o papel do gestor na empresa.

Esse tópico vale tanto para salões de beleza quanto outros estabelecimentos, como barbearias, clínicas, esmalterias, enfim.

De acordo com especialistas, o gestor deve ter uma visão geral do negócio, realizando a monitoria necessária em todos os setores, além de:

  1. Dirigir a equipe
  2. Propor metas
  3. Pensar em estratégias de desenvolvimento
  4. Saber liderar
  5. Avaliar resultados
  6. Otimizar os processos

Todas essas funções podem ser realizadas tanto pelo proprietário da empresa quanto de alguém por ele designado. Quando se trata de um salão de beleza, é comum que os gestores sejam os donos, visto o porte desse tipo de empreendimento.

Entretanto, ser um administrador competente está longe de apenas dar ordens. É preciso se qualificar para a função e buscar melhorias constantes para o grupo e para a empresa.

5 formas de melhorar a gestão de salão de beleza

De fato, é bem desafiador gerenciar uma empresa, mas com essas dicas tudo ficará mais fácil:

Pense em inovação

Quando se trata da área de beleza, as tendências surgem constantemente. Há novos lançamentos e tratamentos que viram moda facilmente, potencializados sobretudo por celebridades.

Esse cenário é importante para que seu salão de beleza ofereça sempre os melhores produtos para os clientes. Assim, se torna uma grande referência, além de surpreender a todos com aquilo que é novo no mercado.

Na parte de gestão, o responsável deve estar ligado a essas tendências. Além disso, pensar em inovação em outras áreas, sobretudo para facilitar o trabalho dos colaboradores e o atendimento aos clientes.

Muitas empresas pecam por ficarem estagnadas, usando sempre os mesmos processos. Então, quem pensa diferente sempre estará um passo a frente.

Organize sua empresa

A organização diz muito sobre a gestão da empresa.

Por isso, uma dica essencial é ordenar todos os setores e processos de seu salão, visando sempre o equilíbrio, o bem-estar dos colaboradores e a eficiência no trabalho.

A limpeza do espaço é um bom exemplo. Quando se trata de um negócio voltado aos tratamentos de beleza, é fundamental que esteja sempre impecável para atender os clientes.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica e ninguém vai querer ser atendido em um local sujo e desorganizado. Se o gestor não dá conta nem dessa parte, fica difícil controlar outros setores.

Agir como um líder e ficar de olho nos detalhes melhora bastante a gestão de salão de beleza, pode ter certeza!

gerenciar salão de beleza

Melhore a comunicação com a equipe

A comunicação é a chave para a resolução de conflitos. Muitos problemas podem ser solucionados apenas com uma boa conversa e interação sadia com colaboradores, clientes, fornecedores, enfim. 

Quando se trata da equipe, uma ideia é criar espaços para ouvir queixas, opiniões e demais pontos. Segundo especialistas, as reuniões mensais com os funcionários são essenciais para falar sobre diversos assuntos, para que os funcionários façam perguntas e conheçam a visão do gerente. 

Para envolver todos e incentivar a participação, faça com que as reuniões sejam divertidas, como uma verdadeira experiência coletiva. 

Nessa reunião, você pode anunciar destaques mensais, como quem vendeu mais produtos ou quem teve a maior receita em serviços ao cliente. Crie programas de recompensas, elogie e mostre que você está sempre disposto a ajudá-los. 

Tenha em mente que o sucesso de seu salão de beleza depende de uma equipe bem alinhada e motivada a crescer junto com a empresa.

Saiba mais – 6 dicas para motivar a equipe de um salão de beleza

Invista em profissionais capacitados

Ainda em relação a equipe, a escolha dos profissionais faz toda a diferença para o sucesso de seu salão. Sendo assim, é interessante dedicar um tempo na contratação dos funcionários, sobretudo se a sua empresa está prestes a inaugurar.

Para isso, vale contar com o apoio de consultores ou dos profissionais de recursos humanos. Eles estão preparados para essa função e podem ajudar você com várias dicas valiosas.

Além da qualificação, a personalidade e as competências do futuro colaborador contam bastante, assim como suas metas e visões. Parece simples, mas a contratação demanda tempo e paciência até encontrar um profissional realmente comprometido com a função – e disposto a se desenvolver junto à empresa.

Em todo caso, suas habilidades podem ser despertadas no dia a dia, ainda mais com o apoio de um gestor dedicado e pronto para aconselhá-lo.

Aposte na tecnologia

Outra dica para otimizar a gestão do seu salão de beleza é apostar na tecnologia. Não fique para trás e aposte em várias tendências para melhorar processos em sua empresa.

Definitivamente, contar com demandas arcaicas é péssimo. Você perde tempo, gasta mais, desmotiva a equipe e afasta os clientes. Por isso, quanto mais inovação e facilidade, melhor.

O agendamento online, por exemplo, é uma opção essencial para qualquer salão. Conte com um sistema para receber as solicitações de reservas, que tenha um calendário personalizado e envie lembretes personalizados.

Assim, você abandona a agenda física e automatiza o processo, deixando mais prático, rápido e organizado.

Do mesmo modo, há aplicativos que otimizam várias rotinas, como o recebimento de pagamentos, o estoque, tarefas financeiras e toda a gestão em si.

Belasis, o melhor app para salões de beleza!

O aplicativo Belasis é uma solução perfeita para seu salão de beleza. Além do agendamento online, há uma série de recursos incríveis para otimizar vários setores da empresa.

Conheça o app Belasis e faça um teste gratuito por 7 dias. Depois, escolha o melhor plano para a sua empresa. O investimento compensa bastante e elevará seu salão a outros patamares. Comece já!

Quer mais dicas? Continue lendo nossos conteúdos. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *