Criar boas estratégias de marketing para barbearia é realmente um grande diferencial competitivo. Infelizmente, não são todos os barbeiros ou gestores que sabem como aplicar boas estratégias de marketing. Pensando nisso, criamos esse conteúdo com dicas de estratégias para você desenvolver e crescer sua sua barbearia. Assim, basta ler esse conteúdo e aplicar seus novos conhecimentos.

Como uma estratégia de marketing ajuda seu negócio a crescer?

O marketing é um conjunto de ações utilizados por empresas para otimizar a lucratividade. Seja melhorando o desempenho, otimizando o custo ou a utilização de materiais, ou ainda, aumentando o número de clientes, o marketing tem como objetivo trazer resultados financeiros melhores para as empresas.

Sendo assim, não importa o tamanho do seu negócio, definindo boas estratégias de marketing para barbearia, você certamente poderá melhorar o desempenho, e fazer a sua barbearia crescer.

Quando falamos de estratégia, é interessante pensarmos em continuidade, para que o resultado seja constante. Também é considerável a liberdade para testes, e aplicação do que melhor funciona de maneira continua.

Para isso, precisamos criar um ambiente que seja terreno fértil para ideias. Falaremos um pouco mais a seguir.

Preparação: conhecendo seu negócio

É muito importante que você conheça seu negócio e o mercado em que está inserido, para criar um diferencial em relação a sua concorrência. E quando falamos de conhecer o negócio, estamos nos referindo a público alvo, concorrência, produtos e serviços, etc.

Público Alvo

Você precisa conhecer seu publico alvo, já que ele representa o cliente para o qual você quer vender. Sendo assim, é importante saber como esse público consome conteúdo, o que eles gostam de ver nas redes sociais, quais seus hábitos de consumo, e assim por diante. Quanto mais você souber melhor.

Você pode descobrir isso conversando com seus clientes atuais, fazendo uma pesquisa, ou ainda, analisando o perfil dos seus clientes atuais em relação ao consumo. Isso será muito relevante quando estabelecermos as estratégias de Marketing. Você pode saber mais no nosso post sobre público alvo.

Concorrência

Conhecer a sua concorrência é tão importante quanto conhecer seu público ou sua própria empresa. Saber o que sua concorrência faz é um importante fator de diferenciação. Se seu concorrente faz uma ação, você pode aprender e fazer outra ação diferente, apostando assim, em diferenciação. Ou então, você pode se inspirar e fazer melhor de um mesmo tipo de ação.

Veja as redes sociais, os sites e publicações dos seus concorrentes. Saber como utilizar a informação gerada por outros também ajuda seus negócio a crescer.

Estratégias de Marketing para Barbearia

Uma estratégia de Marketing envolve alguns passos. O primeiro deles você já conhece, que é levantar as informações sobre a sua própria empresa. Além disso, um dos fatores mais importantes é estabelecer um bom planejamento.

estratégias de marketing para barbearia
Planeje o marketing da sua empresa antes de aplicar as ações

Isso quer dizer que para você obter um resultando positivo na sua estratégia, é importante planejar todos os passos, saber como aplicar todas as ações e táticas que forem planejadas, e saber entender os resultados.

Parece tudo complicado, não é mesmo? Assim que você estiver com o planejamento em mãos, verá que é muito simples manter o marketing para a sua empresa funcionando. A seguir falaremos de algumas estratégias de marketing para barbearia que você pode aplicar com grande facilidade.

1. Redes sociais

Redes sociais são a grande vitrine das marcas. Criar um conteúdo que seja relevante para o seu público pode fazer com que eles prefiram a sua barbearia, e não a concorrência. Daí a importância de conhecer o seu público-alvo.

Você já conhece os hábitos de consumo de conteúdo do seu público, agora basta que você crie conteúdo de acordo com isso. Você pode optar por formatos de publicação que gerem engajamento com os consumidores. Enquetes são um bom exemplo.

Para ter sucesso nessa estratégia, é importante que você desenvolva o que chamamos de calendário de publicações. Assim, você pode por as ideias no papel e correlacionar os assuntos. Lembre-se que o mais importante é entregar conteúdo de valor para o seu cliente em potencial.

Faça fotos, ou vídeos curtos oferecendo dicas de como arrumar os cabelos ou a barba, por exemplo. Ou de como escolher o corte adequado ao formato do rosto.

Além disso, você pode criar promoções exclusivas para os seguidores das suas redes sociais, como cupons de descontos, bonificações, brindes, entre outros. Vale lembrar que a criatividade é um grande bônus quando se trata de fazer conteúdo para as Redes Sociais.

2. Programa de Fidelidade

Essa nem parece uma estratégia de marketing, certo? Mas levando em consideração alguns dados, percebemos que faz muito sentido dedicar tempo e atenção para estabelecer uma estratégia de fidelização de clientes.

Segundo Philip Kotler, o maior especialista em Marketing da história, o custo para conquistar um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que para fidelizar um cliente já existente. Ou seja, manter seus clientes retornando a sua barbearia custa menos que conquistar novos. É claro que você deve aceitar e buscar mais clientes, o que estamos dizendo é que manter os clientes atuais é mais fácil e vantajoso que sempre buscar por outros clientes.

Assim, você deve criar um programa de fidelização com vantagens reais para o seu cliente, mas que também seja vantajoso para você. Trocando a fidelidade dele por bonificações na sua barbearia.

A mais simples das estratégias que você pode aplicar é um sistema de trocas. Por exemplo, a cada dez vezes que seu cliente fizer a barba na sua barbearia, ele ganha um corte gratuito. Ou então, ele ira receber descontos de acordo com a assiduidade.

Seja criativo na hora de oferecer uma proposta. Faça seu cliente se sentir especial por ser fiel à sua barbearia. Assim, além de ser uma renda recorrente, ele pode se tornar um embaixador da sua marca, que é o que trataremos a seguir.

3. Marketing de Referência

Agora vamos falar de como transformar os seus clientes atuais em promotores da sua marca! Sim, isso é possível, e é uma das melhores estratégias de marketing para barbearia a ser aplicada. Pense bem, quem melhor que um cliente satisfeito para indicar os seus serviços?

Dessa maneira, o Marketing de Referência pode ser ser aplicado em três passos, que veremos a seguir.

Encanto

Nesse momento você atende seus clientes da melhor maneira. Nessa etapa, você deve encantar o seu cliente com tudo que você tiver de melhor. Isso pode ser a agilidade no atendimento, o pós-venda, até mesmo a maneira que você conversa com o seu cliente. Ele deve se sentir satisfeito o bastante com o investimento que ele fez.

Incentivo

Agora que seu cliente está satisfeito, ele é o melhor amigo dos eu negócio. Muitas vezes não é preciso que você faça nada para gerar uma indicação, mas um bom incentivo não faz mal. Assim, você pode apostar nos programas de fidelidade, pedir depoimentos, ou que poste fotos em redes sociais marcando a sua barbearia.

Controle

Nesta fase você tem a oportunidade de acompanhar e testar sua estratégia. Você pode oferecer um cupom de desconto por indicação, por exemplo, e então revisar os dados de retorno, taxa de indicação, quantos dos clientes indicados foram fidelizados. Ah, e sempre use essas informações para otimizar e melhorar a estratégia.

4. Anúncios

Chegamos a uma estratégia de marketing que é evitada a todo custo por muitos profissionais. Por que? Porque exige um investimento financeiro direto. Porém, essa estratégia vale o investimento, se for bem planejada e executada.

Os anúncios são publicidades pagas, normalmente feita em plataformas próprias das redes sociais, ou até mesmo do Google. Para isso, você precisa seguir alguns passos dentro dos respectivos sistemas, e assim, configurar os anúncios a serem veiculados.

Você pode configurar esses anúncios para atingir apenas uma parcela das pessoas, aquelas que correspondem aos interesses e comportamentos do seu público-alvo. Você pode selecionar vários quesitos de direcionamento para os seus anúncios.

Essa é uma excelente estratégia para alcançar pessoas que ainda não tiveram contato com a sua empresa, e por isso exigem que você tenha conhecimento do seu público.

Apesar de os anúncios não serem complicados de fazer, eles exigem algum conhecimento das plataforma, de mercado e de público, dessa maneira, vamos deixar dois tutoriais a seguir: Como anunciar no Google e Como anunciar no Instagram.

5. Sistema de Agendamento Online

Pera aí, como um sistema de Agendamento online pode ser uma estratégia de marketing? Pois é isso mesmo: o agendamento online por si já e uma excelente estratégia de marketing, já que você pode divulgar o seu link de agendamento em praticamente qualquer lugar.

Você pode colocar nas suas redes sociais, nos seus anúncios, criar uma QR Code do seu link e deixar na fachada da barbearia. E essas são apenas algumas ideias para aplicar.

Além disso, os sistemas de agendamento normalmente são capazes de registrar as informações de agendamento, recorrência, ticket médio consumido, e muito mais informações. Dessa forma, um sistema como o Belasis para Barbearias se torna um excelente aliado para o marketing da sua barbearia.

Imagine ter todas as informações do seu público-alvo reunidas em um mesmo local, exibidas em relatórios na ordem que você escolher. Além disso você pode usar os outros módulos dos sistema para otimizar o desempenho da sua empresa.

Preparado para fazer sua empresa crescer?

Agora que você já tem uma ideia de como criar e aplicar estratégias de marketing para sua barbearia, está na hora de começar! Lembre-se de planejar, executar e revisar as suas ações.

Separamos mais alguns materiais que podem complementar o crescimento da sua barbearia.

Sabe quando seu cliente sempre pede descontos? Veja esse curso para entender como se livrar da Cultura do Desconto.

Aprenda mais sobre os benefícios de um programa de fidelidade na sua barbearia.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, se quiser, compartilhe nas suas redes sociais!

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