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Benefícios do Programa de Fidelidade na barbearia

Benefícios do Programa de Fidelidade na barbearia

Sua barbearia está sofrendo com a falta de fidelidade dos clientes? É por isso que um programa de fidelidade pode mudar completamente o horizonte do seu negócio.

Não adianta só oferecer um bom serviço, em um ambiente totalmente competitivo. Se você não oferecer vantagens para seus clientes eles buscarão alguém que os faça sentir especiais.

Talvez até você mesmo já faça parte de algum clube de fidelidade.

Sabe o Smiles? Multiplus? Dotz?

São tantos os clubes hoje e muito embora aqui no Brasil seja mais comum as grandes empresas utilizarem, você também pode implantar um programa de fidelidade em sua barbearia.

A verdade é que processos como esse podem tornar sua clientela mais satisfeita e indicar você a um maior número de clientes.

Especiais? Sim! A fidelidade tem sua base nisso…

Com a expansão das barbearias hoje a competitividade é imensa e a sua principal diferença não está somente na qualidade de seus serviços mas também no seu relacionamento com os clientes.

Relacionar-se de forma apropriada, evidenciando que você o valoriza pode torná-lo fiel mas não é somente nisso que se baseia o bom relacionamento.

Quer ter ideia da importância deste relacionamento?

Grandes empresas hoje mantém setores de atendimento específico aos clientes pois profissionais são treinados para atendê-los da melhor forma possível, priorizando a solução de seus problemas.

Por isso você precisa estar bem preparado.

Na verdade existem muitas ferramentas que podem fazer com que seu cliente se sinta especial, mas o programa de fidelidade ainda é o mais facilitado.

O que é um Programa de Fidelidade?

Um programa de fidelidade é um programa de incentivos criados para que seus clientes sejam recompensados recebendo pontuações e trocando por prêmios em sua barbearia.

Você está se perguntando: eu tenho que dar prêmios? Sim!

Essa é a verdade.

Sabemos que isso vai reduzir sua margem de lucro, mas é bem melhor reduzir sua margem de lucro e ter um cliente fiel do que perder para a concorrência você não acha?

Afinal quais vantagens tenho ao criar um programa de fidelidade para barbearia?

Na verdade, além do benefício da fidelização do seu cliente, ou seja, ele não te trocar por outro prestador de serviços, a verdade é que clientes fiéis não somente atestam a  qualidade de seus serviços como também divulgam sua marca.

Essa é a principal questão, ou seja, além de um cliente fiel, você ainda terá um aliado na divulgação de seus serviços e fortalecerá sua marca.

Lembra que falamos de reduzir a margem de lucro?

Então… com uma matemática simples você pode até reduzir sua margem de lucro, mas ganhará mais clientes, equilibrando ou até maximizando seus lucros, e aí só dependerá da sua gestão.

Ok, mas como faço para criar um programa de fidelidade na minha barbearia?

Está na dúvida sobre os prêmios que vai oferecer?

Sem problemas… a verdade é a seguinte, se as lojas oferecem produtos como prêmios você oferecerá serviços pois esse é o foco da sua empresa.

Entendeu como é simples?

Agora é pura matemática e combinação.

Vamos lá… qual percentual de seu lucro você pretende dedicar ao seu programa de fidelidade?

Essa é a primeira pergunta, e tenha em mente que você terá que atribuir pontos a cada tipo de serviço oferecido em sua barbearia.

Quanto maior o valor do serviço maior a pontuação, e quanto menor o valor menor o número de pontos para resgate.

Lembre-se, ninguém gosta de esperar muito tempo para resgatar o prêmio.

Portanto concentre-se no seguinte: o valor convertido em pontos deverá corresponder ao valor do serviço.

Se você oferece um serviço a R$ 20,00, você precisará equivaler esse valor ao percentual de lucro reduzido.

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Então o ideal é você organizar uma tabela de preços, do mais barato ao mais caro e então calcular em reais o percentual de lucro.

Como definir os pontos?

Estabeleça um número de pontos e eles podem equivaler ao número de reais.

Suponhamos que em um determinado serviço você teve uma redução da margem de lucro de R$ 1,67.

Então você pode considerar como 167 pontos de 2000 pontos necessários para resgatar um serviço de R$ 20,00.

Viu que é só tirar as vírgulas? É bem simples.

A partir daí você já pode estabelecer sua lista de prêmios e os pontos atribuídos.

Lembre-se que você deve sempre ter salvo quantos pontos cada cliente obteve em cada serviço.

Para fazer isso, uma dica é utilizar um sistema para barbearia online.

Dessa forma, você consegue salvar os pontos diretamente no cadastro de cada cliente.

Além disso, você tem o histórico de serviços que ele realizou na sua barbearia.

Assim, quando o cliente for resgatar o prêmio, não tem confusão!

Achou muito difícil? Sem problemas!

Na verdade, com o programa para barbearia da Belasis você pode ter um programa fidelidade de forma fácil.

Uma das vantagens deste tipo de sistema é que também salva o histórico de seu cliente ao longo dos tempos.

Dessa forma, você consegue oferecer os serviços certos para ele.

Outros diferenciais são agregados como SMS marketing e ainda te permite criar ofertas, por exemplo.

E o Programa de Afiliados?

Outra técnica efetiva de marketing que estimula o boca a boca.

Atualmente muito se tem ouvido falar do marketing multinível.

Na verdade ele nada mais é do que um programa de afiliados onde você desembolsa dinheiro para a compra de um kit.

Nesse caso não. Se você precisa aumentar o número de clientes, acredite, esse é seu necessário ideal.

Reduza ainda um pouco mais a margem de lucro e torne o seu programa de afiliados parte do seu Programa de Fidelidade.

E o Programa de Afiliados, como funciona?

Como estamos tratando de agregar um programa de afiliados ao programa de fidelidade, o ideal é que você atribua novamente quantos reais seu novo cliente vale.

Pense da seguinte forma: qual a média de procedimentos novos clientes tem realizado em sua barbearia?

Eles têm permanecido? Migraram para a concorrência?

Então, a partir disso estime quantos reais vale a propaganda boca-a-boca de seus clientes.

Uma dica, tente não estimar um valor muito baixo a ponto de não tornar atraente a proposta.

Também não estime um valor muito alto, de forma que acabe com seu lucro.

Lembre-se do que falamos anteriormente para facilitar seu processo de atribuição de pontos e retire a vírgula apenas.

Nós da Belasis ficamos contentes em auxiliar o crescimento de sua barbearia e esperamos ajudá-los cada vez mais.

Dúvidas ou sugestões de artigo?

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