marketing de conteúdo para salão de beleza

Os empreendedores na área de beleza, assim como ocorre em outras áreas, precisam investir em estratégias para aumentar a visibilidade do negócio. Nesse sentido, o marketing para salão de beleza, se mostra uma excelente tática para mostrar os diferenciais, alcançar usuários e se manterem relevantes em um mercado competitivo.

A importância do marketing no segmento de salões de beleza

Alguns profissionais que atuam em um salão de beleza podem ter dificuldades em lidar com o fato de ter que aprender sobre tecnologia e marketing digital, mas com um bom planejamento estratégico o empreendedor terá ótimas chances de atingir os seus objetivos.

Com o crescimento no setor da beleza, surgem novas formas de empreendimento e até mesmo diversos estilos de salão, com temáticas e especialidades diferentes. Com isso, o aumento da concorrência também se torna natural.

Isto posto, apostar nas estratégias de marketing pode fazer muita diferença para o destaque do empreendimento e para alcançar o público de forma mais segmentada, demonstrando os serviços prestados e especialidades profissionais, por exemplo.

Como explorar o Marketing de Conteúdo para ter mais sucesso no seu salão?

Antes de criar as estratégias, é importante que o empreendedor saiba o que é o marketing de conteúdo e como implementá-lo adequadamente, tendo um melhor proveito da técnica.

Na prática, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em atrair novos clientes a partir da criação de conteúdos relevantes em diferentes formatos. 

Um detalhe importante desta técnica é que ela não faz promoção direta da marca, ou seja, apresenta soluções que ajudam o público-alvo em um sentido mais amplo, podendo até trazer dicas de assuntos relacionados ao salão, não apenas os serviços de corte.

Um exemplo disso são vídeos mostrando penteados, postagens de entretenimento e materiais que ensinam a cuidar melhor do cabelo em casa.

Independentemente do material escolhido, algumas etapas são importantes para o sucesso das estratégias de marketing de conteúdo. São elas:

Tenha um blog

Criar um blog é importante para que o seu salão tenha um canal direto de contato com os usuários e a plataforma facilita o processo de unir todas as publicações interessantes para a audiência, que podem verificar materiais disponíveis em canais diversos e acessar conteúdos mais apropriados – que também podem direcionar aos contatos do salão.

Uma página com design responsivo e que tenha todos os conteúdos organizados facilita a navegação do cliente e ajuda a reforçar a autoridade da marca, fazendo com que o salão se torne referência, ajudando os clientes em suas necessidades.

Apostar na criatividade é um diferencial para as publicações, ou seja, é preciso ir além de textos, recorrendo a infográficos e vídeos com dicas de beleza para aumentar a credibilidade do salão e o interesse nos materiais.

Marque presença nas redes sociais

O blog é uma ferramenta importante. Contudo, ainda é essencial estar presente nas redes sociais, já que a maior parte da audiência está presente nestes canais, e as interações podem se dar de forma mais dinâmica. 

Assim, criar perfis e páginas é necessário, mas também é crucial que eles façam sentido para o seu negócio, reforçando os valores e identidade da marca, aproximando os usuários e possibilitando aproveitar ao máximo esses espaços.

Usar as redes sociais para divulgar os conteúdos do blog e criar uma conexão entre os dois canais, por exemplo, é uma ótima maneira de gerar engajamento. 

Interagir respondendo os comentários, agradecer elogios e tirar dúvidas são outras ações necessárias e que permitem manter o contato com clientes em potencial, bem como o interesse desses usuários.

Desenvolva as estratégias e um calendário editorial

Sem um planejamento é impossível que as estratégias de Marketing de conteúdo alcancem os resultados esperados. 

Deste modo, ter um calendário para organizar os conteúdos, separar os temas que mais atraem a audiência e ter materiais mais adequados e que podem ser melhor aproveitados em uma campanha a longo prazo é fundamental, verificando as opções para destrinchar os conteúdos e quais os melhores formatos para ele, bem como para ter periodicidade junto ao público.

Este calendário ajuda na produção de conteúdo, permitindo determinar quais temas serão explorados ao longo de um determinado período, facilitando a criação dos conteúdos e criando relação e interesse no público, visto que ele pode ser “preparado” para os conteúdos seguintes, principalmente em séries.

Crie diferentes formatos de conteúdos

É importante elaborar conteúdos que não tenham cara de publicidade, mas que expressem a identidade do seu negócio, especificidades e benefícios dos serviços até podem ser abordados, mas em formato mais informativo.

No processo produtivo, explorar a criatividade é um diferencial para que os materiais desenvolvidos para o seu salão se destaquem perante a concorrência.

Os temas que podem ser explorados e que ajudam no desenvolvimento dos conteúdos são diversos, e algumas opções são:

  • Apresentação de novos serviços;
  • Vídeos mostrando os clientes que visitam o salão;
  • Depoimentos de clientes a respeito do atendimento;
  • Bastidores do dia e dos atendimentos;
  • Mitos e verdades sobre beleza;
  • Ideias de penteados para diferentes ocasiões;
  • Explicações sobre os procedimentos;
  • Antes e depois no visual dos clientes;
  • Apresentação dos profissionais do salão;
  • Ações para datas especiais e promoções.

Estes são alguns temas que podem ser úteis para o desenvolvimento de conteúdo e para conseguir ótimos resultados para o salão, contudo os profissionais podem explorar o Inbound Marketing, conhecido popularmente como Marketing de Atração.

Também é possível recorrer ao suporte de profissionais para traçar outros assuntos de interesse da audiência e ter melhores resultados na criação de conteúdos.

A estratégia de inbound ajuda na divulgação dos conteúdos de forma mais “passiva” e com base em conceitos de atração, conversão, venda e encantamento.

Assim, os materiais despertam a curiosidade do público, fazendo com que as pessoas procuram voluntariamente o salão para conhecer mais sobre o trabalho ou acompanhar os stories do dia, até que recorram ao salão para realizar algum procedimento.

Faça campanhas nas redes sociais

Profissionais que possuem um salão de beleza também podem investir em anúncios nas redes sociais para evidenciar o empreendimento e alcançar novos potenciais clientes, melhorando a visibilidade online.

Anúncios pagos podem ser desenvolvidos em plataformas Ads como Twitter Ads, Google Ads, Facebook Ads, entre outras. 

As vantagens das campanhas pagas é um alcance maior e segmentado de forma mais ágil, bem como a possibilidade de segmentação do público, aumento do tráfego das redes e flexibilidade no investimento financeiro.

Desta maneira, explorar o marketing de conteúdo para o salão de beleza é o modo de se destacar perante os concorrentes, criar uma presença no online e obter excelentes resultados para o negócio.

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