6 dicas de organização para otimizar o funcionamento do seu salão

Você está sentado no fim dos expediente, cercado por uma infindável pilha de papéis do tamanho de um monte Everest. Tem comissões esperando para serem pagas e documentos que precisam ser arquivados, mas não sabe por onde começar. Você está estressado, e é o suficiente para fazer você querer sair do salão, trancar a porta e nunca mais entrar! Priorizar a organização do seu salão de beleza pode reduzir significativamente esses níveis de estresse, tanto a curto quanto a longo prazo.

Abaixo, você encontrará dicas de organização que permitirão que você se concentre no que realmente importa: faça seu salão de beleza crescer!

1. Arrume seu escritório

Vamos encarar: pode ser um desafio obter tempo livre suficiente para limpar seu espaço pessoal. Embora o piso e os espelhos do seu salão possam estar brilhando, o interior do seu escritório pode parecer um furacão desagradável. 

Não querer passar um tempo em um escritório bagunçado é extremamente normal, mas não pode ser regra. Dito isto, se você não tiver tempo para limpá-lo, logo evitará pisar nele o maior tempo possível. Ou seja, deixando a papelada e outras funções de escritório de lado e acumulando ainda mais. 

E se, em vez disso, você realmente desejasse passar algum tempo no seu escritório? O ditado “um espaço arrumado é uma mente arrumada” é verdadeiro! Compre algumas plantas ou até mesmo bugigangas, por exemplo, para dar um ar mais leve. E não esqueça de verificar se todas as documentações e os arquivos do seu salão estão claramente rotulados e armazenados com cuidado. Acredite, tornar seu espaço atraente irá motivá-lo e ajudá-lo a manter-se organizado.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, wesite

2. Faça um plano de negócios

Algo que todos os proprietários de salões de sucesso têm em comum é o quanto planejam para seus negócios. Marketing, equipe, crescimento, expansão.

Um plano de negócios ajuda a avaliar riscos e oportunidades e a reagir com mais eficiência quando coisas inesperadas surgem, por exemplo. Também facilita manter o controle dos seus objetivos e indicadores de desempenho e como consequência  levando a um futuro mais seguro financeiramente.

Para colocar tudo em prática:

  • Tenha uma agenda (agendas online são uma ótima ferramenta; são rapidamente acessíveis, detalhadas e flexíveis)
  • Decida com que antecedência você deseja planejar (e para quê)
  • Anote em quaisquer eventos notáveis; feriados, horas de folga, etc.
  • Comece lidando com suas finanças
  • Em seguida, analise o planejamento de seu marketing, pessoal e quaisquer outras partes importantes da administração do seu salão

3. Gerencie seu tempo com mais eficiência

Dê um passo à frente no planejamento e melhore o gerenciamento do seu dia a dia. Existem várias técnicas por aí, mas vamos nos concentrar na falta de tempo aqui, pois sabemos que é muito comum.

Dependendo do quanto você está ocupado ou sobrecarregado, divida seu dia em blocos: 15 minutos, 30 minutos ou 1 hora de intervalo. Anote toda sua lista de tarefas e escreva em um espaço na sua agenda (lembre da agenda online, que nessas horas é uma ótima aliada, sem correr o risco de perder as anotações). Tente colocar as tarefas mais difíceis ou menos agradáveis ​​no início do seu dia.

Você perceberá que ficar uma hora em cima de papeladas horríveis, de repente parece muito mais gerenciável – especialmente quando é seguida por algo que você gosta e anseia, como tempo para a família ou bate-papos com um cliente adorável.

Estruturando seu tempo dessa maneira, você conseguirá ver quais tarefas você precisa priorizar e, por sua vez, vai otimizar as horas do dia que você está preenchendo com tarefas ou procrastinação sem sentido. Você pode (e deve!!) ter como objetivo interromper sua rotina diária eventualmente.

4. Delegue algumas tarefas

Como proprietário de um salão de beleza, delegar tarefas a seus profissionais pode ser difícil. Você pode pensar: “Se eu não fizer, não será feito corretamente, ou pode nem ser feito.” Embora essa mentalidade venha como uma forma de amor pelo o seu salão, é uma atitude sufocante que, em última análise, atrasa o seu crescimento.

A delegação é uma ferramenta organizacional essencial para o seu negócio. Confie em sua equipe para assumir responsabilidades e prestar contas por elas. Ao fazer isso, você alivia a pressão de si mesmo e garante que todos estejam tomando posse de suas funções.

Por sua vez, você, como proprietário do salão de beleza, pode dedicar mais tempo ao bom andamento do seu negócio e garantir que você fique por dentro das coisas.

5. Faça uma pausa

Uma das melhores maneiras de aumentar sua produtividade é fazer uma pausa. Sim, você leu certo! 

Sejam algumas horas, alguns dias ou até uma semana de folga, fazer uma pausa é essencial para recarregar sua mente e corpo. Isso o impedirá de se esgotar e renovará o entusiasmo que você costuma ter pelos seus negócios.

Afastar-se do caos de administrar uma empresa também coloca as coisas em perspectiva e ajuda a relaxar. Voltando ao normal, você certamente vai se concentrar mais facilmente no que é importante e eliminar tarefas demoradas e que não ajudam a alcançar seus objetivos.

gerencie seu negócio onde estiver. agendamentos, financeiro, comissões, website

6. Vá sem papel

No que diz respeito às dicas da organização, ter um sistema sem papel é uma das maneiras mais fáceis de reduzir o desperdício e a desordem, além de otimizar o funcionamento do seu salão de beleza.

Imagine ter suas listas de clientes, relatórios e formulários de agendamento, além do seu financeiro (para citar alguns), todos seguros e protegidos armazenado em um sistema baseado em nuvem. 

Ao investir em uma solução com um sistema de gestão como o da Belasis, por exemplo, isso é possível. Armazene com segurança todos os documentos essenciais em formato digital, reduza o tempo necessário para tarefas comerciais permita-se ter mais tempo para realizar tarefas agradáveis, criativas e importantes.

Você tem mais alguma dica de organização que ajude a manter sua produtividade e motivação? Conte pra gente nos comentários abaixo 😉

Aliás, veja alguns links úteis para melhorar a organização do seu salão de beleza

Visite nossa página de Materiais Grátis clicando aqui

Planilha grátis para cálculo de ponto de equilíbrio

Planilha para controle e gestão de fluxo de caixa no salão de beleza

Quer entender mais sobre a Legislação do salão e profissional parceiro? Preparamos um e-Book

Saiba mais sobre os Aplicativos para salão de beleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *