Seu negócio depende de obtenção de novos clientes e de fazê-los voltar uma e outra vez. Este tipo de fidelidade do cliente não é fácil de alcançar quando a comparação de preços se tornou tão atrativa, e todos querem o melhor negócio para si.

Porque é que a fidelidade do cliente é importante?

Quando você receber um novo cliente para o seu negócio, eles são potencialmente o seu fluxo de receita de amanhã. Uma única visita não vai manter seu negócio e fazê-lo crescer. Um cliente fiel é muito mais do que um atendimento individual ou sessão; eles são uma promessa para o seu sucesso futuro.

“Por que implementar uma estratégia de fidelização dos clientes?”

Um cliente fiel não é apenas uma fonte de receita contínua; eles são a chave para o crescimento de seu negócio. Um cliente genuinamente leal espalha a palavra e traz novos clientes, tornando-se um defensor. 

Uma estatística real e usada frequentemente: um novo cliente custa até seis vezes mais do que manter um já existente. No entanto, manter um cliente atual exige mais esforço. É muito simples atrair clientes através de promoções ou descontos incríveis, mas fazer com que eles voltem sem o desconto é a chave do sucesso.

A fidelidade não é apenas fazer com que seu cliente volte; ela aumenta o valor da vida útil do cliente. 

Semear as sementes

Desde o primeiro contato seu novo cliente tem com você ou sua empresa, é preciso tratá-lo como se eles estivesse com você desde sempre. Pense neles como o futuro do seu negócio, o seu fluxo de marketing, e seu maior aliado. Tudo em um único pacote. 

Envolva os seus clientes, mostre quais os outros serviços que você tem a oferecer, que possam complementar o que eles já estão usando. Se possível, mostre a eles que ser fiel a sua empresa é vantajoso.

Quanto mais seus novos clientes interagirem com a marca do seu negócio, mais propensos a compartilhar informações sobre contatos e até mesmo gostos e informações pessoais. Uma vez que você tem as ferramentas para contato e sobre o que seu cliente gosta, é possível começar a construir um relacionamento.

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Comunicar e manter seu negócio ‘a frente e no centro’

Uma vez que seu novo cliente tenha se envolvido com você e sua empresa, já é possível começar a elaboração de uma estratégia de comunicação que irá mantê-lo pensando em você.

Com endereços o número de telefone, você tem uma linha direta de contato com seus novos clientes. Assim você pode enviar lembretes de agendamentos, com sua permissão ou ainda mensagens de aniversário. Ao fazer isso você mostra que realmente se preocupa em ter ele dentro do seu salão ou barbearia.

As redes sociais como aliadas

Suas linhas de comunicação podem expandir significativamente quando você leva a sua mensagem para as mídias sociais. Quando seus clientes passam a seguir suas páginas de negócios em mídias sociais, você tem outra via de comunicação. Eles não têm para abrir e-mails para você passar a sua mensagem, por exemplo. Afinal, ele já estará vendo na sua timeline nas redes.

Construa um relacionamento com base nas redes sociais

Quando seus clientes estão satisfeitos com você, você quer que eles eles compartilhem essa satisfação com as pessoas que o cercam, certo? E é possível dar essa opção diretamente para eles, seja pedindo para que eles façam check-in no seu estabelecimento com as suas contas nas redes sociais, deixando um comentário na sua página de negócios do Google, ou tirando uma foto dos resultados dos serviços e publicando em suas contas pessoais do Facebook e Instagram, por exemplo.

Outra coisa bem importante: esteja sempre ativo nas redes e personalize suas contas. Se alguém comentar nas suas publicações, não os deixe sem resposta, mesmo que seja apenas para agradecer pela presença. Mesmo se você receber um comentário negativo nas redes sociais, responda de forma útil e profissional.

Responder a um feedback negativo de um cliente é muito mais importante do que as positivas. Você ainda pode manter a fidelidade do cliente, mesmo quando eles tiveram uma experiência ruim.

Se você tem novos clientes, eles provavelmente vão verificar as classificações de 1 estrela só para ver como você respondeu. 

Infelizmente é muito mais provável que alguém compartilhe sobre experiências negativas, do que celebrar os aspectos positivos. 

Manter um relacionamento com seus clientes nas redes sociais vai espalhar a sua mensagem de negócios para novos clientes, criando o imenso e poderoso marketing boca-a-boca que você simplesmente não pode comprar.

Recompense a fidelidade

Se seus clientes compartilham suas opiniões sobre o seu negócio ou ainda indicam ele para algum amigo, ofereça uma recompensa. Caso sinta a necessidade de impulsionar suas vendas em um período de pouco movimento ou apenas para obter mais clientes, é possível que você imagine uma promoção com alguns descontos.

Mas antes de fornecer um desconto em campanhas que vão atingir inúmeras pessoas, pense em oferecer isso primeiro para seus clientes regulares. Faça com que seus clientes fiéis sintam que você os valoriza mais do que os visitantes únicos que estão lá apenas pelo desconto.

Se você precisa para crescer sua base de clientes, trazendo mais clientes que podem aumentar o seu fluxo financeiro, tenta utilizar dos seus clientes atuais para apresentar o seu negócio aos amigos e parentes. Compartilhe o desconto oferecido entre os antigos e novos clientes, para um duplo benefício.

Assim você valoriza quem já está com você sem deixar de conquistar os novos clientes que chegam ao seu salão ou barbearia. As pessoas são mais propensas a confiar nas opiniões e referências de um amigo ou parente do que em comentários anônimos em um site.

A fidelidade do cliente é a melhor ferramenta para seu negócio

Aqui repetimos a pergunta feita no início do artigo:

“Por que implementar uma estratégia de fidelização dos clientes?”

Porque um cliente fiel é mais valioso e significativamente mais barato do que cada cliente novo que só chega até você pela promessa de um grande desconto.

A estratégia de pontos

As pessoas gostam de receber recompensas e se sentem valorizadas por isso. E uma das melhores estratégias é ter um programa de pontos no seu salão ou barbearia. Ao criar um, a fidelidade do seu cliente certamente vai aumentar. O formato é muito simples: a cada serviço realizado no seu estabelecimento, o cliente ganha alguns pontos de fidelidade. AO completar a quantia de pontos necessárias, ele pode trocar por outros (ou o mesmo) serviços. 

O sistema da Belasis oferece um programa de pontos completo para que você fidelize cada dia mais clientes. Você pode experimentar gratuitamente clicando aqui.

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