Skip links

Com quantos profissionais se faz um salão de beleza?

Confira aqui em nosso blog os tipos essenciais de funcionários e profissionais que você precisa para gerenciar um salão de beleza de qualidade!

Você já conseguiu o espaço numa boa localização, o mobiliário, a decoração, já pensou nos produtos e serviços que deseja oferecer, definiu o público e todas as tarefas de alguém que está começando a gerenciar um salão de beleza.

Mas um salão não é feito de uma pessoa só! Chega, então, a hora de contratar os profissionais que te ajudarão a fazer o salão de beleza funcionar, e essa parte é fundamental e talvez uma das mais difíceis para quem gerencia um salão de beleza.

A tarefa de contratar bons profissionais deve ser encarada com o máximo de seriedade, pois no fim das contas, quem é responsável pela qualidade dos serviços prestados e possíveis acidentes acaba sendo o dono.

Por isso, é importante que o gerenciamento do salão de beleza seja feito de forma responsável e respeite princípios éticos profissionais. Deixando amizades e afeto de lado na hora de realizar as contratações, afinal, é a experiência e o conhecimento dos profissionais que trabalham com você é que vão carregar a reputação do seu salão.

Profissionais para salão de beleza

Para gerenciar um salão de pequeno porte, o indicado pelo SEBRAE é que se comece com cinco funcionários, que atuarão em áreas-chave do salão, sendo eles:

– a recepcionista/secretária;

– dois cabeleireiros;

– um(a) esteticista, responsável por procedimentos que envolvem o cuidado com a pele;

– uma manicure/pedicure.

Competências no salão de beleza

Cada um desses profissionais deve ter habilidades e competências específicas, que devem ser explicitadas e avaliadas pelo contratante.

Por exemplo, os cabeleireiros devem ter boa reputação e habilidade de relacionamento, terem cursos e treinamentos feitos recentemente e serem pontuais e criativos; já para as esteticistas, é fundamental que possuam conhecimentos sólidos em cosmetologia e tenham formação técnica em estética, para reduzir o risco de acidentes ou atendimentos de baixa qualidade que coloquem em risco a pele das clientes; as manicures devem ser ágeis, precisas e discretas, além de terem a habilidade de conquistar as clientes com sua simpatia e boa atuação profissional.

Dispondo desses cinco funcionários básicos, você, proprietário, ficará responsável pelo gerenciamento das outras funções administrativas e financeiras do salão, dedicando-se a aprender mais sobre gestão de negócios e sobre o mercado da beleza em que o seu empreendimento se insere.

Uma vez que você tenha confiança nos profissionais que trabalham no seu salão, a sua dedicação nesses aspectos e na avaliação dos serviços prestados pelos profissionais garantirão que o seu salão prospere, já que você poderá ter uma visão global e empreendedora de todos os setores do salão, identificando suas forças e fraquezas e trabalhando para melhorá-las.

Ajudante online, sempre disponível

E, para te ajudar nessa tarefa, a Belasis oferece ferramentas perfeitas para tornar o gerenciamento do seu salão de beleza ainda mais prático!

Utilizando o sistema Belasis, você poderá fazer cálculos de comissionamento, abertura e fechamento de caixa, gerenciamento de horários e controle de estoque de forma automática, sobrando mais tempo para que você cuide do relacionamento com seus funcionários e clientes. Solicite uma apresentação no nosso site ou cadastre-se para conhecer nossa versão trial.

 

 

%d blogueiros gostam disto: