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Armadilhas do gerenciamento de um salão de beleza

Saiba quais são as principais armadilhas da tarefa de gerenciamento de um salão de beleza para evitá-las e manter a saúde do seu negócio

Administrar um salão de beleza não é tarefa fácil, e aqui no blog da Belasis estamos sempre dando dicas para otimizar o gerenciamento do seu salão de beleza. Hoje, vamos falar sobre os erros mais comuns cometidos nessa atividade para que você mantenha a saúde e longevidade do seu negócio, aprendendo com os erros sem precisar cometê-los.

Bagunça na gestão financeira

A desorganização no fluxo de caixa e na gestão financeira é um dos erros mais cometidos ao administrar um salão de beleza. Por ser uma atividade que lida diretamente com o manuseio do dinheiro, é fácil perder de vista os objetivos e compromissos que foram e terão de ser feitos com o lucro e simplesmente gastá-lo com outras coisas.

Por isso, para além de destinar uma cota da receita do salão para os fornecedores, aluguel, contas, comissões e taxas, o administrador também precisa ter em vista os investimentos a longo prazo no salão e gastos emergenciais. Manter as finanças organizadas pode ser muito mais fácil se você tiver um sistema online de gerenciamento como o da Belasis! Conheça nossos recursos e faça parte do nosso time de vencedores!

Se deixar levar pelas marcas e produtos

O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor mundial de produtos de beleza, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Portanto, a diversidade de produtos é imensa, e os profissionais que os vendem são muito bem treinados para conquistar clientes. Portanto, tome cuidado com o discurso de vendas e promessas feitas em torno daquele “produto revolucionário”; É bom conhecer as novidades, mas pesquise bem antes e veja se o salão realmente precisa dessas mudanças antes de investir dinheiro nelas.

Subutilizar os registros de atividade do salão

Os registros de atividade do salão – agendamentos e atendimentos feitos, por exemplo – não servem apenas para guiar os profissionais que trabalham no seu estabelecimento, sabia? Eles também são uma ótima fonte de informação sobre quais os serviços são mais requisitados no seu salão – e portanto, quais merecem mais investimento ou não -, além da boa comunicação com os profissionais que atendem no estabelecimento.

No segmento dos salões de beleza, produtos, tratamentos e equipamentos entram e saem de moda muito rapidamente. Para que o investimento valha a pena e dê retorno para o salão, é importante observar se já existe a demanda por esse tipo de serviço no seu salão ou na região em que você mora. Portanto, o registro das sugestões e comentários dos clientes também é importante! O sistema online da Belasis poderá te ajudar tanto no registro dos agendamentos e atendimentos quanto de observações sobre o atendimento, tornando todo o processo mais rápido e fácil.

Agir como funcionário, e não como gestor/proprietário

É natural que todo proprietário/gestor tenha bastante afinidade, e às vezes talento, com as atividades desenvolvidas em um salão de beleza; é mais do que comum que cabeleireiros renomados, por exemplo, sejam donos do salão e atendam ao público em algum horário específico, ou em datas mais apertadas na agenda.

No entanto, é preciso saber dividir bem o tempo entre as duas atividades, pois um gestor/proprietário ausente e negligente é certeza de prejuízos ou estagnação de um negócio. Portanto, dedique uma parte considerável do seu tempo para a construção e estudo do seu negócio, sempre encontrando soluções para os problemas e planejando os próximos passos. A utilização de um programa para salão de beleza pode te auxiliar nisso, veja como aqui no blog da Belasis!

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