Skip links

Como organizar a agenda para cabeleireiro

Uma agenda cheia – mas organizada! – é o sonho de todo cabeleireiro, certo? Aprenda a gerenciar seu tempo para conseguir oferecer o melhor atendimento e atrair muitos clientes.

A lógica é simples e fácil de entender: num salão de beleza, quanto mais pessoas forem atendidas em um dia, mais lucro você irá obter. Esta realidade produtivista é difícil de ser subvertida, mas o grande segredo é investir na qualidade do atendimento, sem perder de vista a quantidade. Quer saber como? Veja nossas dicas a seguir.

Passo 1 – Defina o tempo de cada atendimento

Para saber qual o teto de clientes que você conseguirá atender por dia, é importante saber quanto tempo você gastará para fazer cada serviço oferecido pelo seu salão. Sendo assim, faça uma lista com os procedimentos e aponte uma média de tempo que seria gasto para executar cada um deles.

Essa etapa é essencial, já que, por exemplo, um processo de descoloração é mais demorado do que um corte de cabelo, e por isso, não é possível gastar sempre o mesmo tempo com cada cliente, como vem indicado nas agendas físicas por exemplo.

É importante, também, manter essa lista atualizada e, se possível, fazê-la de forma individual, pois cada profissional pode gastar tempos diferentes para oferecer um mesmo serviço.

Passo 2 – Determine faixas de tempo diárias

Após a elaboração dessa lista detalhada do tempo gasto com cada procedimento, é hora de determinar as faixas de tempo que serão disponibilizadas para o atendimento dos clientes em cada dia de funcionamento do salão. É importante lembrar que o horário de funcionamento do salão também é variável – por exemplo, aos finais de semana e vésperas de feriado os salões costumam funcionar até um pouco mais tarde do que num dia do início da semana, por exemplo.

Esse processo deve ser flexibilizado, já que vai sendo construído a partir da demanda dos clientes, que exigirão tempos diferentes conforme agendam os serviços. Por isso é importante que o primeiro passo indicado acima seja feito de forma realista para evitar atrasos ou sobreposição de serviços que precisam de dedicação exclusiva, como, por exemplo, uma escova progressiva e mechas loiras.

Passo 3 – Facilite os agendamentos (para você e para os clientes)

Uma agenda organizada e acessível é importantíssima para garantir a qualidade e boa execução dos serviços. Por isso, invista, também, em ferramentas que facilitem os agendamentos.

O modelo mais comum, atualmente, é que os clientes escolham os horários via telefone ou presencialmente, já que os salões de beleza muitas vezes são escolhidos com base na proximidade da residência ou trabalho dos clientes. Mais recentemente, o Whatsapp também tem sido utilizado para isso, facilitando o processo e também exigindo cuidado para que todos os agendamentos sejam devidamente registrados.

Neste modelo, os salões geralmente precisam de um profissional específico para cuidar da agenda, ou que um deles disponha de tempo para atender ao telefone e fazer os agendamentos. No entanto, já existem sistemas online para salão de beleza que tornam todo o processo de agendamento mais simples e rápido tanto para os clientes quanto para os profissionais, poupando um tempo precioso para ambos.

Veja no blog da Belasis ou entre em contato para saber como contratar nosso serviço de Agendamento Online.

Passo 4 – Minimize as chances de atraso e imprevistos

Atrasos são uma das ocorrências mais comuns nos salões de beleza, e que acabam comprometendo o atendimento que você oferece aos clientes. Evitá-los, assim como os imprevistos, é quase impossível, mas sempre podemos nos preparar para resolvê-los da melhor forma possível.

Quando o assunto são os atrasos de clientes, a adoção do sistema de agendamentos online é uma boa solução; Além de ser mais prático, a maioria dos sistemas oferece, ainda, a possibilidade de enviar lembretes SMS automáticos para os clientes que agendaram algum serviço.

Se você ainda não tiver esse serviço ao seu dispor, uma boa forma de driblar os atrasos é fazer esses lembretes manualmente, seja ligando para os clientes que mais atrasam ou enviando mensagens solicitando a confirmação do horário algumas horas antes do atendimento.

Os atrasos de atendimento podem ser minimizados se você observar as especificidades de cada cliente antes de agendar o serviço, destinando tempo suficiente para atender a todos sem prejuízos. Por exemplo: se a cliente tem muito cabelo e deseja fazer uma escova, com certeza você gastará mais tempo do que o previsto para uma escova num cabelo liso. Observando particularidades como comprimento, volume, forma e cor do cabelo, você pode otimizar o uso do tempo em cada atendimento.

O bom gerenciamento da agenda dos cabeleireiros é a arma mais importante no combate aos contratempos, e a principal aliada na melhora do atendimento. Portanto, é importante se esforçar para mantê-lo, garantindo, assim, tempo para as outras funções que também fazem parte do trabalho num salão de beleza, como a limpeza, teste e gerenciamento do estoque de produtos, etc.

 

%d blogueiros gostam disto: