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Dicas para quem está pensando em abrir um salão de beleza

Quer abrir um salão de beleza? Depois das nossas dicas, você não vai mais ter dúvidas de como começar.

Um salão de beleza é sempre um ótimo investimento – mesmo em tempos de crise, ninguém deixa de ir ao salão, seja para fazer as unhas ou retocar as luzes, certo? O segmento de cuidados pessoais é um dos que mais cresce no Brasil. Não há pessoa que não goste de tirar um tempo para se cuidar.

Mas, é claro, que um salão de beleza somente com bons serviços é garantia de sucesso e bons lucros. É preciso considerar o todo e pensar de forma abrangente no seu público, localização, organização, divulgação e atendimento de qualidade. Assim, oferecer um serviço essencial completo, é menos vulnerável a crises e retrações do mercado, se colocando como uma ótima opção para quem deseja ter um negócio próprio.

Tenha em mente: montar um salão de beleza não é simples. É preciso ter planejamento e organização, desde a fundamentação das ideias até durante a correria do dia a dia de trabalho. Sendo assim, separamos, especialmente para você, algumas dicas esclarecedoras para montar o seu sonhado salão de beleza. Vamos lá?

Como montar um salão de beleza?

1- Planejamento

O primordial: envolvimento, dedicação e planejamento. Sem isso, apenas o básico é feito e o bem-estar e a boa experiência do público não é levado em consideração.

E falando em público alvo, dentro do planejamento, é preciso fazer uma pesquisa de mercado, de geolocalização, do seu público-alvo e, também, da concorrência. Esses quatro itens, quando feitos de forma estruturada, bem pensada e coerente, ajudam seu negócio a prosperar e enfrentar qualquer tipo de problema ou possível crise. Afinal: é preciso conhecer sua praça e seu público e depois pensar nas estratégias que farão com que ele se dirija até lá – mas, isso vem depois, né? Daremos tempo ao tempo.

 

2- Defina bem quais serviços irá oferecer

Sua pesquisa anterior irá te mostrar quais serviços as pessoas da sua praça procuram. Portanto, você terá condições de adequar os serviços oferecidos em seu salão de beleza.

Existe uma infinidade de tratamentos estéticos, mas, às vezes, é inviável abraçar o mundo e fazer todos eles. Pense bem, defina com cautela quais serão os seus produtos para, depois, adequá-los aos preços do mercado e da concorrência.

 

3- Invista na organização do seu salão

Até mesmo antes de estar, de fato, funcionando é muito importante saber gerenciar da forma mais otimizada possível o seu salão. Uma boa e eficaz forma de fazer isso é através de um software de gestão de salão de beleza para ajudar nas tarefas administrativas do dia a dia.

Dessa forma, você consegue controlar toda a questão de administração e financeiro em um só lugar, de forma prática, rápida e organizada.

 

4- O ambiente do salão deve ser pensado no cliente

É preciso oferecer um ambiente agradável, bem iluminado, arejado e, claro, aconchegante. Os equipamentos precisam ser confortáveis e de qualidade; além do salão estar sempre todo limpo.

Além disso, pense no entretenimento de quem é atendido e de quem espera por atendimento também. Ninguém gosta de ficar esperando sem ter o que fazer, certo? Neste caso, um pouco de empatia é a solução. Pense no que gostaria de fazer e ofereça ao seu cliente, vá além de uma televisão e revistas de beleza. Existem milhões de opções por aí, basta usar a criatividade.

 

5- Escolha e cuide bem da sua equipe

É sempre crucial ter uma equipe especializada e capacitada para oferecer serviços de qualidade, além de ser sociável, respeitosa e acessível. Seus profissionais devem ser bem tratados e ter salários compatíveis com o mercado. A maioria das empresas de sucesso cuida muito bem de quem é a personificação da sua empresa.

Dê um treinamento especial para os profissionais do atendimento, certifique-se do bom relacionamento, comprometimento com a satisfação do cliente e bons modos.

Um adendo: o sistema para salão de beleza ajuda os profissionais do atendimento a organizarem a agenda e, dessa forma, evitar problemas de horários entre clientes.

 

6- Divulgue o seu trabalho

Investir na divulgação, não só inicial, do seu trabalho é um dos fatores chaves para o sucesso do seu negócio. Seja através da mídia convencional – televisão, rádio, panfletos, folders, outdoor – ou das mídias online – Facebook, Instagram ou Google -, é preciso estar onde as pessoas estão e ser visto e divulgado.

A nossa dica é criar um site para o seu salão de beleza e descrição detalhada dos seus serviços, juntamente com os preços. Além disso, pegue pesado na divulgação – abrangente e barata – das redes sociais. Estar no Facebook, por exemplo, é estar onde algum público seu com certeza também está presente. Invista nisso!

 

Dessa forma, aproveite bem esse mercado crescente da beleza, invista em ferramentas de gestão, controle, planejamento; cuide bem da sua equipe; esteja antenado nas tendências do mercado; e acompanhe de perto o seu negócio. Temos certeza que terá todas as ferramentas para prosperar e se tornar referência na área.

 

Conte conosco sempre que precisar e boa sorte.

 

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