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Ideias de promoção para salão de beleza

Confira algumas ideias de promoção para salão de beleza

Em tempos de alta competitividade, uma forma eficaz de crescer sem grandes custos é criar promoções que atraiam a clientela. Principalmente nos períodos do ano de menor movimento ou em datas comemorativas. Criar novas formas de interação com o público é garantia de agenda cheia.

Nem sempre as promoções de um salão de beleza, barbearia ou centro de estética precisam estar ligadas a preços promocionais.

É possível ser criativo sem comprometer as contas do salão. A Belasis, software de gestão de salão de beleza, dá algumas dicas e ideias para você bombar o negócio sem gastar muito:

Faça parcerias

Se no seu bairro há boas quituteiras ou artesãs, que tal sugerir uma permuta?

Dessa forma, você pode oferecer seus serviços ao profissional em troca de pães de mel, brigadeiros gourmets ou sabonetes, por exemplo, para presentear clientes que gastem um valor específico no mesmo dia.

Você pode ainda montar uma cesta completa de produtos permutados e fazer sorteios em datas especiais. Você não gasta nada e consegue fazer um belo agrado para as clientes.

Fidelidade premiada

Fidelizar um cliente é uma forma de garantir que ele volte muitas outras vezes.

Mais que oferecer bom atendimento e um ambiente agradável, que tal premiar os clientes mais assíduos?

Há várias formas de desenvolver promoções deste tipo.

Uma delas é criar algum mecanismo, eletrônico ou de papel, que contabilize quantas vezes cada cliente fez algum tipo de serviço, seja corte, manicure ou outro.

A cada dez serviços, o cliente ganha um.

Importante apenas colocar um prazo cabível para que um cliente não cobre um prêmio dois anos depois. Para manicures, por exemplo, o prazo para acumular dez procedimentos pode ser de 3 meses.

O famoso combo

A venda casada, quando a comercialização de um produto ou serviço é obrigatoriamente vinculado à compra de outro, é proibida.

Mas nada impede que você ofereça combos promocionais aos clientes, cobrando mais barato por um pacote com vários serviços. Fica bom para ambas as partes.

Importante apenas não chutar um valor do combo.

Coloque tudo na ponta do lápis e privilegie a junção de um serviço mais caro com aqueles que lhe trazem menores custos.

Dê presentes de aniversário

Se você usa programa para salão de beleza como a Belasis para gerenciamento salão de beleza, tem o cadastro de todos os clientes e sabe quando eles estão comemorando aniversário.

Uma boa forma de fidelizar e conquistar de vez a clientela, é presenteá-los nessa data especial.

Se o caixa estiver em dia, você pode comprar uma lembrancinha simpática e enviar por correio ou mesmo entregar pessoalmente.

Caso as contas estejam apertadas, você pode permutar produtos com parceiros ou oferecer um serviço do próprio salão gratuitamente.

Se nada disso couber no seu orçamento, você ainda pode criar promoções como “no mês do seu aniversário, ganhe descontos em qualquer serviço” ou “no mês do seu aniversário, faça uma escova e ganhe a manicure”.

Abuse das redes sociais

Uma boa forma de conseguir novos clientes é incentivar a clientela atual a postar fotos nas redes sociais após um serviço realizado no salão com a hashtag do seu negócio ou marcando a sua página. Promoções como “Poste uma foto com o resultado da sua unha ou cabelo com nossa hashtag e ganhe 10% de desconto na sua próxima visita”.

Muitas pessoas vão curtir e conhecer o seu trabalho.

Se você usa a Belasis, você possui um site, utilize-o para mostrar os serviços do seu salão de beleza e divulgar na internet.

Fique atento

Se você decidir que o melhor mesmo é dar descontos em produtos e serviços, avalie bem o fluxo de caixa e qual impacto financeiro esse tipo de promoção pode causar.

O ideal é liquidar apenas produtos que estejam próximos de vencer ou praticar preços mais baixos em dias da semana em que o movimento é bem menor.

As promoções que dão desconto no valor também são ideais para os casos de divulgar um novo procedimento ou técnica.

Fora isso, o tiro pode sair pela culatra e a promoção ser prejudicial ao negócio, ao invés de turbiná-lo.

 

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